- economia
Dia da Contador: A jornada de um aluno inspirada pelo seu gestor
No próximo domingo, 22 de setembro, é comemorado o Dia do Contador, aquele profissional que cuida das finanças e auxilia no entendimento das complexidades do mundo dos números. É uma data de reconhecimento desses profissionais que trabalham incansavelmente para garantir que as contas estejam em ordem e que as empresas estejam em conformidade com as leis e regulamentos fiscais.
Por isso Gabriel Fedele, aluno de Contabilidade, Finanças e Analytics da Escola de Administração de São Paulo (FGV EAESP), contou como foi ter no seu gestor a verdadeira inspiração dentro da sua escolha profissional. Afinal o contador é fundamental para o bom funcionamento das empresas e para a saúde financeira das pessoas.
O aluno destacou Mario Henrique de Mello, seu gestor no Banco Safra, como um exemplo de profissional, um currículo potente, além de sólidos conhecimentos em contabilidade, apesar de não ser contador. “Mario identificou rapidamente o valor que o curso de Contabilidade, Finanças e Analytics poderia agregar à minha formação”, disse ele.
Gabriel comentou também que a sua principal motivação para cursar Contabilidade, Finanças e Analytics é ampliar minha formação para me tornar um profissional mais completo e versátil. “Atualmente, trabalho na área de FP&A no Banco Safra, e o curso tem muita sinergia com algumas das atividades que sou responsável no trabalho, o que ajuda a aprimorar o desempenho profissional”, ressaltou.
Confira a entrevista completa abaixo:
1. Quem te inspirou a cursar Contabilidade, Finanças e Analytics?
Fui inspirado por Mario Henrique Vieira de Mello, que foi meu gestor no Banco Safra. Ele é um profissional excepcional nas áreas de serviços financeiros, planejamento estratégico e finanças corporativas, além de ter um sólido conhecimento em contabilidade, embora não seja contador. Possui um currículo acadêmico robusto, formado em Engenharia Civil pela POLI-USP, pós-graduado em Administração de Empresas pelo Insper, e com um Masters of Science in Leadership and Strategy pela London Business School (LBS).
2. Por quais motivos?
Mario identificou rapidamente o valor que o curso de Contabilidade, Finanças e Analytics poderia agregar à minha formação. Ele ressaltou a importância de adquirir conhecimentos em programação e análise de dados, além de aprofundar o entendimento sobre finanças, controladoria e mercado de capitais. Também destacou a possibilidade de obter o registro CRC, que legitima o profissional contábil, o que pode vir a ser uma vantagem em minha carreira.
3. Qual a sua relação com essa pessoa?
Tive o privilégio de ter Mario como meu gestor no início da minha carreira no Banco Safra. Ele não apenas me guiou profissionalmente, mas também se tornou um amigo. Quando manifestei interesse em cursar a segunda graduação, Mario, em parceria com o RH da empresa, atuou para garantir um incentivo financeiro que me ajudasse a seguir em frente com essa decisão.
4. Você lembra de alguma frase que ouvia dessa pessoa?
Mario gostava de defender "Modelos Vencedores". Ele sempre enfatizava boas práticas, de sucesso, que aprendeu ao longo de sua trajetória profissional. Isso não só ajudava na padronização das entregas em termos de qualidade e visual, mas também garantia que nossas entregas tivessem a marca registrada da equipe. Outra ideia que ele sempre reforçava era a humildade de reconhecer possíveis erros e agir para corrigi-los. Ele dizia algo como: "Não vamos brigar com o número". Sempre destacando a importância de avaliar o questionamento dos nossos clientes e, se houver algum problema em um relatório, é nosso papel corrigi-lo.
5. Quais as suas motivações para o curso?
Minha principal motivação para cursar Contabilidade, Finanças e Analytics é ampliar minha formação para me tornar um profissional mais completo e versátil. Atualmente, trabalho na área de FP&A no Banco Safra, e o curso tem muita sinergia com algumas das atividades que sou responsável no trabalho, o que ajuda a aprimorar o desempenho profissional. Acredito que essa formação me permitirá discutir temas de contabilidade com segurança, aprimorar minhas habilidades analíticas e desenvolver novas competências, como programação, que são cada vez mais exigidas no mercado. Com essa base sólida, espero estar atualizado com as melhores práticas financeiras, o que é crucial para quem deseja se destacar em um mercado tão competitivo. Além disso, a própria estrutura do curso me chamou a atenção por oferecer uma formação que combina áreas tradicionais, como negócios e finanças, com o aprendizado de tecnologias emergentes. Essa integração de conhecimentos me pareceu uma oportunidade única de crescer profissionalmente em um cenário de rápidas mudanças.
Para saber mais sobre a 2ª Graduação em Contabilidade, Finanças e Analytics, acesse o site.
Essa matéria faz parte da série especial Referências que Inspiram. Conheça as outras datas: