Implementando Melhorias na Área de Expurgo de um Centro de Material e Esterilização

Janeiro, 2019

Curso

Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão da Saúde

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Fernanda Torquato Salles Bucione

Orientador

O estudo visa instituir dinâmica de melhoria da qualidade de processos implementados na Saúde, especificamente os da área do expurgo do Centro de Material e Esterilização (CME), que é responsável pelo processamento de produtos para a Saúde no âmbito da cadeia de atendimento ao paciente. 

A proposta de melhorias da qualidade dos processos acontece a partir da avaliação dos riscos de um hospital privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma análise descritiva e como abordagem metodológica de pesquisa-ação. O estudo divide-se em fases conforme metodologia proposta: preparação e diagnóstico, planejamento, ação e análise. 

A fase de preparação e diagnóstico foi realizada pela instituição utilizando a ferramenta Healthcare Failure Mode and Effect Analysis (HFMEA) para o mapeamento dos riscos. Nessa etapa, foram identificados quatorze modos de falha: três de riscos críticos, cinco de riscos altos, dois de riscos moderados e quatro de riscos menores; adicionalmente, foram identificadas vinte e duas causas potenciais. 

Mediante os resultados preliminares, foram realizados o planejamento das ações. Foram utilizadas ferramentas da qualidade para a construção de melhorias, que foram implantadas na área de expurgo. Na fase de análise houve nova verificação do cenário de risco da área por meio da ferramenta já utilizada previamente pela instituição: o HFMEA. 

Os novos resultados apresentaram nove modos de falha: um de risco alto, um de risco moderado e sete de riscos menores, sendo distribuídos em nove causas potenciais. Quando comparados os resultados do primeiro HFMEA com o segundo foi observada redução em 36% das situações de risco. As situações de risco baixo foram elevadas em 75%. Entretanto, foram diminuídos em 50% os riscos moderados, 80% os riscos altos e 100% os riscos críticos. 

O trabalho possibilitou a implantação de melhorias conforme a criticidade dos riscos mapeados, permitindo o aumento da segurança no processo de limpeza de um centro de material e esterilização.

Ensino