• Institucional

GVcasos lança nova edição

27.01.2020
Imagem mostra uma mão com um lápis escrevendo em um caderno

Revista da FGV EAESP destaca diferentes modelos de negócios para falar de Administração

Hotel, cafeteria, açougue, serviço de tecnologia e moeda social estão por trás de trajetórias envolvendo temas do momento em gestão

Empreendedorismo feminino, gestão de empresas familiares, marketing de varejo e de serviços, implementação de sistemas de informação e inovações sociais são os cinco assuntos abordados na edição do segundo semestre de 2019 da Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração (GVcasos).

A publicação eletrônica da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) é especializada em divulgar histórias úteis para aprendizagem em Administração.

O novo volume conta a trajetória de uma jovem de 25 anos que cria uma cafeteria para prover o próprio sustento diante das poucas oportunidades de trabalho na sua área de formação.

O texto de Danielly Mendes dos Santos e de Gabriella Rebello Horta Jardim Borja mostra o empreendedorismo feminino em uma perspectiva que abrange uma série de dilemas enfrentados por uma empreendedora, desde os conflitos familiares até as dificuldades de abrir um negócio.

Já a narrativa de Rosana Dias Guedes de Moraes, Marcelo Norberto Rodrigues, Vitor Duarte de Almeida e Ana Christina Celano Teixeira discorre sobre a possibilidade de implementação de um sistema de reservas no website de uma rede de hotéis.

O caso envolve uma tomada de decisão estratégica: implementar ou não o sistema? A dúvida advém de duas variáveis: um possível aumento de receita com a instalação do novo sistema; e a impossibilidade de integração da tecnologia com as já utilizadas na rede, o que poderia afetar o relacionamento com os clientes habituais.

O terceiro caso, escrito por Fabio Prado Saldanha, Natalia Aguilar-Delgado e Marlei Pozzebon, oferece uma oportunidade de estudo de uma situação específica para entender como a tecnologia social pode ajudar a promover mudanças sociais.

Os estudos de casos seguem com a história do fundador de um açougue (deBetti), que passa por dilemas sobre como crescer sem perder a qualidade, considerando o foco do empreendimento na comercialização de carnes premium (cortes e hambúrgueres).

A discussão de diferentes estratégias de crescimento de um varejista é desenvolvida pelos autores Maurício Gerbaudo Morgado, Lucas Sciencia do Prado e Tiago Casagrande Cardoso.

O último caso aborda a evolução da primeira moeda social digital do país, a Mumbuca, implantada de forma pioneira no município de Maricá, no Rio de Janeiro. O texto de  Adrian Kemmer Cernev destaca o valor de Mumbuca como dinheiro, seu crescimento expressivo de usuários, a inovação tecnológica e o modelo de negócio que representa.

A GVcasos publica casos de ensino como os mencionados para contribuir com os estudos de Administração por parte de professores e alunos da área, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou educação continuada.

Clique aqui para ler a nova edição da GVcasos.