Politicas Públicas

sim

18:30 até 20:00

Objetivo

Este webinar visa discutir os efeitos do projeto de despoluição do rio Pinheiros analisados por Vera Gazal e Kelly Correa no programa de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas pela FGV- EAESP, concluído em 2022.

O Projeto Tietê tem por objetivo a universalização do Sistema de Esgotamento Sanitário, coleta, afastamento e tratamento dos esgotos, na área da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. No âmbito do Projeto Tietê, vários programas vêm sendo implantados pela Sabesp e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com destaque para o Programa Córrego Limpo e o Programa Novo Rio Pinheiros, com ações de diversos órgãos estaduais, que visam a despoluição do rio Pinheiros até o final de 2022.

Considerando as necessidades do Programa Novo Rio Pinheiros, este trabalho busca identificar os desafios e oportunidades para a manutenção e ampliação dos benefícios já alcançados e construir proposta de ações e governança, para que as ações implantadas perdurem ao longo do tempo e possibilitem a continuidade da limpeza do rio Pinheiros e que os aprendizados possam ser aplicados em outros rios e reservatórios de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo. As primeiras obras do Programa Novo Rio Pinheiros foram as de despoluição do córrego Zavuvus, que incluíram obras estruturantes, constituídas pela implantação de emissários, interceptores, coletores tronco e estações elevatórias de esgotos. Além das obras de engenharia, a despoluição do córrego Zavuvus contou com a celebração de contratos de performance, e ações socioambientais e de comunicação social. Nesse contexto, foram analisadas as alternativas para que as ações bem-sucedidas que resultaram na despoluição do córrego Zavuvus sejam mantidas, de modo que os benefícios alcançados possam ser duradouros e replicados em outros córregos no âmbito do Projeto Tietê.

Palestrantes:
Vera Gazal - Mestre em Gestão e Políticas Públicas
Kelly Correa - Mestre em Gestão e Políticas Públicas

Moderador:
Gesner Oliveira - Coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções ambientais.

Próximos eventos