CAPES-PrInt

APRESENTAÇÃO

O Programa CAPES-PrInt tem por objetivo oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado e pós-doutorado no exterior, além de apoiar a vinda de pesquisadores de instituições estrangeiras ao Brasil, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

 

BOLSAS DE ESTUDO

  • Professor Visitante Junior e Sênior no Exterior;
  • Professor Visitante no Brasil;
  • Doutorado Sanduíche;
  • Jovem Talento com Experiência no Exterior;
  • Capacitação.

 

CURSOS PARTICIPANTES

Doutorado Acadêmico em Administração de Empresas e Doutorado Acadêmico em Administração Pública e Governo.

 

PESQUISA

Em Administração de Empresas, as pesquisas devem ter aderência a um dos temas: Cadeias globais e governança multistakeholder; Coevolução de competências em cadeias de suprimentos; ou Smart Cities: Governança e infraestruturas urbana”. Já em Administração Pública e Governo, as pesquisas devem ter aderência ao tema: Inovação no Setor Público.

Todos os temas contemplados nos cursos foram aprovados para compor o Projeto Institucional de Internacionalização da FGV, intitulado projeto CAPES-PRINT854820P:

Cadeias globais e governança multistakeholder

Coordenador(a): Profª. Luciana Vieira

A iniciativa multistakeholder é um tema ainda incipiente nos estudos das relações interorganizacionais e, ao comparar duas iniciativas que ocorrem em contextos distintos, pretende-se avançar no entendimento deste tipo alternativo de governança e suas implicações para os envolvidos em cadeias globais de empresas brasileiras. Com este estudo busca-se identificar como a legitimidade dessas iniciativas é percebida pelos mercados e stakeholders e quais resultados tem sido alcançados.

Coevolução de competências em cadeias de suprimentos

Coordenador(a): Profº. Ely Laureano Paiva

O objetivo deste estudo é comparar a partir de diferentes ambientes institucionais como as empresas competitivas globalmente têm desenvolvido ações para reforçar suas competências chave. Deste modo, teremos quatro ambientes institucionais distintos: brasileiro, caracterizado por instabilidades cíclicas no crescimento econômico; europeu, ambientes institucionais com estabilidade e crescimento  mais lento; chinês e neozelandês, ambientes institucionais com estabilidade e crescimento continuado.

Smart Cities: Governança e infraestruturas urbanas

Coordenador(a): Profa. Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

Urge capacitar pesquisadores, docentes e gestores públicos para os desafios das Smart Cities. No século XXI as cidades e/ou regiões urbanas serão a forma organizacional da maioria das sociedades no mundo. Enquanto na atualidade as Américas e a Europa são as áreas mais urbanizadas do mundo, espera-se que a África e Ásia se urbanizem a uma velocidade maior que as demais regiões. Assim, os desafios para o Desenvolvimento Sustentável vão concentrar-se nas cidades, especialmente nos países em desenvolvimento ou economias emergentes. Governos de cidades pelo mundo, organizações internacionais, ONGs e empresas estão respondendo a estes desafios da  sustentabilidade.  Nações  Unidas (2015), Habitat III – New Urban Agenda, os estudos da OECD para políticas de infraestrutura urbana (por exemplo OECD 2015) o relatório do German Advisory Council on Global Change sobre os caminhos para desbloquear o poder transformativo das cidades (WBGU 2016) são apenas algumas entre   a multiplicidade de iniciativas de sustentabilidade urbana sendo implementadas pelo mundo em todos os níveis e escalas. Diversos temas são importantes. Este projeto foca-se em três deles: infraestruturas urbanas, governança inteligente (smart governance) e gestão de eventos críticos, para cidades resilientes. Outros temas são tangenciados pela sua importância no contexto nacional: mobilidade urbana, saúde e segurança.

Inovação no Setor Público

Coordenador(a): Profº. José Antonio Puppim de Oliveira

Compreender a relação entre inovação no setor público e melhoria do desenvolvimento social e da governança. O objetivo geral do programa é formar docentes e pesquisadores para a geração e a disseminação de conhecimento de base científica no campo da administração pública e governo, fornecendo ferramentas analíticas para o estudo do Estado, de gestão e políticas públicas. Portanto, a discussão sobre inovação no setor público é um tema central para este programa, sobretudo por sua atualidade. Procurar-se-á compreender a inovação nas seguintes dimensões temáticas das linhas de pesquisa do programa: desenvolvimento local e territorial, accountability, participação, vulnerabilidades, inclusão social, mudanças ambientais, ciência cidadã, arranjos institucionais e fortalecimento da democracia.

 

EDITAIS

 

AÇÕES E RESULTADOS

Os resultados do Programa CAPES-PrInt podem ser acompanhados aqui:

  • Aulas e matérias em inglês;
  • Vídeos das aulas e seminários dos visitantes;
  • Cooperações com o exterior;
  • Publicações em conjunto com parceiros em revistas de alto impacto em língua estrangeira;
  • Resultados concretos de cada missão para exterior ou no país;
  • Apropriação do conhecimento;
  • Relatórios dos bolsistas Jovens Talentos e de Professores Visitantes.

 

VÍDEOS DAS AULAS E SEMINÁRIOS DOS VISITANTES

Confira a palestra realizada pela professora estrangeira Evelyn Brodkin (Universidade de Chicago) no dia 04/02/2020 sob o tema “Estudos sobre implementação e burocracia”

Convite Seminario Evelyn Brodkin from FGV EAESP on Vimeo.

 

MISSÕES

Professor José Antonio Puppim de Oliveira

China, Xangai (maio e junho de 2019)

O professor interagiu com professores e alunos da pós-graduação da Universidade de Fudan em Xangai. As principais atividades foram: oferecer uma disciplina em inglês para ao alunos de doutorado da School of International Relations and Public Affairs (SIRPA) da Universidade de Fudan chamada Workshop on Academic Publications in Public Administration and Development Studies;e  co-supervisionar uma tese de doutorado de Selenge Khishgee. O professor também participou do Shanghai Forum (24-26/05/2019) fazendo parte do painel sobre Global Public Policy e visitou a convite das instituições a Universidade de Xi’an Jiaotong e a China Business Executives Academy (CBEAD) em Dalian. Na School of Public Policy and Administration da Xi'an Jiaotong University deu uma palestra sobre “Tendências em administração pública em países em desenvolvimento”.

Manchester, Inglaterra (março de 2020)

O professor  participou do Pump Priming Research Workshop “Global Value Chains and the Sustainable Development Goals: Building the Research Partnership” organizado pela Universidade de Manchester. O objetivo do workshop era desenvolver uma proposta de pesquisa conjunta entre a FGV EAESP e a Universidade de Manchester para ser enviada ao ESRC até o final do ano. Durante o período também interageu com vários professores e alunos da universidade.

Professora Maria Alexandra Cunha
Erasmus Universiteit Rotterdam, Holanda (2019)

A missão acadêmica envolveu trabalho com o Prof. Albert Meijer na Universidade de Utrecht e em outras instituições europeias, com foco na elaboração de artigo científico e no planejamento de atividades para 2020. As atividades incluíram:

Apresentações em Eventos Acadêmicos
Reuniões e apresentações em instituições como Erasmus (Rotterdam), TU Delft (Delft), e Universidade de Lisboa.
Contatos estabelecidos com pesquisadores de diversas instituições europeias.
Integração com a equipe de trabalho da Universidade de Utrecht e aprendizado sobre métodos de pesquisa (Living Labs e Design Approach).

A missão foi fundamental para fortalecer redes acadêmicas e promover colaborações.

Produto: https://doi.org/10.1145/3396956.3396989

Professor Ely Laureano Paiva
Victoria University of Wellington, Nova Zelândia e China European International Business School, China (2019)

A visita reforçou os laços existentes com ambas as instituições. As reuniões realizadas com outros pesquisadores possibilitaram a abertura de novos canais para futuras colaborações, como períodos como professor-visitante, coautoria em artigos e coditoria de edições especiais.
Produto: https://doi.org/10.1177/1350507619879

Professores Luciana Marques Vieira e Carlos Eduardo Lourenço 
Wageningen University, Holanda (2019)

Os professores Luciana Marques Vieira e Carlos Eduardo Lourenço apresentaram os resultados do projeto de pesquisa sobre redução de desperdício de alimentos sob uma perspectiva multistakeholder aos professores da Escola de Ciências Sociais. A apresentação foi seguida por um debate produtivo, marcado por uma interação significativa do público, que culminou na definição de uma agenda de pesquisa futura.

A missão consolidou parcerias existentes e expandiu colaborações com outros pesquisadores. Além disso, refinou-se o modelo analítico do projeto, que foi aceito para publicação na revista Industrial Marketing Management. A visita também fortaleceu as perspectivas de intercâmbio de doutorandos com a Wageningen University para estudos comparativos e prospectou colaborações com pesquisadores da América do Sul, incluindo Peru, Chile e Uruguai. O modelo da Wageningen University, que integra ensino e pesquisa com uma forte interface empresarial, foi apresentado como um referencial valioso, oferecendo aprendizados aplicáveis aos programas mais práticos da FGV EAESP.

Como resultado direto da missão, foi publicado um artigo A1 na revista Sustainable Production and Consumption, baseado no modelo de uma pesquisadora de Wageningen, com quem foram trocadas ideias durante a viagem. Além disso, um capítulo de livro, em coautoria com um professor que recebeu o grupo durante a missão em Wageningen, será publicado pela Routledge.

Professora Elize Massard da Fonseca
University Of London - London School Of Economics And Political Science, Reino Unido (2022)

 
A missão na London School of Economics and Political Science (LSE), realizada no Latin America and Caribbean Centre (LACC), teve como objetivos principais estabelecer contatos com pesquisadores, avançar em colaborações com o Prof. Ken Shadlen, acessar recursos de biblioteca e informantes-chave, e explorar possibilidades de cooperação acadêmica.
 
Durante o período, destacam-se as seguintes atividades:

  • Contato com pesquisadores do LACC, como Leonardo Fontes, Matthew Richmond e Alexandra Abello Colak, além da equipe de gestão do centro.
  • Discussão com o Prof. Ken Shadlen sobre a organização de um painel para a Society for the Advancement of Socio-Economics 2023 e reestabelecimento da cooperação FAPESP-LSE (Chamada SPRINT).
  • Interação com o doutorando Renato De Gaspi (Central European University) e a Profª Tasha Farfield, cujos estudos e metodologias contribuem para as pesquisas em andamento.
  • Tentativa de contato com a Profª Clare Wenham (Department of Health Policy) e início de articulação com a Dra. Sue Ann Clemens (Universidade de Oxford) para discussões futuras no Brasil.

 
A missão foi bem-sucedida em ampliar redes acadêmicas e fomentar colaborações internacionais.
 
Produtos:

 

Professor Rudi Rocha 
Harvard University, Estados Unidos (2023)

 
Uma visita acadêmica foi realizada à Harvard School of Public Health no período de 14 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023. Houve interação com professores e alunos de pós-graduação, participação em seminários e fortalecimento de colaborações com a professora M. Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População, em projetos já em andamento.
 
As atividades realizadas durante a visita foram essenciais para a conclusão de revisões de artigos e para o avanço na discussão de novas ideias de pesquisa, que agora estão em desenvolvimento. A experiência reforçou os vínculos acadêmicos e abriu novas possibilidades para futuras colaborações.
 
Produto: https://doi.org/10.1093/haschl/qxad014

Professor Eduardo José Grin
University Of California, Berkeley, Estados Unidos (2023)

 
A missão acadêmica na UC Berkeley, realizada entre 18 de janeiro e 18 de fevereiro de 2023, teve como objetivo exclusivo a pesquisa de campo para o projeto que compara arranjos institucionais inovadores de governança e cooperação intermunicipal em educação no Brasil e nos Estados Unidos. A investigação aborda incentivos à cooperação entre governos locais e o impacto das características do federalismo em cada país na implementação de modelos de gestão pública compartilhada em educação.
 
A justificativa teórica baseia-se na análise comparativa de fatores como economia de escala, externalidades territoriais e eficiência na provisão de serviços. Além disso, há diferenças estruturais entre os municípios brasileiros, constitucionalmente autônomos, e os americanos, subordinados aos Estados.
 
A missão foi essencial para acessar documentos e bibliografia indisponíveis no Brasil, compreender os arranjos institucionais americanos e identificar seus pontos fortes e fracos. Também possibilitou intercâmbio com acadêmicos de Berkeley e outras instituições, fortalecendo redes de pesquisa e promovendo o avanço em agendas relacionadas à cooperação intermunicipal em políticas públicas.
 
Produto: https://revistas.uautonoma.cl/index.php/riem/article/view/2286/1694

Professor Ely Laureano Paiva
IE Business School, Madrid, Espanha (2023)

Os programas de doutorado em Administração da FGV EAESP e do IE Madrid possuem um acordo de dupla titulação em vigor há mais de uma década, mas com resultados limitados, visto que apenas um aluno obteve tal titulação nesse período. Destaca-se que o IE é atualmente uma das principais escolas de negócios da Europa.

A missão teve como objetivo reaproximar as duas instituições, promovendo projetos de pesquisa conjuntos e o intercâmbio de alunos e professores. Durante a visita, foram definidas condições para viabilizar o intercâmbio de alunos de doutorado, com destaque para oportunidades de bolsas de doutorado sanduíche. Além disso, foram discutidas propostas de projetos colaborativos, com ênfase em novas tecnologias aplicadas às cadeias de suprimentos, como Inteligência Artificial.

A visita também resultou no convite formal a professores do IE Madrid para atuarem como professores visitantes na FGV EAESP, fortalecendo ainda mais a cooperação acadêmica entre as instituições.
 

DOUTORADO SANDUÍCHE

Discente Claudia Marcela ACosta Mora

A aluna desenvolveu atividades de fortalecimento académico assim como de interação, visando o estabelecimento de redes futuras, com professores e colegas do Massachussets Institute of Tecnology e de Harvard. Destacam-se as seguintes atividades:  receber orientações do Prof. Ben Schneider (Departamento de Ciência Politica, MIT); participar dos seminário de pesquisa “LAWG – Latin America Working Group” no Departamento de Ciência Política do MIT, “LADG – Latin America Discussion Group” (iniciativa conjunta dos departamentos de Ciência Política do MIT e Harvard),  “PhD workshop series”, no departamento de estudos urbanos do MIT (DUSP), e do Joint Center for Housing Studies de Harvard. A aluna apresentou seu projeto de pesquisa nos seminários LAWG (Novembro 20, 2019) e “PhD workshop series” (Março 4, 2020); submeteu e teve aprovação para participar dos seguintes eventos: 21st Annual Work Bank Conference on Land and Poverty Conference: Institutions for Equity and Resilience (Março 16-20, Washington D.C.); 26th Congress of Political Science (Julho 25-29, Lisboa, Portugal), adiados para 2021 por conta da pandemia.  Realizou co-orientação do aluno de mestrado Julio Cesar Fuentes Quesada, do El Colegio de México A.C. (México) e teve publicação na prestigiosa revista de Estudos Avançados da USP do artigo “: Indicadores de desigualdade para financiamento urbano de cidades saudáveis”, em coautoria.

Gabriela Thomazinho
Aalborg University, Dinamarca (2022)

Durante o intercâmbio acadêmico na Aalborg University, foram realizadas atividades sob a orientação da Profa. Dra. Marie Østergaard Møller, do Departamento de Política e Sociedade. A participação no grupo de pesquisa COMA (Center for Organization, Management and Administration) possibilitou o aprofundamento em questões teóricas, além de apresentações da pesquisa nos grupos DEMOS (Democracy, Migration and Society) e CCWS (Centre for Comparative Welfare Studies).

Houve também envolvimento no projeto DISCOS (Different contexts - similar tasks: implications for public policy provision), que resultou na publicação do artigo “The State Role of Institutionalised Childcare in Brazil and Denmark” no Journal of International and Comparative Social Policy 
 
Resultados das Atividades:

  • Publicação do artigo “The State Role of Institutionalised Childcare in Brazil and Denmark” (Marie Østergaard Møller, Gabriela Lotta, Yonatan Schvartzman, Gabriela Thomazinho, e Michael Hill) no  Journal of International and Comparative Social Policy  .
  • Coordenação, em parceria com Marie Østergaard Møller, Gabriela Lotta, Michael Musheno e Michael Hill, da mesa “Professional Knowledge in the Frontline” na Street Level Conference, realizada no campus Copenhagen da Aalborg University em junho de 2022.
  • Apresentação do trabalho “The State Role of Institutionalised Childcare in Brazil and Denmark” na Street Level Conference.

 

Marc Picavet
The University of Manchester, Reino Unido (2022)

Resumo de Atividades Acadêmicas

Durante o período de colaboração com o Prof. Philip Shapira, especialista em inovação, o projeto de tese sobre as capacidades de inovação de governos locais em países em desenvolvimento foi plenamente desenvolvido e qualificado com base em suas revisões e orientações.

Artigos e Conferências:

O artigo “How can Transnational Municipal Networks foster local collaborative governance regimes for environmental management?” foi apresentado online, revisado com base no feedback recebido e submetido à revista Environmental Management (EMVM), classificada como ABS 2. O artigo foi aceito em julho de 2022. Um resumo expandido foi submetido e aceito para a conferência IASIA 2022 (International Association of Schools and Institutes of Administration) em Rabat, Marrocos. O trabalho completo, intitulado “Political Authority and Innovation in a World that Leaves no One, no Place Behind”, foi apresentado em julho de 2022.

Limitações:
O período em Manchester foi encurtado devido à pandemia de COVID-19, o que restringiu parcialmente o desenvolvimento das atividades planejadas.

Publicações:

Picavet, M. E. B.; de Macedo, L. S. V.; Bellezoni, R. A.; Puppim de Oliveira, J. A. (2022). How can Transnational Municipal Networks foster local collaborative governance regimes for environmental management? Environmental Management (EMVM).

Isis Oliveira Domingues
University of Sussex - Institute of Development Studies, Reino Unido (2023)

Durante o estágio doutoral na University of Sussex - Institute of Development Studies, foi dada continuidade ao projeto "Building Back Better from Below" (B4), focado em inovações comunitárias e colaboração intersetorial para justiça em saúde e alimentação no pós-pandemia de Covid-19.

As atividades realizadas incluíram:

  • Participação em conferências na Universidade de Kingston, em Londres, que resultaram em parcerias para futuros artigos.
  • Colaboração com a Profª Lidia Cabral na redação de um artigo, que gerou um workshop na University of Sussex e será publicado como working paper no Bulletin do IDS.
  • Participação no congresso Euroma 2023, voltado à área de operações.
  • Avanços significativos na tese em coautoria com o Prof. Maciel Manoel Queiroz.

 

Manuel Banduki
Harvard University, Estados Unidos (2022/2023)

Durante o período de bolsa na Harvard University, patrocinado pelo programa "Smart Cities", foram realizadas diversas atividades, incluindo entrevistas de pesquisa e participação em cursos relacionados a pesquisa como "Smart Cities", ministrado pelo Professor Stephen Goldsmith; "Digital Government", pelo Professor David Eaves; e "The Internet: What It Is, How Did It Happen, and What Could It Become?", pelo Professor James Waldo. Também houve participação ativa em seminários promovidos pelo Ash Center. A experiência proporcionou ampliar a análise das Políticas de Governo Digital e da Coordenação Nacional-Local, com destaque para a interação entre tecnologia, governança e governos locais.
As atividades representaram avanços significativos no projeto de pesquisa doutoral que resultou na tese "Coordenação suave no federalismo: efeitos de redes, plataformas e hierarquias como mecanismos de coordenação da transformação digital de governos estaduais no Brasil".
Mariana Costa Silveira
Harvard University, Estados Unidos (2022/2023)

Como parte do Projeto Capes PrInt, foram realizadas atividades acadêmicas de destaque na Harvard University, contribuindo significativamente para o avanço da pesquisa. Entre as principais ações, destacam-se:

Participação em Cursos e Seminários: Inscrição em três cursos de pós-graduação, participação em workshops e seminários semanais, além da apresentação de resultados preliminares da pesquisa em seminários do Departamento de Governo da Harvard University.

Apresentações de Pesquisa: Foram realizadas apresentações do estudo “Bureaucratic Activism in Times of Democratic Backsliding: When Do Peers and Unions Matter?” em eventos acadêmicos relevantes, incluindo:

  • “Brazilian Research Talks” (9 de novembro de 2022)
  • “Graduate Political Economy Seminar” (10 de fevereiro de 2023)
  • “Comparative Politics Seminar” (16 de fevereiro de 2023)
  • “Political Economy Workshop” (27 de fevereiro de 2023)

 

Grupos de Pesquisa: Envolvimento ativo em dois grupos de pesquisa reconhecidos internacionalmente:

Center for American Political Studies (CAPS)
Latin American Research Group do David Rockefeller Center for Latin American Studies

As atividades fortaleceram a base teórica e empírica da pesquisa, promovendo a troca de conhecimentos e a integração em redes acadêmicas internacionais.

Tiago Couto Porto
Columbia University of New York, Estados Unidos (2022/2023)

Durante a Bolsa Sanduíche no Institute for Latin American Studies (ILAS) da Columbia University, foram realizados:

Apresentações em Conferências Internacionais:

Os avanços da pesquisa foram apresentados em quatro conferências internacionais:

  • Capturing or losing global demand, and its impact on the investment function. NYSEA Conference, Nova York, outubro de 2022.
  • Capturing or losing access to global demand and its effect on the investment function. ICAPE Conference, Nova Orleans, janeiro de 2023.
  • Capturing the gains from globalization: Evolution of local producers’ value-added share of industries domestic, external, and regional demand. 49th Eastern Economics Association Conference, Nova York, fevereiro de 2023.
  • Aggregate demand and demand leakages in a post-Keynesian investment function: A dynamic panel data analysis for developed and developing countries. 49th Eastern Economics Association Conference, Nova York, fevereiro de 2023.

 

As sugestões recebidas nas conferências contribuíram para melhorias significativas na pesquisa. Um dos artigos apresentados (1, 2 e 4) foi submetido em agosto de 2023 ao periódico Review of Political Economy (ROPE).

Vittoria Loviscek
Cardiff Business School, País de Gales (2022/2023)

Durante o período da bolsa CAPES PrInt, a doutoranda em Administração de Empresas da FGV EAESP realizou diversas atividades acadêmicas e de pesquisa, focadas na economia circular e temas relacionados ao projeto de pesquisa.
 
Principais Atividades
 
Coleta e Análise de Dados:

  • Realização de entrevistas com empresas, organizações públicas e ONGs para o avanço da pesquisa.

 
Participação em Eventos:

  • Apresentação do trabalho "Circular Economy for the Built Environment: a Comparative Study of London and São Paulo" no evento Technology-Enabled Circularity: Digitalisation and Sustainability (Exeter Phoenix, 23/11/2022).
  • Participação como pesquisadora no London Climate Technology Show (Olympia London, 19-20/10/2022).

 
Participação em eventos e cursos, como:

  • ERASME Webinar: "The Face-off between Circularity and Sustainability" (16/09/2022).
  • UK Green Building Council: "Net Zero Carbon Buildings: Definitions, Standards, and Verification" (21/09/2022).
  • Circular Economy Hub: "Planning and Adopting the Circular Economy" (20/10/2022).
  • Doctoral Academy Classes: "Planning and Writing Your Thesis" (24/10/2022), "Interdisciplinary Collaboration" (09/11/2022), e "Using NVivo for Qualitative Research" (13/12/2022).
  • Upcycle Academy Masterclass: "Economia de Baixo Carbono" (26/01/2023).
  • UN Global Compact Webinar: "Transitioning to a Circular Economy: Built Environment" (08/02/2023).

 
Resultados:

As atividades realizadas contribuíram para o avanço significativo da pesquisa da bolsista, incluindo o aprofundamento teórico, coleta de dados relevantes e a disseminação de resultados por meio de apresentações em eventos internacionais. A participação em cursos e webinars ampliou o conhecimento em economia circular, fortalecendo a base acadêmica e prática do projeto.

Isabela Pontes
Cardiff Business School, País de Gales (2024)

 
A aluna Isabela da Silva Pontes realizou o doutorado sanduiche de abril a setembro de 2024 no projeto intitulado “Coevolução de Competências em Cadeias de Suprimentos”. Durante o período a aluna cumpriu com os objetivos do projeto e desenvolveu etapas da pesquisa de doutorado. Além disso, a aluna participou ativamente como membro do Cardiff Organisation Studies Research Group (CORGies), apresentou sua pesquisa em desenvolvimento na 4ª Welsh Postgraduate Research Conference in Business/Management & Economics (WPGRC2024), participou e apresentou sua pesquisa em desenvolvimento na Conferência da British Academy of Management de 2024 com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), participou regularmente de atividades da universidade e discutiu o desenvolvimento da pesquisa em reuniões semanais com o supervisior estrangeiro. Ao final, além do conhecimento adquirido, a aluna conseguiu finalizar três capítulos diferentes de sua tese e avançou na pesquisa empírica desenvolvida durante o doutorado.

 

CAPACITAÇÃO

Professora Elize Massard da Fonseca

Reino Unido, Londres (Janeiro de 2020)

A professora esteve como visitante na London School of Economics, departamento de desenvolvimento internacional para realizar atividade de capacitação e pesquisa. Nesse período a professora interagiu com colegas que estão desenvolvendo abordagens inovadoras de pesquisa qualitativa, estudos sobre América Latina, e também foi uma oportunidade para avançar as agendas de pesquisa sobre (i) regulação de medicamentos na América Latina e (ii) bem como governança colaborativa das políticas de inovação em saúde no Brasil. Além disso, a professora esteve em contato com uma ex-aluna da LSE que tem interesse em realizar pesquisa de pós-doutorado na FGV. Como produto dessa atividade CAPES-Print, a professora Elize e o professor Ken Shadlen avançaram na análise de dados e artigo de pesquisa a ser submetido a uma revista na área de regulação. Por fim, esta foi também uma oportunidade para acompanhar diversas atividades como seminários e debates que aconteceram na LSE em janeiro relacionados a temas de saúde global e sobre o Brexit.

Bruno Henrique Sanches
Manchester University, Reino Unido (2024)

Durante as atividades acadêmicas foram realizadas reuniões estratégicas, apresentações em workshops, discussões de projetos, parcerias para publicações, e recebidos convites relevantes, com o objetivo de fortalecer conexões acadêmicas e promover colaborações em temas relacionados ao meu campo de pesquisa.

Reuniões estratégicas com pesquisadores

  • Manchester University: Gianluca Iazzolino, Andrea Lagna, Markos Zachariadis, Aseem Pahuja, Tatiana Martinez, Tommy Chan, Richard Heeks.
  • University of Southampton: PK Senyo.
  • University College of London: Beatriz Vasconcellos.
  • University of Oslo: Silvia Masiero.
  • Copenhagen Business School: Rony Medaglia.

 

Apresentações em workshops

  • Black Fintechs Matters: Workshop do centro de pesquisa em Fintechs da Alliance Business School, Manchester.
  • Solidarity Cryptocurrency: Workshop do centro de pesquisa em Digital Development, Manchester University.
  • Projeto de Pesquisa de Doutorado: Apresentação para alunos de doutorado na University of Oslo.

 

Parcerias de projetos em discussão

  • Financial Data for Development: Andrea Lagna (Alliance Business School, Manchester).
  • Digital Colonialism of Data Centres: Gianluca Iazzolino (Global Development Institute, Manchester).

 

Parcerias em publicações em andamento

  • Relational Infrastructure of Digital Payment Systems, com Gianluca Iazzolino (Manchester University).
  • A Taxonomy of Digital Public Infrastructure, com Beatriz Vasconcellos (University College of London).

 

Convites

  • Participação no workshop sobre governo digital durante a ICIS Conference em Bangkok (dezembro de 2024), por convite de Rony Medaglia (Copenhagen Business School).
  • Convite para atuar como revisor do Information Technology and Development Journal, por Silvia Masiero (editora-chefe).

 

Francine Zanin Bagatini
IE Business School, em Madri, Espanha (2024)

 
Durante o período de três meses na IE Business School, em Madri, Espanha, foram realizadas diversas atividades acadêmicas e profissionais que contribuíram significativamente para o desenvolvimento intelectual e para o avanço da pesquisa em andamento. As atividades incluíram a participação em aulas ministradas pelo professor Dilney Gonçalves, que abordaram temas de Marketing e Tomada de Decisão, oferecendo insights relevantes para a formação acadêmica.
 
No âmbito da pesquisa, foram realizados estudos experimentais aprofundados com o apoio e orientação do professor anfitrião, os quais enriqueceram a compreensão do tema da tese. Além disso, houve participação no congresso EMAC Regional 2024, realizado em Lisboa, Portugal, onde foi apresentada a etapa qualitativa da pesquisa. O evento proporcionou uma oportunidade valiosa para troca de ideias com outros pesquisadores e ampliação da rede de contatos acadêmicos.

 

PROFESSOR VISITANTE NO EXTERIOR SÊNIOR

Professor Mario Aquino Alves

Reino Unido, País de Gales (setembro a dezembro de 2019)

O professor Mário Aquino Alves realizou um estágio doutoral sênior na Cardiff Business School (Cardiff, País de Gales, Reino Unido) entre os dias 12 de setembro e 17 de dezembro de 2019. Durante este período, desenvolveu uma série de contatos com diversos colegas da Cardiff Business School (Rick Delbridge, Tim Edwards, Heike Döring e Marcus Vinicius Peinado Gomes). Destes contatos resultaram dois workshops:  um realizado em 27 de setembro na Cardiff Business School sobre ciência-cidadã (em parceria com o Professor Tim Edwards) e outro de desenvolvimento de artigos científicos sobre gestão de organizações da sociedade civil entre os dias 18 e 20 de dezembro em São Paulo na FGV EAESP (em parceria com os professores Rick Delbridge e Marcus Vinicius Peinado Gomes). Além disso, foram realizadas algumas visitas aos centros de inovação no setor público britânico (NESTA), ao Centro de Estudos Latino Americanos da London School of Economics and Political Science).

Professor Nelson Marconi
Harvard University, Estados Unidos (2020)

O professor Nelson Marconi realizou um estágio doutoral sênior na Kennedy School, entre fevereiro e junho de 2020, sob supervisão do professor Dani Rodrik, com vínculo ao Center for International Development (CID). O período presencial na universidade foi interrompido após um mês e meio devido à pandemia e ao fechamento do campus. Durante sua estadia, iniciou o desenvolvimento de um artigo em colaboração com o professor Rodrik, focado na relação entre mudanças na composição do emprego e na estrutura produtiva de um grupo de países, projeto que segue em andamento.

Durante o período presencial, participou de diversos seminários semanais promovidos pelo CID, incluindo os organizados pelo Growth Lab, responsável pelo amplamente utilizado índice de complexidade econômica. Também esteve presente em seminários de outros departamentos, abordando temas como macroeconomia, desenvolvimento econômico e história econômica. Além disso, ministrou uma palestra para a associação de alunos brasileiros em Harvard.

Professor Lauro Gonzalez
Université de Lyon, França (2023/2024)

Durante a estadia em Lyon, foram realizadas atividades acadêmicas no Laboratoire Triangle, com destaque para o desenvolvimento de um artigo acadêmico em colaboração com os professores Jerome Blanc, Marie Fare e Ariadne Scalfoni. O processo envolveu reuniões, leituras e discussões para definição da pergunta de pesquisa. Uma primeira versão do artigo foi elaborada e apresentada no “7th Biennial RAMICS International Congress”, em Roma (novembro de 2024), com o tema “The Future of Money: Democracy, Localism and Inclusion”.

Durante o período, parte significativa do artigo foi preparada, e a próxima etapa consiste na coleta de dados para continuidade do trabalho e submissão a um periódico no primeiro semestre de 2025.

Adicionalmente, foi apresentada a pesquisa em andamento intitulada “Financial Inclusion and Public Policy” nos seminários internos do Laboratoire Triangle, promovendo discussões acadêmicas e troca de ideias com outros pesquisadores.

 

RELATÓRIOS DOS PROJETOS

Projeto: Coevolução de competências em cadeias de suprimento

Coordenador: Professor Ely Laureano Paiva

Ensino