Evento discute desafios e oportunidades de inclusão financeira para Fintechs no Brasil

Desde o final dos anos 1990, o Brasil tem produzido iniciativas relevantes de inclusão financeira, algumas se tornando referências mundiais, caso dos correspondentes bancários. Mais recentemente, um outro fenômeno traz desafios e oportunidades: as financial technologies, ou simplesmente Fintechs. Para debater o assunto, o Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira (GVcemif) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) realiza, no dia 12 de dezembro, às 9h, o evento “Fintech e inclusão financeira no Brasil: desafios e oportunidades”.

O termo Fintech compreende um universo de startups e empresas operando em plataformas digitais e atuantes em serviços financeiros, e tem sido um dos temas constantemente comentados na imprensa especializada pelo seu potencial de contribuir com a inclusão financeira no Brasil. Ainda hoje, dezenas de milhões de brasileiros não têm acesso a serviços financeiros formais.

Nesse sentido, as tecnologias digitais e sua disseminação representam uma promessa de promover um sistema financeiro verdadeiramente inclusivo. Este evento apresenta alguns modelos de negócio emergentes direcionados para segmentos da sociedade que já estão conectados digitalmente, embora ainda não sejam plenamente atendidos pelo sistema financeiro. A proposta é reunir profissionais, pesquisadores e formuladores de políticas públicas e regulatórias para discutir modelos de negócios que permitam essa inclusão a partir de plataformas digitais, avaliando seus desafios e oportunidades.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Últimas postagens

Pessoa utilizando sistema digital de segurança da informação em computador
Administração de empresas

Segurança da informação pode ampliar ou limitar a participação digital, aponta estudo

A segurança da informação costuma ser associada à proteção de dados, sistemas e instituições contra vazamentos,…
imagem dos participantes com uma xícara de café ao centro
Vídeos

Pesquisa de Impacto: #55 Mudanças Climáticas: cidades mais preparadas e resilientes!

Neste episódio do Let's Talk | Café com Pesquisa, Andréa Cerqueira conversa  com Mariana Luiza Fiocco Machini…
Pessoa segurando cartaz sobre ativismo de empresas em manifestação pública
Administração de empresas

Não basta se posicionar: pesquisa mostra o que torna o ativismo de empresas mais eficaz

Corporações estão cada vez mais se posicionando publicamente sobre temas que dividem opiniões, como igualdade de…
Comunidades amazônicas e sustentabilidade: pesquisa mostra que povos locais ajudam a conservar a floresta, mas recebem pouco do valor gerado
Administração de empresas

Comunidades amazônicas são protagonistas da sustentabilidade, aponta pesquisa

Quando se fala em produtos feitos com ingredientes da Amazônia, como óleos e sementes usados pela indústria de…