Imagem com ícones representando a área de saúde

29º Semestre de Debates FGVsaúde

Salão Nobre da FGV EAESP

Rua Itapeva, 432 – 4º andar - Bela Vista

19/09/2019

19:15 até 21:30

Objetivo

Tema: Debates FGVsaúde | A saúde do cidadão após 30 anos de SUS: o que levou à situação atual e quais as alternativas para mudar o cenário

Apresentar um panorama da saúde pública brasileira promovendo o debate sobre as três décadas de história do Sistema Ùnico de Saúde- SUS. Quais os erros e os acertos do modelo de saúde pública vigente no Brasil?

Conteúdo

As controvérsias envolvendo a saúde pública do país estão no centro das discussões sobre o modelo de saúde brasileiro. Qual o cenário real da saúde pública no país e o que esperar para o futuro?

Profissionais da área vão discutir a saúde pública brasileira no contexto das responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Quais as responsabilidades dessas instâncias de governo com o Sistema Ùnico de Saúde e como os compromissos das instituições se refletem no dia a dia do cidadão usuário do sistema público de saúde? Essas e outras questões de grande relevância para o país fazem parte dos Debates FGVsaúde.

As discussões do dia partem do entendimento do SUS como um sistema de saúde complexo. Engloba assistência médica, pesquisa, imunização, vigilância em saúde e inúmeras ações voltadas para a o bem estar de todos os cidadãos. Enfermidades antes controladas, como sarampo, sífilis congênita, tuberculose e tantas outras, ressurgem no cenário mais recente da saúde pública brasileira. Os jornais noticiam de forma recorrente a carência de médicos, equipamentos, insumos, higiene, sistema de ventilação em unidades públicas de saúde. O que levou a esta situação e o que é possível fazer? O assunto estreia a semana de Debates FGVsaúde.

Palestrantes:

Fernando Cupertino - CONAS

Mário Scheffer - FMUSP

Moderador:

Walter Cintra Ferreira Júnior - FGV EAESP

• Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP)
  • Mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP
  • Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP
  • Coordenador do Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS) da FGV EAESP
  • Membro do FGVsaúde - Centro de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde da FGV EAESP
  • Diretor Executivo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
  • Experiência docente em cursos de pós-graduação lato sensu na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração de Serviços de Saúde
  • Temas de atuação: organização e planejamento e gestão hospitalar e de serviços de saúde nos setores público e privado.

Transmissão Online: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4650&P_IDIOMA=0

Presencial: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4651&P_IDIOMA=0

Convidados

Foto de Fernando Cupertino