Voltar

Eventos

Institucional

Instrumentos econômicos para a gestão de resíduos sólidos no Brasil: o sistema Pay-As-You-Throw (PAYT)

Local

YouTube

Data do evento

27/05/2020

Horário

16:00 até 17:00

Objetivo

Discutir o uso de instrumentos econômicos para a gestão do resíduo sólido urbano no Brasil. 

Conteúdo

A FGV EAESP realiza webinar sobre sustentabilidade dia 27/05, às 16h, no YouTube. O tema vai ser abordado na perspectiva de uma pesquisa científica desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC) – linha Sustentabilidade da FGV EAESP.  A proposta do evento é discutir o uso de instrumentos econômicos para a gestão do resíduo sólido urbano no Brasil. A discussão vai ser baseada na dissertação de mestrado de Rodrigo Oliveira, formado pelo MPGC, autor do estudo a ser apresentado por ele e presidente da empresa de engenharia FRAL Consultoria, que realiza planos e projetos em meio-ambiente e  fundador da startup de logística reversa Green Mining.

 Rodrigo apresenta em sua dissertação o sistema Pay-As-You-Throw (PAYT), que busca a sustentabilidade financeira da gestão de resíduos sólidos, a equidade de cobrança do serviço e a redução do impacto ambiental. Por meio do conceito do 'poluidor-pagador', é discutido no trabalho acadêmico o pagamento por unidade ao serviço de limpeza, semelhante ao consumo de água e energia. Em sua dissertação, Rodrigo aborda o estudo da adoção do PAYT em três municípios norte-americanos e os fatores de sucesso da iniciativa.

Durante o evento, Rodrigo além de apresentar o estudo desenvolvido por ele sobre o sistema PAYT, destaca os principais resultados e desdobramentos da pesquisa, realizada sob a orientação de Annelise Vendramini. Ela é professora do tema de finanças sustentáveis no MPGC e coordenadora do programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces). 

O evento também vai ter a participação do professor Fabricio Soler, advogado especialista em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos, Organizador do Código dos Resíduos e consultor do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional das Indústrias para estudos em resíduos e meio ambiente.

Participe.

Convidados

Rodrigo Oliveira
Presidente da empresa de engenharia FRAL Consultoria, que realiza planos e projetos em meio-ambiente e fundador da startup de logística reversa Green Mining.
Annelise Vendramini
Professora do tema de finanças sustentáveis no MPGC e coordenadora do programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces).
Fabricio Soler
Professor, advogado especialista em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos, Organizador do Código dos Resíduos e consultor do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional das Indústrias para estudos em resíduos e meio ambiente.

Próximos eventos