Políticas e Administração Pública

25/04/2019

14:00 até 16:00

Objetivo

O objetivo da palestra é refletir que a instrumentalidade de um projeto de pesquisa, a pesquisa em si que fazemos, requer por parte do pesquisador uma preparação anterior, que está baseada neste conhecimento epistemológico. Isso o torna consciente de que sua episteme possui uma produção extremamente complexa e, portanto, o esforço procedimental propriamente dito requer muito conhecimento epistemológico e metodológico (teórico e instrumental) capaz de gerar uma pesquisa sólida acerca da realidade observada. A solidez epistemológica torna o pesquisador fluente em qualquer metodologia instrumental, partindo do pressuposto do clássico King, Kehoane and Verba (1993) de que não há fronteiras rigorosas entre pesquisa qualitativa e quantitativa, o que de fato existe são pesquisas com análise de dados qualitativos, que utilizam procedimentos e métodos quantitativos e pesquisas centradas em variáveis dependentes, como modelagens estatísticas, mas que ao mesmo tempo são também qualitativas pois não prescindem da história, do estudo de casos, das reflexões teóricas mais amadurecidas.

Inscrição gratuita: enviar confirmação para coordppapg@fgv.br

Conteúdo

Palestrante: Antonio Sérgio Fernandes, Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da UFBA.