Programa Brasileiro de Relato Empresarial em Adaptação Climática
O Programa Brasileiro de Relato Empresarial em Adaptação Climática é uma iniciativa pioneira do FGVces para apoiar organizações a desenvolver, aprimorar e dar transparência aos seus esforços em adaptação à mudança do clima com o intuito de:
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Promover a integração da agenda nas estratégias e operações das empresas, seja pela lente de risco ou de oportunidade;
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Incentivar a transparência a partir da definição de diretrizes para relato, resultando na divulgação de informações padronizadas, relevantes, consistentes e rastreáveis, alinhadas a demandas e requisitos de outras iniciativas nacionais e globais;
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Promover a adaptação aos desafios climáticos e fortalecer a resiliência das empresas, de suas cadeias de valor, territórios em que atuam e ecossistemas com os quais se relacionam;
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Estabelecer uma plataforma digital para registro público de informações relacionadas à gestão empresarial sobre riscos e oportunidades climáticas, facilitando o acesso a dados que possam inspirar, promover colaboração entre setores e atores e apoiar empresas para ação na agenda.
O Programa está estruturado em torno dos seguintes componentes:
Em 2025 o componente que trata das “diretrizes para relato”, será estruturado a partir das seguintes premissas:
- Ser um documento produzido a partir de um processo participativo, que congregue diferentes pontos de vista e experiências sobre o tema de adaptação. Serão convidadas para compor o grupo de trabalho multiatores, instituições governamentais, empresas, representações setoriais, organizações de terceiro setor, redes empresariais, entre outras;
- Estar alinhado com movimentos (ver contexto acima, neste documento) e demandas por informações relacionadas à gestão de riscos climáticos e à adaptação;
- Considerar informações, critérios, dados teóricos e práticos que possam ser trazidos pelas pessoas participantes, desde que sempre fundamentados;
Estas diretrizes, construída a muitas mãos, será a base para a estruturação de uma plataforma digital (on line) para relato voluntário empresarial em adaptação. Tal plataforma será lançada no primeiro trimestre de 2026, para um piloto empresarial e posteriores adequações decorrentes de seu uso.
Agenda de atividades
Para a realização dos eventos que resultarão na construção de diretrizes e da plataforma digital de relato, a equipe do FGVces desenvolverá nos próximos dois anos (2025 e 2026) atividades contínuas de pesquisa, preparação de materiais, sistematização de contribuições, além da mobilização e articulação de diferentes atores.
As oficinas terão por objetivo a discussão e construção de diretrizes e desta forma, incentivamos a participação na três oficinas para que o resultado final seja consistente. Local de realização: FGV - EAESP FGV (Rua Itapeva, 432 – São Paulo/SP).
Os objetivos específicos de cada oficina serão divulgados em breve. Para participar e integrar o grupo multiatores que participará das oficinas, inscreva-se aqui. Participação sujeita a disponibilidade de vagas!
O Programa também está em busca de organizações parceiras para viabilizar os eventos preparatórios e de lançamento. Confira aqui as condições e as contrapartidas para se tornar uma empresa patrocinadora.