Cuidado centrado no paciente e sua aplicabilidade em um hospital público universitário
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
O cuidado centrado no paciente reconhece e valoriza os diferentes sujeitos oferecendo uma
assistência individualizada, integral e humanizada, sintetizando o acolhimento. Envolve pacientes, equipe multiprofissional e gestores. Não existe um consenso ou uma única definição sobre o cuidado centrado no paciente, mas todos os dados encontrados na literatura convergem para o envolvimento e a participação do paciente, dos familiares e da equipe de Saúde de forma conveniente e equilibrada, a fim de tornar a assistência mais segura e eficaz.
O objetivo do trabalho é avaliar a percepção dos gestores de um hospital público universitário sobre o cuidado centrado no paciente desenvolvido na casa de Saúde estudada. A pesquisa qualitativa e exploratória acontece a partir de entrevistas realizadas com os gestores da alta liderança da unidade.
Os resultados das entrevistas mostram a visão dos gestores do hospital. Eles consideram não ser possível implementar no local o modelo centrado no paciente porque existem barreiras internas que impedem a realização da iniciativa no momento, mas os gestores percebem um cenário promissor para a adoção do modelo pretendido. A unidade dispõe de equipe multiprofissional que vem sendo reconhecida e valorizada, principalmente com acreditação (certificado de qualidade), em um processo recente e em fase inicial.
O avanço da proposta requer uma mudança na cultura organizacional, o que depende de intencionalidade da direção, com envolvimento das lideranças de todas as profissões envolvidas no cuidado centrado no paciente. Trata-se de um processo longo e gradual, que requer esforços de todos os envolvidos, principalmente em um momento no qual o hospital enfrenta a falta de recursos humanos e financeiros.