Crédito para consumo: remédio ou veneno para o crescimento?

Em artigo publicado na Folha de S.Paulo, os professores Lauro Gonzalez e Ettore de Carvalho Oriol discutem o papel do crédito ao consumo no crescimento econômico do Brasil. Eles argumentam que o aumento do crédito para consumo, especialmente em modalidades como cartão de crédito e crédito pessoal, pode levar a consequências negativas, como o superendividamento. Em contrapartida, sugerem que a expansão de crédito de maior qualidade, como financiamento imobiliário e microcrédito, poderia ser mais promissora para impulsionar o crescimento sustentável e reduzir a vulnerabilidade financeira das famílias.

Link: Crédito para consumo: remédio ou veneno para o crescimento? - 08/04/2024 - Opinião - Folha (uol.com.br)

 

Últimas postagens

Marketing inclusivo: pesquisa mostra por que algumas empresas transformam seus produtos e serviços para incluir mais consumidores.
Administração de empresas

Por que algumas empresas promovem inclusão de verdade e outras ficam apenas no discurso?

A diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias e nas estratégias das empresas nos últimos anos. No entanto…
Moedas digitais locais sendo utilizadas em um pagamento por celular em um comércio de bairro.
Administração pública

Moedas digitais locais podem fortalecer programas de renda básica, aponta pesquisa

Programas de renda básica ganharam ainda mais importância durante a pandemia, quando governos precisaram encontrar…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Estratégia é Prática: Ela Não Acontece no PowerPoint

Alessandra Chemello, Diretora de Marketing e Operações do Bernoulli Educação e Doutoranda da FGV EAESPExiste um…
Equipe analisa dados para fortalecer a economia circular em uma indústria por meio de tecnologias digitais e colaboração.
Administração de empresas Gestão de operações e logística

Economia circular: por que a tecnologia sozinha não basta?

A economia circular vem ganhando espaço nas empresas por propor um modelo que reduz desperdícios, reaproveita…