workshop New Developmentalism

workshop New Developmentalism

Oficinas sobre teoria e política para países em desenvolvimento

O projeto propõe o debate sobre a economia brasileira contemporânea à luz dos diagnósticos e propostas do Novo Desenvolvimentismo. A iniciativa acontece por meio de um evento voltado para a discussão sobre o crescimento econômico brasileiro. São realizados painéis e debates para mostrar as mais novas contribuições da produção teórica e científica sobre o campo da economia política. Também são apresentados artigos que podem ser publicados no Jornal Brasileiro de Economia Política.

 O evento visa a participação de pós-graduados em Economia e Administração Pública. O workshop promove minicursos temáticos sobre o Novo Desenvolvimento (que tem a escola de macroeconomia pós-keynesiana como base de pensamento) comparando-o com o Desenvolvimento Clássico (de Celso Furtado, Raul Presbisch, Ragnar Nurske e Albert Hirschman, entre outros).

Todos os artigos e outros materiais utilizados nos debates e nas aulas estão disponíveis online no site do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimento da Fundação Getulio Vargas.

 Os participantes do workshop podem integrar uma rede de acadêmicos e profissionais preocupados com o rigor científico. Eles têm a possibilidade de pensar em conjunto e desenvolver a longo prazo novos arranjos e teorias dentro do campo da Macroeconomia. 

 Nesse sentido, ao envolver os alunos da graduação e pós-graduação, o workshop cria um ambiente favorável para o pensamento livre e a crítica que enriquecem o debate e as produções acadêmicas.

O evento também permite uma ampliação da formação acadêmica, contando com aulas e palestras enriquecedoras, que expõem conteúdo complexo e em novas propostas, ampliando o conhecimento dos participantes e despertando neles ideias inovadoras. 

O programa destina-se principalmente a jovens estudantes de pós-graduação e graduação do Brasil e do exterior.

 

Edições passadas: ​​​​​​​