FGV EAESP discute crise financeira de 2008 abordada em peça do dramaturgo britânico David Hare

livro aberto com folhas em branco

Debate acontece em 10/3 na sede da instituição 

A Temporal Editora e a Coordenadoria de Cultura da FGV EAESP (FGVcult) promovem uma roda de conversa sobre a peça “O poder do sim: um dramaturgo procura entender a crise financeira”, do dramaturgo britânico David Hare, que recebeu do National Theatre de Londres a encomenda do espetáculo e o trouxe  para o público brasileiro. 

A montagem aborda a falência do banco de investimento estadunidense Lehman Brothers ocorrida em 15 de setembro de 2008, marcando o início da maior e mais recente crise financeira mundial.  

A roda de conversa propicia o debate sobre: a peça de David Hare, os temas suscitados pela leitura do texto e o uso da técnica teatral Verbatim. Ela é um tipo de teatro documentário onde os atores usam fones de ouvido, ouvem e reproduzem em cena palavras ditas por entrevistados que vivenciaram o evento retratado no palco, no caso da peça de David Hare, a crise financeira de 2008.

Com mediação do escritor Ricardo Lísias, o debate conta com a presença da economista, pesquisadora e professora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Leda Maria Paulani, que também é autora da obra “Posfácio à edição da Temporal”.

Participam do encontro o dramaturgo Herbert Bianchi (diretor da peça “Hotel Mariana”, que recebeu Prêmio Shell 2017) e a professora do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGVcef), Claudia Yoshinaga.

Nos últimos 20 anos, alguns trabalhos de Hare foram encenados no Brasil. Em 2001, José Possi Neto dirigiu o drama “Ponto de vista”, com Beatriz Segall, Adriana Esteves e Marcello Antony. Mais tarde, em 2003, Possi comandou a atriz Christiane Torloni em “Blue Moon”. “Sopros de vida” foi estrelada em 2010 por Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho. O britânico também foi indicado ao Oscar pelos roteiros adaptados dos longas-metragens “As horas” (2003) e “O leitor” (2009).

O debate acontece às 19 horas, dia dez de março, na sede da FGV EAESP, no bairro Bela Vista, em São Paulo, na rua Itapeva, 432, 10º andar. A entrada é gratuita e requer inscrição. O evento vale horas complementares para alunos da FGV EAESP.

Inscreva-se

Últimas postagens

foto do autor com o nome dele
Blog Impacto

Um dia chegaremos lá...

A China acabou de aprovar um documento de 141 páginas com metas para grãos, energia, cobertura florestal e outros…
: Ilustração de uma folha de cannabis e um celular com aplicativo de apostas, representando o debate sobre legalização da cannabis e BETs.
Administração pública

O que a legalização da cannabis pode ensinar sobre o debate das BETs

A discussão sobre a legalização da cannabis e BETs pode parecer tratar de temas completamente diferentes. De um…
Liderança para sustentabilidade nas empresas orientando equipes e estratégias de gestão sustentável.
Administração de empresas

Liderança é o principal motor da sustentabilidade nas empresas, aponta estudo

A liderança para sustentabilidade nas empresas tem um papel decisivo para transformar boas intenções em resultados…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Regeneração: A Nova Estratégia Para Resolver o Impasse Corporativo

Rodrigo Curi de Lima, aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESPPor que algumas empresas…