• Competitividade Internacional

Ex-alunos do MPA publicam parte de sua dissertação em journals internacionais

07.06.2018

Nosso ex-aluno, Alexandre Quevedo Rocha (turma 2014) publicou, juntamente com o professor Delane Botelho, um artigo no European Journal of Business and Social Sciences. Baseado na Suíça, o Journal conta com um corpo editorial composto por especialistas de 21 países, que destacaram a capacidade dos autores em combinar teoria e prática para influenciar cenários de negócios, no caso o do setor de seguros. Com base em trabalhos clássicos da economia comportamental, Quevedo pesquisou 215 pessoas das classes ABC para demonstrar como diferentes contextos, situações e emoções afetam a disposição dos indivíduos em adquirir proteção. Através de modelos de equações estruturais, foi possível verificar que a disposição em pagar por um seguro, especialmente no caso de bens de alto valor (carros, residências) está diretamente vinculada com a crença no setor, a percepção de risco em relação ao bem e preocupações pessoais com finanças. Para saber mais, acesse.

O Marketing Intelligence & Planning, uma das mais tradicionais publicações no segmento de planejamento de campanhas de marketing, publicou artigo de autoria de Juan Machado Sanchez, ex-aluno do MPA (turma 2013), juntamente com o professor Leandro Guissoni, sobre como promoções no ponto de venda afetam a comercialização de sucos prontos em diferentes regiões do Brasil.  Analisando o comportamento das vendas em diferentes formatos de lojas e peças de comunicação, com base em dados de auditorias fornecidos pelos fabricantes da bebida, os autores identificaram que o formato das lojas (supermercados x mercearias) é mais importante do que a região do país em determinar o resultado das promoções, e que o impacto da comunicação visual é maior em lojas de menor porte. Como existem poucos estudos similares, principalmente em mercados emergentes, o artigo pode impactar a análise que as empresas fazem do seu marketing mix em regiões muito heterogêneas, como é o caso do mercado brasileiro para este tipo de produto.

Mais Notícias