Tecnologia Bancaria no Brasil: uma Historia de Conquistas, uma Visão de Futuro

Junho, 2010

Autor(es)

Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca

Download do livro: Tecnologia Bancaria no Brasil uma Historia de Conquistas uma Visao de Futuro (pdf 3MB)

O objetivo central deste Projeto é estudar e documentar a evolução da tecnologia bancária no Brasil, identificando os fatores chave de seu sucesso e, também, tentar projetar os novos rumos dessa tecnologia. Este Projeto é uma provocação e um convite para que todos que participaram do desenvolvimento da Tecnologia Bancária no Brasil, reconhecida mundialmente como referência em inovação e qualidade, contem suas histórias. É também um desafio às novas gerações, para que continuem escrevendo essa história de sucesso.

A primeira etapa do projeto foi a publicação do livro “Tecnologia Bancária no Brasil. Uma história de Conquistas, Uma Visão de Futuro”, cuja primeira edição foi comemorativa dos 20 anos do Ciab Febraban (Congresso Internacional de Automação Bancária da Federação Brasileiros de Bancos) e teve a coordenação editorial da jornalista Sonia Penteado.

O FGVcia, que estuda o setor desde 1990, propôs em 2004 um estudo alinhado com este projeto que ganhou o impulso que precisava quando, no início de 2009, um dos executivos mais representativos do setor (dirigiu: a área de TI do Itaú, do Real ABN Anro, a Itautec e perto da metade dos mandatos do CNAB e do Ciab Febraban) o Carlos Eduardo Correa da Fonseca, aceitou o convite para trabalharmos juntos numa parceria que no início de 2010 contou com o apoio decisivo da Febraban e dos patrocinadores da primeira edição do livro.

O projeto já envolveu mais de 100 profissionais entre CIOs dos bancos; executivos de empresas de TI; analistas de institutos de pesquisa em TI, professores e doutorandos da GV, além da participação dos Centros de Estudo e Pesquisa: FGVcia; GVceb (Centro de Excelência Bancária); Fórum de Inovação; CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação da FGV) e da FGV RAE que foi a editora do livro.