Mercado europeu de carbono avança em eficiência e integração com commodities, revela estudo

A eficiência do mercado europeu de carbono (EU ETS) está aumentando, indicando maior maturidade e integração com o sistema financeiro global. Essa é a principal conclusão de um estudo publicado na revista Applied Economics, assinado pela pesquisadora da FGV EAESPNatalia Diniz-Maganini, em coautoria com Ajith Venugopal e Abdul Rasheed. 

A pesquisa analisou dados diários dos índices S&P GSCI Carbon Emission Allowances (EUA) EUR e S&P GSCI de commodities entre 2010 e 2024. Os resultados mostram que os preços de carbono estão refletindo com mais precisão as informações relevantes do mercado, o que favorece decisões racionais por parte das empresas quanto a investimentos em tecnologias de baixo carbono. 

Outro achado importante foi o fortalecimento da correlação entre preços de carbono e commodities como petróleo e produtos agrícolas, especialmente a partir de 2016. Isso evidencia uma integração crescente entre o mercado de carbono e os demais mercados de energia e financeiros. 

O estudo também destaca o caráter híbrido do sistema, que combina mecanismos de mercado com regulação estatal. Embora o progresso seja evidente, os autores apontam a necessidade de avanços em transparência, fiscalização e padronização para ampliar a eficácia desses instrumentos na luta contra as mudanças climáticas. 

Leia o artigo na íntegra aqui 

Últimas postagens

Moedas digitais locais sendo utilizadas em um pagamento por celular em um comércio de bairro.
Administração pública

Moedas digitais locais podem fortalecer programas de renda básica, aponta pesquisa

Programas de renda básica ganharam ainda mais importância durante a pandemia, quando governos precisaram encontrar…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Estratégia é Prática: Ela Não Acontece no PowerPoint

Alessandra Chemello, Diretora de Marketing e Operações do Bernoulli Educação e Doutoranda da FGV EAESPExiste um…
Equipe analisa dados para fortalecer a economia circular em uma indústria por meio de tecnologias digitais e colaboração.
Administração de empresas Gestão de operações e logística

Economia circular: por que a tecnologia sozinha não basta?

A economia circular vem ganhando espaço nas empresas por propor um modelo que reduz desperdícios, reaproveita…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

ENAMED e a Nova Economia do Ensino Médico

Álvaro Madeira Neto, Médico Sanitarista e Gestor em Saúde, Doutorando em Administração no Programa de Doutorado…