Imersão global sobre sustentabilidade, na China, recebe alunos da FGV

Oito alunos de três programas de Mestrado Profissional da Escola de Administração de São Paulo (FGV EAESP) participaram de uma imersão global sobre sustentabilidade e ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) na China. O evento, organizado pelo The Council on Business & Society (CoBS) em parceria com a Universidade de Fudan, em Xangai, proporcionou uma experiência intensa de aprendizado, cultura e práticas empresariais responsáveis. 

Aulas e Experiência Prática 

Durante a imersão em Xangai, os alunos participaram de uma semana repleta de aulas e atividades. Entre os temas abordados estavam "Economia Chinesa: Perspectivas de Crescimento Sustentável", "Investimento Sustentável e Responsável: China e Além", "Insights de Consumo e Práticas de Marketing em Consumo Ético", e "E-commerce na China". Ao final da semana, os alunos apresentaram projetos em grupo relacionados a práticas de ESG e ao cenário empresarial chinês. 

Yasmin Riveli, aluna do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP), fez parte do grupo vencedor da competição proposta durante o evento. “Fomos desafiados a desenvolver estratégias para alavancar empresas com forte presença na China. Meu grupo focou na expansão da Tencent no segmento cultural, com foco em parcerias e produção de conteúdo pautado por diversidade e equidade de gênero. Ter conquistado o primeiro lugar foi uma honra e me trouxe ainda mais confiança para seguir na área de negócios responsáveis”, celebrou Yasmin. 

Além das aulas, a imersão proporcionou uma rica experiência cultural para os participantes. Anna Curatella, aluna do Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI), destacou o valor dessa troca de conhecimento e vivência. “Estudar em uma universidade chinesa, ao lado de colegas de diversas partes do mundo, ampliou minha visão sobre cooperação internacional em sustentabilidade. Além das aulas, tivemos a oportunidade de experimentar a cultura local, desde a gastronomia até aulas de Tai Chi e medicina tradicional chinesa. Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora", comentou Anna. 

Alexandre Del Pino, aluno do Mestrado Profissional em Administração (MPA), destaca que a experiência começou antes mesmo da viagem à China. “Participamos de duas etapas preparatórias: uma semana de aulas online e um simulador de atividades, que incluía competições entre grupos. Essas fases foram essenciais para maximizar nosso aprendizado durante a imersão. Em Xangai, visitamos empresas como a Lenovo e a Trip, o que nos ajudou a entender como a teoria se aplica na prática. A hospitalidade da equipe da Universidade de Fudan foi incrível e nos ajudou a nos integrar e aproveitar ao máximo a experiência”, relatou Alexandre.  

Impacto Global 

O programa do CoBS e a parceria com a Universidade de Fudan proporcionaram aos alunos da FGV uma visão única das práticas empresariais responsáveis na China, além de uma valiosa experiência multicultural. Ao integrar teoria, prática e imersão cultural, o evento reafirma o compromisso da FGV em formar líderes preparados para enfrentar os desafios globais com responsabilidade e inovação. 

Essa experiência na China foi mais do que uma oportunidade de aprendizado acadêmico; foi um passo importante para a construção de uma rede global de profissionais comprometidos com a sustentabilidade e a ética nos negócios. Como resumiu Yasmin Riveli: “Conquistar o certificado do Council on Business & Society em meu primeiro semestre no MPGPP foi um marco. Essa experiência abriu novas portas para o futuro, tanto profissional quanto pessoalmente”. 

Aliança Global para Liderança Responsável 

O CoBS, fundado em 2011, é uma aliança internacional de escolas de negócios de destaque, com o objetivo de promover a liderança empresarial responsável. Com 11 escolas-membro distribuídas por seis continentes e 15 países, o CoBS é uma plataforma para o desenvolvimento de lideranças comprometidas com a sustentabilidade. A FGV é a única representante da América Latina nessa prestigiada aliança. 

O programa intensivo intitulado "Empreendedorismo e Intraempreendedorismo Responsável na China com Foco Especial em ESG" faz parte de um esforço contínuo da FGV em fornecer uma educação de ponta sobre sustentabilidade corporativa. Com três fases, a última delas foi concluída em julho, com uma semana de imersão na Universidade de Fudan. 

Últimas postagens

Banner com fundo azul exibindo o título “Blog Gestão e Negócios” no topo, acompanhado dos logotipos do Estadão e da FGV EAESP. Ao centro há uma foto circular de uma pessoa usando óculos e traje formal, com o texto “Alexandre Stellet, aluno DPA”
Blog Gestão e Negócios

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

Alexandre Stellet, Aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP e executivo de empresas no setor…
Mulheres na liderança em reunião executiva com equipe discutindo estratégias empresariais
Administração de empresas Contabilidade e finanças

Ter mais mulheres na liderança melhora o desempenho das empresas? Estudo responde

A presença de mulheres na liderança tem sido cada vez mais discutida no mundo corporativo. Ainda assim, muitas…
Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília ao pôr do sol, com edifícios icônicos, espelhos d’água e vias ao redor
Administração pública

O Poder dos Municípios: Como funciona o lobby municipal no Brasil?

Você já parou para pensar como as necessidades da sua cidade chegam até as altas esferas do poder em Brasília?…
Mãos segurando capelos e diplomas erguidos ao ar livre, representando formatura e conclusão acadêmica sob luz do pôr do sol
Administração de empresas

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

As universidades brasileiras estão diante de um cenário cada vez mais desafiador. Com a concorrência acirrada no…