- Administração de Empresas
PROJECT LAB - Pod ser Off?

Título do projeto: Pod ser Off?
Autores:
Alinne Viana Sato
LinkedIn: www.linkedin.com/in/alinne-sato | Instagram: @alinne_vsato
Caique Alves de Souza
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/caique-alves-de-souza-191554b7/ | Instagram: @caiquesouza94
Denise Carvalho Justi
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/denise-carvalho-justi/ | Instagram: @denisecarvalhol
Gessé Leonardi Quinto
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gess%C3%A9-quinto-892a469/ | Instagram: @gessequinto
Prof. Leandro Angotti Guissoni
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leandroguissoni/ | Instagram: @leandroguissoni
Turma: T2
Período: Out/2024 – Abr/2025
Objetivo do projeto: problematizar a hegemonia do digital na conceituação contemporânea de inovação, fomentando uma reflexão crítica sobre como a sociedade atual, ao equiparar frequentemente inovação exclusivamente a avanços tecnológicos digitais, pode subvalorizar ou negligenciar as potencialidades, experiências e interações significativas inerentes ao mundo offline. Por meio de análises e discussões apresentadas no episódio, busca-se investigar e reavaliar o valor intrínseco das dimensões não digitais da vida e do conhecimento, explorando alternativas e complementaridades ao paradigma tecnológico dominante.
Método de desenvolvimento: O processo de desenvolvimento do Pod Ser Off? foi estruturado em etapas sequenciais e interdependentes, visando garantir a qualidade do conteúdo, a relevância temática e a eficácia na comunicação com o público-alvo (protótipo na sala de aula). Durante a disciplina recebemos algumas sugestões para fazermos algum evento na escola com grupos grandes ou até divulgar em alguma rádio, porém, realinhando as expectativas pensamos em protipar um episódio no formato digital e outro em formato offline visando ambas as entregas em alta qualidade, com conteúdo informativo, interativo e relevante para a classe.
Durante o desenvolvimento dos episódios nossas etapas / processos foram:
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Conceituação:
Definimos do propósito do podcast de explorar como a inovação pode se conectar com o lado mais humano e inclusivo da tecnologia, o público-alvo, o formato e edição.
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Utilização de caso abordado na disciplina Experience Accelerator com a turma:
Um diferencial significativo foi a integração de um caso prático previamente estudado e analisado no contexto de outra disciplina do curso. Esta abordagem permitiu ancorar o conteúdo do podcast em uma base teórica e prática robusta, escolhida estrategicamente para garantir a profundidade da análise e a relevância para o público (no caso nossa própria turma).
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Planejamento e Organização de Cenário, Data e Produção do Roteiro:
Buscamos o cenário ideal para gravação (considerando acústica e ambiente), conciliar datas e horários de gravação e elaborar o roteiro que foi desenvolvido com o objetivo garantir a fluidez do conteúdo, focando na espontaneidade e nos pontos-chave do melhor do mundo fígital além da gestão do tempo de gravação.
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Produção e Edição de Conteúdo:
A gravação aconteceu em studio especializado conforme o roteiro planejado. O material bruto passou pelo processo de edição e a inclusão da vinheta.
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Divulgação:
Essa etapa envolveu a escolha da plataforma Spotify para hospedagem e distribuição inicial para a classe.
Dado a boa recepção da turma e da professora, ficamos engajados em pedir que o episódio seja divulgado nas redes sociais da EAESP. O professor convidado Leandro Guissoni está de acordo com a publicação, desde que sejam respeitados os processos internos da FGV para divulgação nas redes sociais.
Resultado: resultado do protótipo superou as expectativas iniciais do grupo, demonstrando o potencial da mídia podcast para gerar discussões aprofundadas e reflexões significativas. O caso da Best Buy, ilustrou a bem-sucedida estratégia "fígital" que uniu o melhor dos mundos físico e digital para sua reinvenção, mas também estimulou reflexões mais profundas sobre a adaptabilidade humana, nossas potencialidades no cenário atual e a própria essência da experiência do consumidor e da sociedade, nos levando a considerar a nostalgia como uma tendência e movimentos da geração Z a ser explorada em futuros episódios para debates.
Depoimento de stakeholders envolvidos: A produção deste podcast foi uma imersão prática nos fundamentos de trabalho em equipe, gestão de projetos e aprendizagem experiencial. Nos preparou para desafios futuros no ambiente corporativo e para a contínua jornada de crescimento pessoal e profissional, reforçando a capacidade de transformar a teoria em prática com resultados que superaram nossas expectativas iniciais.
Aprendizagens: Ao criar esse podcast simulamos e fomos todo tipo de stakeholder tanto para disciplina quanto para criação de conteúdo. Ao discutir o caso da Best Buy abordado em outra disciplina nós nos projetamos como cliente e como a empresa para aprofundar nossas análises e elaboração do roteiro, fomos interlocutores, produtores, consumidores do conteúdo abordado, “agente duplo” na condução do podcast e atuação como convidado. Foi necessário analisar criticamente o caso, extrair os pontos mais relevantes e apresentá-los de forma clara e envolvente no podcast, aprimorando as habilidades de raciocínio crítico e comunicação essenciais na discussão de casos focado no público-alvo e internamente na nossa capacidade de gerar e receber feedbacks e ajustes no processo de criação.
Link: Spotify
Link do Material e Imagens: ACESSE AQUI
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