- Administração de Empresas
Especialistas debatem marcos fiscais como caminho para finanças públicas sustentáveis

Na última segunda-feira, 19 de maio, especialistas em gestão fiscal, autoridades públicas e representantes de mais de 15 estados da federação participaram do evento “Marcos de Médio Prazo: um caminho para a estratégia fiscal, sustentabilidade das finanças públicas e alocação eficiente de gastos públicos”. O encontro foi realizado no Salão Nobre da FGV EAESP, em São Paulo, por iniciativa da FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A programação foi aberta pelo diretor executivo da FGV Projetos, Luiz Carlos Duque, e pela principal especialista em Gestão Fiscal do BID, Cristina MacDowell. Em seguida, o especialista sênior André Martinez apresentou diretrizes e perspectivas do BID para a adoção de marcos fiscais de médio prazo. Na sequência, Luiz Lourenço de Mello Filho, coordenador de projetos da FGV Projetos, compartilhou experiências acumuladas em iniciativas conduzidas nos estados do Piauí, Espírito Santo e Mato Grosso.
Representantes estaduais relataram, ainda, os desafios enfrentados e os avanços obtidos na institucionalização dos marcos em seus contextos locais. A ampla adesão ao evento refletiu a relevância do tema para o fortalecimento da gestão fiscal subnacional.
“O engajamento dos estados confirma a importância do debate sobre sustentabilidade fiscal. A presença ativa dos gestores reforça que é hora de agir e implementar os marcos onde ainda não foram iniciados”, destacou André Andrade, gerente executivo da FGV Projetos.
A FGV Projetos atua há mais de 40 anos na estruturação de soluções para modernização da gestão pública, com foco na sustentabilidade fiscal, eficiência do gasto e fortalecimento institucional nos níveis federal, estadual e municipal.