CAPES-PrInt

APRESENTAÇÃO

O Programa CAPES-PrInt tem por objetivo oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado e pós-doutorado no exterior, além de apoiar a vinda de pesquisadores de instituições estrangeiras ao Brasil, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

BOLSAS DE ESTUDO

  • Professor Visitante Junior e Sênior no Exterior;
  • Professor Visitante no Brasil;
  • Doutorado Sanduíche;
  • Jovem Talento com Experiência no Exterior;
  • Capacitação.

 

CURSOS PARTICIPANTES

Doutorado Acadêmico em Administração de Empresas e Doutorado Acadêmico em Administração Pública e Governo.

PESQUISA

Em Administração de Empresas, as pesquisas devem ter aderência a um dos temas: Cadeias globais e governança multistakeholder; Coevolução de competências em cadeias de suprimentos; ou Smart Cities: Governança e infraestruturas urbana”. Já em Administração Pública e Governo, as pesquisas devem ter aderência ao tema: Inovação no Setor Público.

Todos os temas contemplados nos cursos foram aprovados para compor o Projeto Institucional de Internacionalização da FGV, intitulado projeto CAPES-PRINT854820P:

Cadeias globais e governança multistakeholder

Coordenador(a): Profª. Luciana Vieira

A iniciativa multistakeholder é um tema ainda incipiente nos estudos das relações interorganizacionais e, ao comparar duas iniciativas que ocorrem em contextos distintos, pretende-se avançar no entendimento deste tipo alternativo de governança e suas implicações para os envolvidos em cadeias globais de empresas brasileiras. Com este estudo busca-se identificar como a legitimidade dessas iniciativas é percebida pelos mercados e stakeholders e quais resultados tem sido alcançados.

Coevolução de competências em cadeias de suprimentos

Coordenador(a): Profº. Ely Laureano Paiva

O objetivo deste estudo é comparar a partir de diferentes ambientes institucionais como as empresas competitivas globalmente têm desenvolvido ações para reforçar suas competências chave. Deste modo, teremos quatro ambientes institucionais distintos: brasileiro, caracterizado por instabilidades cíclicas no crescimento econômico; europeu, ambientes institucionais com estabilidade e crescimento  mais lento; chinês e neozelandês, ambientes institucionais com estabilidade e crescimento continuado.

Smart Cities: Governança e infraestruturas urbanas

Coordenador(a): Profa. Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

Urge capacitar pesquisadores, docentes e gestores públicos para os desafios das Smart Cities. No século XXI as cidades e/ou regiões urbanas serão a forma organizacional da maioria das sociedades no mundo. Enquanto na atualidade as Américas e a Europa são as áreas mais urbanizadas do mundo, espera-se que a África e Ásia se urbanizem a uma velocidade maior que as demais regiões. Assim, os desafios para o Desenvolvimento Sustentável vão concentrar-se nas cidades, especialmente nos países em desenvolvimento ou economias emergentes. Governos de cidades pelo mundo, organizações internacionais, ONGs e empresas estão respondendo a estes desafios da  sustentabilidade.  Nações  Unidas (2015), Habitat III – New Urban Agenda, os estudos da OECD para políticas de infraestrutura urbana (por exemplo OECD 2015) o relatório do German Advisory Council on Global Change sobre os caminhos para desbloquear o poder transformativo das cidades (WBGU 2016) são apenas algumas entre   a multiplicidade de iniciativas de sustentabilidade urbana sendo implementadas pelo mundo em todos os níveis e escalas. Diversos temas são importantes. Este projeto foca-se em três deles: infraestruturas urbanas, governança inteligente (smart governance) e gestão de eventos críticos, para cidades resilientes. Outros temas são tangenciados pela sua importância no contexto nacional: mobilidade urbana, saúde e segurança.

Inovação no Setor Público

Coordenador(a): Profº. José Antonio Puppim de Oliveira

Compreender a relação entre inovação no setor público e melhoria do desenvolvimento social e da governança. O objetivo geral do programa é formar docentes e pesquisadores para a geração e a disseminação de conhecimento de base científica no campo da administração pública e governo, fornecendo ferramentas analíticas para o estudo do Estado, de gestão e políticas públicas. Portanto, a discussão sobre inovação no setor público é um tema central para este programa, sobretudo por sua atualidade. Procurar-se-á compreender a inovação nas seguintes dimensões temáticas das linhas de pesquisa do programa: desenvolvimento local e territorial, accountability, participação, vulnerabilidades, inclusão social, mudanças ambientais, ciência cidadã, arranjos institucionais e fortalecimento da democracia.

EDITAIS

 

AÇÕES E RESULTADOS

Os resultados do Programa CAPES-PrInt podem ser acompanhados aqui:

  • Aulas e matérias em inglês;
  • Vídeos das aulas e seminários dos visitantes;
  • Cooperações com o exterior;
  • Publicações em conjunto com parceiros em revistas de alto impacto em língua estrangeira;
  • Resultados concretos de cada missão para exterior ou no país;
  • Apropriação do conhecimento;
  • Relatórios dos bolsistas Jovens Talentos e de Professores Visitantes.

 

VÍDEOS DAS AULAS E SEMINÁRIOS DOS VISITANTES

Confira a palestra realizada pela professora estrangeira Evelyn Brodkin (Universidade de Chicago) no dia 04/02/2020 sob o tema “Estudos sobre implementação e burocracia”

Convite Seminario Evelyn Brodkin from FGV EAESP on Vimeo.

 

MISSÕES

Professor José Antonio Puppim de Oliveira

China, Xangai (maio e junho de 2019)

O professor interagiu com professores e alunos da pós-graduação da Universidade de Fudan em Xangai. As principais atividades foram: oferecer uma disciplina em inglês para ao alunos de doutorado da School of International Relations and Public Affairs (SIRPA) da Universidade de Fudan chamada Workshop on Academic Publications in Public Administration and Development Studies;e  co-supervisionar uma tese de doutorado de Selenge Khishgee. O professor também participou do Shanghai Forum (24-26/05/2019) fazendo parte do painel sobre Global Public Policy e visitou a convite das instituições a Universidade de Xi’an Jiaotong e a China Business Executives Academy (CBEAD) em Dalian. Na School of Public Policy and Administration da Xi'an Jiaotong University deu uma palestra sobre “Tendências em administração pública em países em desenvolvimento”.

Manchester, Inglaterra (março de 2020)

O professor  participou do Pump Priming Research Workshop “Global Value Chains and the Sustainable Development Goals: Building the Research Partnership” organizado pela Universidade de Manchester. O objetivo do workshop era desenvolver uma proposta de pesquisa conjunta entre a FGV EAESP e a Universidade de Manchester para ser enviada ao ESRC até o final do ano. Durante o período também interageu com vários professores e alunos da universidade.

 

DOUTORADO SANDUÍCHE

 Discente Claudia Marcela ACosta Mora

 A aluna desenvolveu atividades de fortalecimento académico assim como de interação, visando o estabelecimento de redes futuras, com professores e colegas do Massachussets Institute of Tecnology e de Harvard. Destacam-se as seguintes atividades:  receber orientações do Prof. Ben Schneider (Departamento de Ciência Politica, MIT); participar dos seminário de pesquisa “LAWG – Latin America Working Group” no Departamento de Ciência Política do MIT, “LADG – Latin America Discussion Group” (iniciativa conjunta dos departamentos de Ciência Política do MIT e Harvard),  “PhD workshop series”, no departamento de estudos urbanos do MIT (DUSP), e do Joint Center for Housing Studies de Harvard. A aluna apresentou seu projeto de pesquisa nos seminários LAWG (Novembro 20, 2019) e “PhD workshop series” (Março 4, 2020); submeteu e teve aprovação para participar dos seguintes eventos: 21st Annual Work Bank Conference on Land and Poverty Conference: Institutions for Equity and Resilience (Março 16-20, Washington D.C.); 26th Congress of Political Science (Julho 25-29, Lisboa, Portugal), adiados para 2021 por conta da pandemia.  Realizou co-orientação do aluno de mestrado Julio Cesar Fuentes Quesada, do El Colegio de México A.C. (México) e teve publicação na prestigiosa revista de Estudos Avançados da USP do artigo “: Indicadores de desigualdade para financiamento urbano de cidades saudáveis”, em coautoria.

 

CAPACITAÇÃO

Professora Elize Massard da Fonseca

Reino Unido, Londres (Janeiro de 2020)

A professora esteve como visitante na London School of Economics, departamento de desenvolvimento internacional para realizar atividade de capacitação e pesquisa. Nesse período a professora interagiu com colegas que estão desenvolvendo abordagens inovadoras de pesquisa qualitativa, estudos sobre América Latina, e também foi uma oportunidade para avançar as agendas de pesquisa sobre (i) regulação de medicamentos na América Latina e (ii) bem como governança colaborativa das políticas de inovação em saúde no Brasil. Além disso, a professora esteve em contato com uma ex-aluna da LSE que tem interesse em realizar pesquisa de pós-doutorado na FGV. Como produto dessa atividade CAPES-Print, a professora Elize e o professor Ken Shadlen avançaram na análise de dados e artigo de pesquisa a ser submetido a uma revista na área de regulação. Por fim, esta foi também uma oportunidade para acompanhar diversas atividades como seminários e debates que aconteceram na LSE em janeiro relacionados a temas de saúde global e sobre o Brexit.

 

PROFESSOR VISITANTE NO EXTERIOR SÊNIOR

Professor Mario Aquino Alves

Reino Unido, País de Gales (setembro a dezembro de 2019)

O professor Mário Aquino Alves realizou um estágio doutoral sênior na Cardiff Business School (Cardiff, País de Gales, Reino Unido) entre os dias 12 de setembro e 17 de dezembro de 2019. Durante este período, desenvolveu uma série de contatos com diversos colegas da Cardiff Business School (Rick Delbridge, Tim Edwards, Heike Döring e Marcus Vinicius Peinado Gomes). Destes contatos resultaram dois workshops:  um realizado em 27 de setembro na Cardiff Business School sobre ciência-cidadã (em parceria com o Professor Tim Edwards) e outro de desenvolvimento de artigos científicos sobre gestão de organizações da sociedade civil entre os dias 18 e 20 de dezembro em São Paulo na FGV EAESP (em parceria com os professores Rick Delbridge e Marcus Vinicius Peinado Gomes). Além disso, foram realizadas algumas visitas aos centros de inovação no setor público britânico (NESTA), ao Centro de Estudos Latino Americanos da London School of Economics and Political Science).

 

RELATÓRIOS DOS PROJETOS

Projeto: Coevolução de competências em cadeias de suprimento

Coordenador: Professor Ely Laureano Paiva

Ensino