Mercado europeu de carbono avança em eficiência e integração com commodities, revela estudo

A eficiência do mercado europeu de carbono (EU ETS) está aumentando, indicando maior maturidade e integração com o sistema financeiro global. Essa é a principal conclusão de um estudo publicado na revista Applied Economics, assinado pela pesquisadora da FGV EAESPNatalia Diniz-Maganini, em coautoria com Ajith Venugopal e Abdul Rasheed. 

A pesquisa analisou dados diários dos índices S&P GSCI Carbon Emission Allowances (EUA) EUR e S&P GSCI de commodities entre 2010 e 2024. Os resultados mostram que os preços de carbono estão refletindo com mais precisão as informações relevantes do mercado, o que favorece decisões racionais por parte das empresas quanto a investimentos em tecnologias de baixo carbono. 

Outro achado importante foi o fortalecimento da correlação entre preços de carbono e commodities como petróleo e produtos agrícolas, especialmente a partir de 2016. Isso evidencia uma integração crescente entre o mercado de carbono e os demais mercados de energia e financeiros. 

O estudo também destaca o caráter híbrido do sistema, que combina mecanismos de mercado com regulação estatal. Embora o progresso seja evidente, os autores apontam a necessidade de avanços em transparência, fiscalização e padronização para ampliar a eficácia desses instrumentos na luta contra as mudanças climáticas. 

Leia o artigo na íntegra aqui 

Últimas postagens

imagem do autor
Notícias internas

Professor da FGV EAESP é o primeiro pesquisador atuando na América Latina a integrar conselho de referência mundial em Administração

A FGV EAESP parabeniza o professor Rafael Alcadipani por sua nomeação para o conselho da The Society for …
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Sua IA Fala Outro Idioma e Talvez Você Não Percebeu

Fábio Rosa Rodrigues, Aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP e CEO da Ponteiras Rodrigues…
imagem do professor em frente a faixada da EAESP
Notícias internas

Professor da FGV EAESP recebe nota máxima do CNPq e conquista única Bolsa Nível A em Administração

O professor Ely Laureano Paiva, da FGV EAESP, recebeu a nota máxima da área de Administração na avaliação de bolsas…
Influenciadora digital apresenta opções de maquiagem acessível e compara produtos de beleza nas redes sociais
Administração de empresas Estratégia de marketing

Como influenciadoras digitais impulsionam a maquiagem acessível no Brasil

O mercado da beleza movimenta bilhões e influencia hábitos de consumo em todo o mundo. Porém, para muitas pessoas,…