FGV publica caso de ensino na Harvard Business Publishing

A Fundação Getulio Vargas (FGV) acaba de publicar um caso de ensino com o selo da marca FGV na prestigiada base da Harvard Business Publishing (HBP). O caso, intitulado "StoneCo Post-COVID-19 Pandemic: (Too) Fast and (Too) Furious?", foi elaborado pelo professor Gilberto Sarfati, coordenador do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e coordenador acadêmico dos Programas de Alta Gestão da FGV Educação Executiva. Esta conquista foi viabilizada através da participação da Escola no Consórcio de Casos de Ensino CBCC (Cladea Balas Case Consortium).

Harvard Business Publishing é uma das bases mais renomadas do mundo acadêmico, reconhecida por sua curadoria rigorosa e pela disseminação de casos de estudo utilizados em instituições de ensino e empresas globais. Seu conteúdo é utilizado como referência por professores, estudantes e profissionais para ilustrar práticas empresariais e decisões estratégicas em cenários reais, tornando-se um recurso essencial para a formação de líderes e gestores.

O caso de ensino examina a trajetória da fintech brasileira StoneCo, que entrou no mercado em 2014 com foco em soluções de pagamento para pequenas e médias empresas (PMEs). Em 2018, a empresa realizou a maior oferta pública inicial (IPO) brasileira na Nasdaq. Seu crescimento rápido, entretanto, encontrou obstáculos entre 2020 e 2021, quando as operações de crédito da StoneCo se expandiram de forma acelerada durante a pandemia de COVID-19. Com garantias financeiras frágeis e um cenário externo volátil, a empresa enfrentou dificuldades. O caso questiona se a estratégia da empresa estava avançando rápido demais e explora o papel do Conselho de Administração na orientação dessa expansão.

Segundo o professor Sarfati, o caso de ensino foi discutido pela primeira vez em 2022 no Seminário de Presidentes do YPO (Young Presidents' Organization) e passou por diversos ajustes até alcançar o rigor necessário para ser aceito pela HBP. “Em breve, muitos outros casos de grandes empresas brasileiras serão acessíveis a estudantes do mundo todo através da participação da FGV EAESP no consórcio CBCC”, afirma o professor.

A inclusão desse caso na base da HBP representa um marco importante para a FGV, consolidando a instituição como uma referência internacional na produção de conhecimento acadêmico. Através do CBCC, que é parceiro da HBP, casos sobre desafios enfrentados por empresas ibero-americanas estão ganhando projeção global, sendo utilizados em salas de aula ao redor do mundo. Além disso, este avanço reflete a relevância crescente da FGV no cenário acadêmico global e destaca seu compromisso em produzir estudos que conectam a teoria à prática empresarial, agora com a chancela de uma das instituições acadêmicas mais respeitadas do mundo.

Para ler mais sobre o caso de ensino, clique aqui.

Para saber mais sobre o consórcio CBCC, clique aqui.

Últimas postagens

Profissionais em laboratório farmacêutico representam como as compras públicas na saúde impulsionam inovação e produção nacional
Administração pública Gestão de saúde

Como compras públicas na saúde podem fortalecer o SUS e impulsionar a inovação

Quando um governo compra medicamentos e vacinas para o sistema público de saúde, o objetivo imediato é garantir…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

O Erro de se Investir no Brasil com Lógica Importada

Marcelo Martinho Pedro, aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESPBoa parte dos investidores…
empreendedores sociais
Administração de empresas

Empreendedores sociais da periferia enfrentam mais barreiras, mas têm o mesmo desejo de transformar a sociedade

O empreendedorismo social costuma ser apresentado como uma ferramenta importante para enfrentar problemas sociais e…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Reportar Não Basta: A Cultura da Sua Empresa Inclui Sustentabilidade?

José Alexandre Machado Costa, aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESPÉ comum uma empresa…