Eventos

Lançamento do Comitê FGVnianas na Liderança
Organizações e Pessoas

Diálogo entre Maternidade e Carreira

Local

FGV EAESP - Salão Nobre, 4 º andar

Endereço

Rua Itapeva, 432, Bela Vista - São Paulo

Data do evento

05/03/2024
sim

Horário

17:30 a 20:30

Objetivo

Lançamento do Comitê FGVnianas na Liderança

Conteúdo

LANÇAMENTO DO COMITÊ FGVNIANAS NA LIDERANÇA COM O PAINEL: 

DIÁLOGO ENTRE MATERNIDADE E CARREIRA

Repercussões do Prêmio NOBEL de economia de 2023 e futuros possíveis

 

Mês da Mulher, o Alumni tem o orgulho de lançar o comitê FGVnianas na Liderança, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero e discutir questões relevantes para o desenvolvimento profissional das mulheres.

Exploraremos o tema "Diálogo entre Maternidade e Carreira", abordando as repercussões do Prêmio NOBEL de Economia de 2023. Discutiremos o "ônus da maternidade" e estratégias para conciliar maternidade, paternidade e carreira.

O painel contará com diversas vozes representando diferentes experiências e perspectivas de mulheres líderes em suas áreas, contribuindo para uma discussão inclusiva.

Além disso, teremos a apresentação da REDE FGVNIANAS, onde mulheres empreendedoras e líderes compartilharão histórias de suas empresas que também estão comprometidas com a promoção da igualdade de gênero. 

Não perca esta oportunidade única de participar de um diálogo significativo, reflexivo. Teremos um momento inicial para nos conhecermos melhor e fazer networking. 

O evento é aberto a toda comunidade FGV e todas as pessoas interessadas no tema da igualdade de gênero, incluindo mulheres que estão considerando a maternidade, assim como aquelas que optaram por não ter filhos e homens.

Garanta sua vaga! 

Inscreva-se! 

Este evento é organizado pelo comitê Alumni FGVnianas na Liderança.

 

Convidados

Agatha Garmes
Graduanda no curso de Administração Pública (FGV) e atual diretora institucional do Coletivo 20 de Novembro. Fez parte do Núcleo de Justiça Racial e Direito e participou de uma pesquisa com a temática de análise da implementação da política de cotas raciais para o acesso de magistrados/as negros/as nos tribunais federais. Além disso, sou pesquisadora CNPQ que busca entender o racismo territorial na Zona Sul de São Paulo e, pelo programa Conexão Local, realizei uma pesquisa sobre associações e cooperações comunitárias dentro de um território que integra a Amazônia Legal. Coletivo 20 de Novembro : criado em 2017, após um ato de racismo contra uma estudante negra, nosso coletivo tem como objetivo representar e acolher estudantes negros, bem como promover ações antirracistas. Assim, fomentamos discussões sobre questões raciais, eventos de integração e articulamos parcerias para contribuir com a causa antirracista.
Amanda Sadalla
Amanda Sadalla
Amanda Sadalla é uma empreendedora feminista e bissexual, formada em administração pública pela Fundação Getulio Vargas e com mestrado em políticas públicas pela Universidade de Oxford. Sua jornada no campo da igualdade de gênero é enraizada no legado das mulheres de sua família, especialmente de sua bisavó, Serenas Farkas, que dá o nome à sua organização sem fins lucrativos, Serenas. Ela atua desde 2017 na área de prevenção e enfrentamento das violências contra meninas e mulheres, quando, ainda na faculdade, passou a realizar oficinas formativas e rodas de conversa voluntárias para policiais, professores e adolescentes em escolas públicas. Ela já atuou na UNICEF Brasil, Fundo Malala, Instituto Liberta, Instituto Tellus, Ministério Público de São Paulo, Academia de Polícia de São Paulo e Departamento de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo. Em 2021, deu início à Serenas, organização sem fins lucrativos que oferece capacitação para serviços de resposta à violência de gênero e implementa políticas educacionais anti-sexistas nos departamentos educacionais em todo o Brasil. Em 2,5 anos, a Serenas impactou a vida de 60.000 pessoas em todo o país.
Ana Fontes
Empreendedora Social, Fundadora da RME - Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME. Líder da delegação do Brasil no W20 (grupo de engajamento do G20). Vice Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil e também Conselheira consultiva / administração da : Seguros Unimed, Instituto Avon, UAM/Ãnima. Professora do programa Empreendedorismo em Ação do INSPER e Professora da Pós PUC-RS. Reconhecimentos: Prêmio Executiva de Valor de 2023, Eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes (2019) fui também capa da edição de diversidade/novembro 2019 ,Empreendedora do Ano pela Revista Istoé Dinheiro (2021), Empreendedor Social da Folha de SP 2020, Prêmio Visionaris UBS 2020 , Vencedora do prêmio Fortune Most Powerful Women 2017, Linkedin Top Voices 2020. Palestrante/Painelista: Fortune Most Powerful Women – Washington em 2017 e Fórum Mundial de direitos Humanos no Marrocos em 2014. TEDxSP – 2016 e Brasa 2018- Atlanta, Fórum de Direitos Humanos e empresas em Genebra/2022, e Pacto Global/ONU em NY. Fellow dos programas: Winning Women da EY , Vital Voices, Programa 10000 mulheres FGV/Goldman Sachs.
Camila Figueiredo
Coordenadora Alumni FGV EAESP. Coordenadora do Clube de Parceiros FGV e do SOMA FGV - doadores do Fundo de Bolsas.
- Formada em administração de empresas pela FGV-EAESP - ⁠Fundadora do Mulheres do Mercado  - ⁠Fundadora do Grupo Delas - ⁠Diretora Executiva da divisão de Investment Banking do Goldman Sachs
Carolina Ragazzi
Carolina é formada em administração de empresas pela FGV EAESP. É Fundadora do Mulheres do Mercado e do Grupo Delas. ⁠É Diretora Executiva da divisão de Investment Banking do Goldman Sachs.
Cecilia Machado
Cecilia Machado
Cecilia Machado é economista chefe do Banco BOCOM BBM desde 2021. É bacharel em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em economia pela PUC-Rio, e PhD em economia pela universidade de Columbia. Foi professora da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) de 2010 a 2023, e suas áreas de interesse incluem economia do trabalho, econometria e microeconomia aplicada, com ênfase em gênero, saúde, e desigualdade. Seus trabalhos foram publicados em importantes periódicos científicos, como o Journal of Labor Economics, Proceedings of the National Academy of Sciences e Journal of Econometrics. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios e financiamentos de agências de fomento nacional e internacional, entre elas CAPES, CNPq, Faperj, Gates Foundations e IDRC. Escreve quinzenalmente no caderno mercado do jornal Folha de São Paulo.
Claudia Colaferro
Claudia Colaferro
Claudia é nascida no interior do Brasil e educada com bolsas acadêmicas na FGV. Sempre aspirou ser uma executiva e uma mulher influente nos negócios. É mestre em Comportamento do Consumidor pela USP, especializada em Neurociências. Foi presidente Américas e CEO da América Latina e executiva C-level em multinacionais como: Dentsu, Philips, Motorola, Coca-Cola, Unilever e Natura. É fundadora e atual CEO e investidora da rede AngelUs, reconhecida junto a empresas na preparação de colaboradoras na luta para equidade de gênero na liderança. Em 2014, foi nomeada, Women to Watch, em 2016, reconhecida como uma das principais líderes de agências do país. Foi júri no Prêmio Effie América Latina, FOMLA, Festival de Mídia e Festival de Cannes (1ª mulher latino-americana na categoria “Glass”- trabalhos que estão mudando a desigualdade na sociedade).
Daniela Nogueira Mendes
Daniela Nogueira Mendes
Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo (FAPCOM) e em Administração Pública pela FGV-EAESP, onde cursa o mestrado em Administração Pública e Governo. Possui experiência nas áreas de comunicação, pesquisa e advocacy. Atuou em centros de pesquisa, governos e organizações do terceiro setor. Atualmente, é Analista de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, onde atua com produção de conhecimento e apoio ao setor público nas pautas de educação básica.
Marcia Thereza Couto
Professora Associada II do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestrado em Antropologia (1996) e doutorado em Sociologia (2001) pela mesma universidade. Pós-Doutorado (2003) e Livre Docência (2016) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Vice Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FM USP. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Saúde, Interseccionalidade e Marcadores Sociais da Diferença (SIMAS).
Maria José Tonelli
Maria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em que trabalha como professora e pesquisadora desde 1988. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também iniciou sua carreira acadêmica em 1985. Foi coordenadora do PIBIC e do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da FGV EAESP. Vice-presidente do Iberoamerican Academy of Management (2011-2016) tendo organizado a última conferência desta associação em 2013. Foi vice diretora da FGV EAESP entre julho de 2007 e fevereiro de 2015. Coordenadora do NEOP - Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas. Editora científica da RAE - Revista de Administração de Empresas e GV Executivo, a partir de janeiro de 2016. Delegada brasileira no grupo Women 20, que representa a sociedade civil junto ao G20. Integra a Diretoria da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (triênio: 2018-2019-2020), como Diretora de Publicações e Comunicação. Faz parte da linha de pesquisa em Estudos Organizacionais do Curso de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da FGV EAESP e seus interesses de pesquisa incluem: questões de gênero nas organizações, comportamento organizacional, gestão de pessoas.
Mirna Bartilotti
Mirna é Mentora e Coach de Carreira para Executivas. Acredita em felicidade como prática de virtudes, na evolução como ser humano e em conexões mais que preciosas onde 1+1>2. Possui um programa de Mentoria individual para executivas que desejam ter clareza em sua estratégia de carreira. Da estratégia de carreira ao protagonismo, potencializo a liberdade de escolha nas carreiras de mulheres executivas. É certificada em Personal, Professional e Career Coaching. Possui certificações de MBTI, DISC, LINKEDIN e POINTS OF YOU. É mentora do Alumni FGV EAESP, Graduada na Fundação Getulio Vargas e tem especialização na área de Direito Empresarial da GVLAW e na área de RH na GVPEC. Tenho mais de 37 anos de experiência com empresas e times globais. Trabalhei nas áreas de Tecnologia de Informação, Supply Chain e Recursos Humanos, tendo como base uma vivência executiva como líder em todas as áreas que atuei, como gestora de projetos e gestora de equipes administrativas e de executivos. Trabalhei como gerente de Recursos Humanos, diretamente com Vice-presidentes responsáveis operacionais na região da América Latina e Vice-presidentes de mercado global na Área de agronegócio (USA, França, Alemanha, Singapura, China, Índia, Austrália, Japão).
Nicole Santos Lins
Nicole Santos Lins
Nicole Lins, 23 anos, atualmente como Assessora de Diretoria na São Paulo Parcerias, entidade vinculada à Prefeitura de São Paulo que estrutura projetos de PPP's e Concessões da cidade. Formada em gestão comercial pela FATEC e administração pública pela FGV-EAESP, foi bolsista integral pela FGV e bolsista prosperar do Grupo Pão de Açúcar, integrando o coletivo negro e atuando como diretora pelo Cursinho FGV. Ainda em sua experiência de graduação, realizou um intercâmbio acadêmico de um semestre na University of Notre Dame, nos EUA. Busca trabalhar com impacto social e projetos, tanto em ambiente privado e/ou público.
Vera Regina
Vera Regina Meinhard
Mestra em Sustentabilidade & Governança com Especialização no Diversity Program INSEAD. Certificada coach no CIC na França. Graduada em administração de empresas pela FGV/EAESP com especialização na HEC na França. Atua como pesquisadora, escritora e empreendedora na Meinhard Connecting Voices com o objetivo de trazer soluções inovadoras em desenvolvimento humano e melhorar a colaboração produtiva dentro das organizações. Conecta pessoas para promover a consciência sobre a importância da valorização dos atributos do feminino no alcance do sucesso sustentável. Em especial, o acolhimento e o cuidado, essenciais para abrir espaço para que cada stakeholder possa colocar sua voz no ecossistema e ter suas necessidades atendidas. Escolheu ser mãe, e teve o privilégio de exercer seu propósito no desenvolvimento de uma criança, que é hoje uma linda mulher. É Embaixadora Alumni FGV EAESP com o propósito de criar mais conexão entre ex-alunas e ex-alunos e promover a igualdade de gênero. Em 2023, teve a iniciativa de propor a criação do comitê FGVnianas na Liderança. Atuou 25 anos no Groupe Renault France como executiva na França, Brasil, Argentina e Chile. Foi avaliadora do prêmio WEPs e presidente do Comitê Mulheres Executivas Amcham/CTB. Foi professora convidada da FAE/CTB.
Bateria Tatubola
Samba é samba, o resto é invenção. Diretamente da Bela Vista, como dizia Jorge Bem, os alquimistas estão chegando. Com vocês, Bateria Tatubola. _________________________________ Mestra: Beatriz Camargo; Diretora: Isabella Dallolio; Ritmistas: Ágatha Neiva; Beatriz Bozzolan; Beatriz Campos de Camargo; Gabriela Bertolossi; Isabella Dallolio; Laura Marchi; Luiza Bavaresco; Juliana Galli Monteleone; Luiza Kneese; Manuela Moura Algañaraz; Nina Keller; Silvia Perrota; Stéphanie Helfstein; Veridiana Klovrza; Vitória da Costa; Yumi Sakamoto.

Programação

05.03.2024

  • 17:30
    Wellcome coffee e Networking
  • 18:00
    Abertura e Apresentação de Redes FGVnianas
    Agatha de Araujo Garmes (Diretora Institucional do Coletivo 20 de Novembro) ; Amanda Sadalla (Cofundadora e Diretora Executiva da Serenas); Camila Figueiredo (Coordenadora Alumni FGV EAESP e Coordenadora do Clube de Parceiros FGV e do SOMA FGV - doadores do Fundo de Bolsas); Carol Ragazzi (Co-Fundadora Mulheres do Mercado); Claudia Colaferro (CEO / Founder Angelus).
  • 18:30
    Painel: Prêmio Nobel da Economia 2024 - Como isso dialoga com as questões brasileiras?
    Ana Fontes (Empreendedora Social, Fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME); Cecilia Machado (Economista pesquisadora FGV RJ); Marcia Thereza Couto (Pesquisadora da USP); Prof. Maria José Tonelli (FGV EAESP) e Mediação: Vera Regina Meinhard (Consultora em Gestão de Cultura e Pesquisadora com foco nas relações de gênero hierarquizadas na Meinhard Connecting Voices).
  • 19:45
    Lançamento Comitê FGVnianas na Liderança
    Daniela Nogueira Mendes (Analista de Políticas Educacionais no Todos Pela Educação); Mirna Bartilotti (Mentora e Coach de Carreira para Executivas) e Nicole Santos Lins (Assessora de Diretoria I na São Paulo Parcerias).
  • 20:30
    Eleição dos temas prioritários para 2024 e Encerramento
    Daniela Nogueira Mendes (Analista de Políticas Educacionais no Todos Pela Educação); Professora Maria José Tonelli (FGV EAESP); Nicole Santos Lins (Assessora de Diretoria I São Paulo Parcerias); Apresentação histórica da Bateria Tatu Bola FGV com Isabella Dallolio (Diretora) e Beatriz Camargo (Mestra).

Próximos eventos

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.