Eventos

Tecnologia da Informação

Tech Day 2024 - Inteligência Artificial nos Negócios

Local

FGV EASP - Auditório FGV 9 de julho

Endereço

Rua Itapeva, 432 - Bela Vista, São Paulo/SP

Data do evento

22/05/2024
sim

Horário

15:00 a 19:30

Conteúdo

O departamento de Tecnologia e Data Science (TDS) e as entidades estudantis da FGV EAESP têm o prazer de convidar toda a comunidade FGV (alunos, professores, pesquisadores e ex-alunos) e profissionais do mercado para participarem da segunda edição do TechDay! 

Este evento presencial ocorrerá no dia 22/05, das 15h às 19h30 no auditório FGV 9 de julho.

Durante o evento, serão realizadas diversas mesas redondas com a presença de professores, entidades estudantis e executivos, abordando a aplicação e o impacto da Inteligência Artificial em diferentes setores.

Além disso, serão apresentadas propostas de pesquisas aplicadas e estudos de casos empresariais, desenvolvidos por alunos e ex-alunos dos cursos de graduação, MBAs, mestrado e doutorado, tanto acadêmicos quanto profissionais.

O objetivo do TechDay é promover a integração entre a formação acadêmica, o ambiente executivo e os projetos de pesquisa voltados para aplicação prática de Inteligência Artificial e Data Science nos negócios, visando gerar valor social e econômico em benefício do desenvolvimento do Brasil.

Não perca a oportunidade de garantir sua vaga! Faça já sua inscrição!

Confira a grade e os convidados! 

Correalização:  

Alumni FGV EAESP

Entidades Estudantis: 

FGVTech 

FGVCode 

FGVQuant 

Empresa Júnior 

Apoio Institucional: 

FGV IBRE - Instituto Brasileiro de Economia

FGV Direito SP - Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI)

GisBI – think tank de GeoAnalytics e Big Data

FGVanalytics - Centro de Estudos em Analytics e Políticas de Segurança – FGV EAESP

FGVcia – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada – FGV EAESP

Núcleo de Estudos de Data Science – FGV EESP

Coordenadoria de Cultura e Diversidade – FGV EAESP

FGV IDE

FGV Energia

FGV EAESP Pesquisa 

 

 

Convidados

Demi Getschko - Keynote Speaker
Presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR). É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pela qual também é mestre e doutor.
Amanda Ferreira de Azevedo
Amanda Ferreira de Azevedo
Doutoranda em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, minha pesquisa se concentra em otimização e pesquisa operacional com aplicações em diversos setores, incluindo energia. Com mestrado na mesma disciplina e bacharelado em Matemática Aplicada, minha expertise se estende à contribuição estratégica e técnica no setor energético, atuando em pesquisa, gerenciamento de projetos, planejamento, automação e processamento de dados. Tenho grande interesse em modelagem, elaboração de modelos de otimização aplicados e implantação de soluções por meio de diversos solucionadores de otimização, ressaltados por um espírito colaborativo na solução de problemas e inovação.
 Annelise Vendramini
Annelise Vendramini
Coordenadora de projetos de pesquisa em finanças sustentáveis no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Professora do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade – Linha Sustentabilidade da FGV SP. Possui doutorado e mestrado em administração pela Escola de Administração da Universidade de São Paulo e certificação CFA ESG Investing. Annelise tem mais de 25 anos de experiência profissional em planejamento estratégico, fusões e aquisições e avaliações de projetos de investimentos e temas ligados à sustentabilidade no ambiente corporativo e no sistema financeiro.
Claudia Emiko Yoshinaga
Coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP e professora de carreira na Fundação Getulio Vargas. Organizadora dos Congressos Brasileiros de Economia e Finanças Comportamentais. Profissional formada nos cursos de graduação (2002), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-USP. Fez pós-doutorado na Columbia Business School, da Columbia University de 2014 até 2015. Atua nas linhas de pesquisa de Finanças Comportamentais, Investimentos e Finanças Corporativas. É revisora dos seguintes periódicos: Management Research, International Journal of Emerging Markets, Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Contabilidade e Finanças (RCF), Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN), Revista Brasileira de Finanças (RBFin), Revista BASE. Tem experiência de consultoria em Finanças Corporativas e Governança, atuando principalmente com avaliação de empresas e ativos, análise de viabilidade econômica. Dá palestras sobre finanças comportamentais e impactos em decisões financeiras.
Claudio Luis Carvalho Larieira
Professor Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Departamento de Technology and Data Science (TDS) da EAESP/FGV. Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. Acumula mais de 30 anos de experiência em tecnologia da informação, gerenciamento de projetos e melhoria de processos em vários tipos de organizações. Coordenou e lecionou em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Mestrado (FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, IBMEC, Insper, Mackenzie, entre outros). Tem como interesse de pesquisa os temas relacionados a gestão de projetos e transformação digital.
Denys Roman
Sócio fundador da blendON - ESG Services. Formado em Administração e Mestre em Sustentabilidade (MPGC) pela FGV/EAESP, possui mais de 15 anos de experiência com consultor em Relações com Investidores (IPOs e Programas de RI) e Governança Corporativa, desde 2018 tem foco em ESG / Sustentabilidade, atua na coordenação da CBARI/Relato Integrado, GT de educação do CBPS, faz parte da Comissão de Sustentabilidade do IBGC, instituto do qual também é instrutor credenciado.
Diego Aristides
Executivo com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, formado em Administração pela PUC-RS e FGV. Atualmente, é o CTO e Head de Inovação Aberta no Sírio Libanês, mentor de startups e lidera a vertical de inovação ALMA Sírio-Libanês, que tem foco em dados, transformação digital e inovação aberta.
Eduardo de Rezende Francisco
É graduado em Ciência da Computação pelo IME-USP, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, com experiência em Data Science, GeoAnalytics e modelos preditivos. Atualmente, é Professor e Chefe do Departamento de Tecnologia e Data Science (TDS) na FGV EAESP e um dos pesquisadores principais do centro de estudos FGVanalytics. É sócio-fundador do GisBI, think tank de integração entre Big Data e Geoanalytics.
Élia Matsumoto
Élia Yathie Matsumoto
Possui doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de ciência da computação, tendo como foco as áreas de aprendizado de máquina, análise de dados, estatística e matemática computacional aplicada. É autora de vários livros técnicos nas áreas de computação gráfica e programação matemática computacional. É sóciadiretora da Opencadd, representante no Brasil da empresa americana Mathworks. É professora visitante da FGV EESP.
Felipe Gonçalves
Superintendente de Pesquisa do Centro de Estudos Energéticos da Fundação Getulio Vargas (FGV Energia). Profissional polivalente com rica formação em engenharia, ciência de dados e economia energética. Com mais de duas décadas de experiência prática em gestão de projetos, otimização de processos e planejamento estratégico, seu foco atual está em empreendimentos de consultoria e P&D, visando especificamente estruturas regulatórias, designs de mercado e modelos de negócios pioneiros. Estas iniciativas visam promover o crescimento das energias renováveis, dos recursos energéticos distribuídos e da indústria do gás natural. É revisor técnico do Comitê GEIDCO Brasil (Global Interconnection and Organização de Cooperação. • Membro especialista da Comunidade Path to 100% www.pathto100.org/about/community/
Felipe Le Dü
Estudante do 4º semestre de administração de empresas na FGV EAESP e atual Presidente da GVCode. A GVCode é a primeira entidade de Data Science dos alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O nosso objetivo primordial é promover o uso da tecnologia para solucionar problemas de forma inovadora e disruptiva, sempre alinhada com as necessidades do mercado. Paralelamente, buscamos proporcionar o desenvolvimento de conhecimento e competência aos nossos membros e parceiros, em um processo contínuo de aprendizado e crescimento.
Guilherme Lane (CGAE 2009)
Fundador e CTO na Flash Benefícios.
João Luiz Becker
João Luiz Becker é Professor Titular de Tecnologia e Ciência de Dados na FGV-EAESP. É Bacharel em Economia pela UFRGS, Bacharel em Matemática pela UFRGS, Mestre em Matemática Aplicada pelo IMPA e PhD em Management Science pela UCLA, Estados Unidos. Participou do Colloquium on Participant Centered Learning na HBS, Estados Unidos e de estágio de Pós-Doutoramento na UPMF, França. Foi Professor Titular da UFRGS durante mais de 40 anos, onde coordenou o PPGA, foi Pró-Reitor de Planejamento, Vice-Diretor e Diretor da Escola de Administração. Foi membro do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS, coordenador da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, e membro do comitê assessor de Economia, Administração e Direito e do comitê assessor de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. É pesquisador Nível SR do CNPq, onde coordena o Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, com atuação principalmente em seu Laboratório de Decisão e Modelagem.
Leandro Guissoni
Professor com destaque na área de Mercadologia, atuando na FGV EAESP desde 2013 e na Darden School of Business, University of Virginia, desde 2015. Com doutorado e mestrado em Administração pela FEA USP e pós-doutor pela Harvard Business School. Sua experiência profissional inclui coordenação de pesquisa de marketing na Coca-Cola e consultoria em marketing, vendas e estratégia para várias empresas. Além disso, é autor e coautor de diversos livros de sucesso, como "Shopper Marketing". Sua linha de pesquisa se concentra em temas como e-commerce, métricas de marketing, transformação digital de empresas e shopper marketing.
Lucas Prudente Corrêa Jábali
Estudante do 5º semestre na FGV EAESP e atual Presidente da FGV Quant. A FGV Quant (Liga de Finanças Quantitativas da FGV) é uma entidade de finanças que, aliando programação, matemática e estatística, dedica-se a capacitar seus membros em diversos temas, como inteligência artificial, derivativos, gestão de riscos, análise de portfólios, entre outros. Por meio de parcerias estratégicas com empresas, buscamos fortalecer a experiência prática de nossos membros com projetos.
Luiz Alexandre Reali Costa (Tuca)
Responsável pelo Observatório Brasileiro de IA (OBIA), engenheiro, pós-graduado em Ciência da Computação na área de Inteligência Artificial. Empreendedor, trabalhei como executivo na indústria de telecomunicações por 15 anos e antes como executivo de grandes provedores nos primórdios da internet no Brazil.
Diretor da FGV EAESP
Luiz Artur Ledur Brito
Professor Titular do Departamento de Operações e Diretor da FGV EAESP em 2015. Sua pesquisa abrange a interseção entre gestão estratégica e operações: criação e apropriação de valor em cadeias de suprimentos e capacidades e práticas operacionais. É membro do Conselho de Administração da AACSB, do Conselho do EFMD, do Conselho de Acreditação da EQUIS, do Conselho Consultivo da AMBA América Latina e do Conselho Consultivo da EFMD Global Network Americas. Antes de sua atividade acadêmica, teve um envolvimento de longa data com o setor privado, assumindo cargos de alta gerência no grupo Bunge e na Bemis Inc.
Luiz Ernesto Migliora Neto
Diretor Executivo na FGV IDE
Maria Giulia Uliana de Oliveira
Estudante do 3º semestre de administração de empresas na FGV EAESP e Diretora Institucional da Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas (EJFGV).
Marina Feferbaum
Professora Associada da FGV Direito SP. Coordenadora do CEPI e do Hub de Inovação Pedagógica da FGV. Doutora em Direito.
Michel Pereira
Especialista em soluções de Cloud como DevOps, Containers, Data & AI. Com ampla experiência como gerente e arquiteto de soluções, atuou na Amazon Web Services e Google Cloud, ajudando os clientes do mercado financeiro na sua jornada de transformação na nuvem. Com passagem pela Área de Dados no C6 Bank como Chief Data Officer, implementando a Data-Driven Culture através de uma estratégia de dados, mudando a forma de relacionamento do cliente com instituições financeiras. Passou pela Zup Innovation, empresa do grupo Itaú, onde construiu a Área de Dados e implementou a cultura Data-Driven em seus produtos e clientes. Hoje é Diretor de Data & AI na Microsoft, ajudando os clientes a tirarem todo o potencial da nuvem da Microsoft.
Oscar Vilhena Vieira
Professor fundador e atualmente diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Direito pela Universidade de Columbia-Nova York, Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, da Universidade de Oxford. Atuou como Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), Secretário Executivo da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, consultor jurídico do Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. articipou dos conselhos de Direitos Humanos e da América Latina da Open Society Foundation (OSF). Foi fundador e diretor executivo da organização Conectas Direitos Humanos e do Instituto Pro Bono. Fundou e foi presidente da Liga Global de Escolas de Direito (LSGL). Participa dos Conselhos do Instituto Ethos, da organização Fair Trials e do Institute for Integrated Transitions (IFIT). É membro fundador e conselheiro da Comissão Arns de Direitos Humanos. Coordenador Geral dos Projetos Rio Doce e Brumadinho da FGV. Publicou diversos livros e artigos acadêmicos. É colunista do jornal Folha de S.Paulo, advoga em casos de interesse público e atua intensamente no debate em defesa do Estado Democrático de Direito.
Rodrigo Togneri
Graduado pela FEI, Mestre e Doutor pela UFABC. Atua como professor na FGV nas temáticas de matemática, computação e ciência de dados, além de ser cofundador da FinDocs, plataforma educacional em inteligência financeira e dados. Sua experiência inclui projetos de big data analytics e gestão de risco financeiro.
Victor Zanini Marcelo
Estudante do 4º semestre de Administração de Empresas na FGV EAESP e atual presidente da FGVTech. Fundada em 2017, a FGVTech é a maior entidade de tecnologia da FGV. Nossa organização estuda o uso da tecnologia no mundo corporativo, adentrando temas como data science, sistemas, atualidades e muitos outros, buscando também o maior contato de nossos membros com os grandes líderes de mercado nesses tópicos.

Programação

22.05.2024

  • 15:00
    Boas-vindas
    Credenciamento e Welcome Coffee
  • 15:30
    Abertura
    Professor Luiz Artur Ledur Brito – Diretor FGV EAESP; Professor Oscar Vilhena – Diretor FGV Direito. Felipe Gonçalves – Superintendente de Pesquisa do Centro de Estudos Energéticos da Fundação Getulio Vargas (FGV Energia).
  • 15:45
    Por que a IA?
    Professor Eduardo Rezende Francisco, Chefe do TDS / FGV EAESP.
  • 15:55
    Bloco 1 - Inteligência Artificial em Finanças
    Claudia Emiko Yoshinaga, Professora Associada de Finanças da FGV e Coordenadora do Centro de Estudos em Finanças FGVcef; Elia Matsumoto, Departamento de Finanças; Leonardo Santana da Paz, CTO na Constellation Asset Management; Rodrigo Togneri, Departamento TDS e Coordenador Projeto IBRE.
  • 16:35
    Bloco 2 - Inteligência Artificial em Saúde
    Diego Aristides, Chief Technology Officer do Hospital Sírio Libanês e Laura Maria Cesar Schiesari - FGV Saúde
  • 17:15
    Palestra - Keynote Speaker
    Demi Getschko, Presidente do NIC.br.
  • 17:30
    Coffee Break
  • 18:00
    Bloco 3: Inteligência Artificial em Marketing e Sustentabilidade
    Moderador: Leandro Guissoni, Professor Doutor - FGV EAESP; Amanda Ferreira de Azevedo, Pesquisadora na FGV Energia; Annelise Vendramini, Coordenadora do Programa de Pesquisa Finanças Sustentáveis da FGVces e Professora do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC Linha de Sustentabilidade); Denys Roman (MPGC 2018), Fundador da BlendOn (Consultoria com foco em ESG e I.A.).
  • 18:40
    Bloco 4: Inteligência Artificial e a Regulação
    Guilherme Lane (CGAE 2009), Fundador e CTO da Flash Benefícios; Marina Feferbaum, Coordenadora de Metodologia e Novas Tecnologias de Ensino na FGV Direto SP; Luiz Alexandre Reali Costa (Tuca), Gerente do OBIA - Observatório Brasileiro de IA; Michel Pereira (Aluno MPA 2025), Director of Data & AIna Microsoft.
  • 19:20
    Encerramento
    Professores João Luiz Becker e Eduardo Rezende Francisco,TDS / FGV EAESP.

Próximos eventos

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.