Rubens da Costa Santos

Graduado (1970) e Mestre (1973) em Administração de Empresas pela Univ. de São Paulo (1970), PhD em Marketing (Business Administration) pela The Univ. of Texas at Austin (1977) com título duplamente reconhecido pela USP. É membro do CMO Council e da Comissão de Ética do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária desde 1986. Professor Doutor da FEA/USP (1973-99) e Professor Sênior (2008-11), Professor Titular FGV/SP (1995-2005). Ampla experiência acadêmica em Administração como Professor e Coordenador (USP, FGV, FIA e UNASP/SP). Orientador do Programa ALI/SEBRAE e bolsista CNPq (2013/2015). Pesquisador Responsável Projeto PIPE Fase 1 FAPESP (Bolsista P3 2017-2018). Na área empresarial atuou como executivo nas áreas de Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico em várias organizações (Heublein, Novagencia Propaganda, Singer e SUSA) e como consultor desenvolveu projetos na FIA, FGV e atuação independente. Desenvolve pesquisas e projetos nos temas: Marketing, Comportamento do consumidor, Inovação, Gestão e Planejamento Estratégico.
Artigos
COSTA, Francisco José da; SANTOS, R. C. Um Estudo sobre as Ações Sociais no Setor Varejista no Brasil. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 9, p. 115-137, 2008.
BISCOLA, Paulo Henrique Nogueira ; SANTOS, R. C. Valor Percebido pelos Consumidores: Estudo Exploratório em Relação às Lojas. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 10, p. 104-127, 2008.
PRADO, Paulo H M ; SANTOS, R. C. Comprometimento e Lealdade ao Fornecedor: dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? RAI. Revista de Administração e Inovação, v. 4, p. 1-15, 2007.
SANTOS, R. C. Inovações na Vitrine. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, 2005.
SANTOS, R. C.; COSTA, Francisco José da. As Ações de Responsabilidade Social no Varejo Brasileiro: uma análise exploratória. Faces (FACE/FUMEC), Belo Horizonte - MG, v. 4, n.2, p. 49-68, 2005.
SANTOS, R. C. Compra Compulsiva e a Influência do Cartão de Crédito. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, p. 89-99, 2004.
SANTOS, R. C. Mensurando Valor e Performance na Prestação de Serviços Sociais. GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 2, n.1, p. 1-16, 2004.
SANTOS, R. C. Made in Brazil. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, São Paulo, v. 2, n.3, p. 33-37, 2003.
SANTOS, R. C.; SILVA, João Carlos Garzel Leodoro da. Importância das Estratégias de Marketing para as Empresas Brasileiras de Papel e Celulose. Floresta (UFPR), Curitiba, v. 31, n.1/2, p. 72-84, 2002.
SANTOS, R. C. Gestão de Marcas. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.3, p. 103, 2001.
SANTOS, R. C.; FARIAS, Salomão Alencar. Modelagem de Equações Estruturais e Satisfação do Consumidor: Uma Investigação. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n.3, p. 107-132, 2000.
SANTOS, R. C.; CASTRO, V. M. F. Uma Proposição Sistêmica para o Desenvolvimento de Embalagens. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 38, p. 26-38, 1998.
SANTOS, R. C.; CASTRO, V. M. F. A Systemic View and Validation of Food Packaging in the Brazil in a Context. Journal of Food Products Marketing, Estados Unidos, v. 4, n.4, p. 75-91, 1997.
SANTOS, R. C.; FONSECA, A. C. Patrocínio e Mecenato: Ferramentas de enorme potencial para as empresas. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 36, p. 17-25, 1996.
SANTOS, R. C. Recentes Contribuições para o Marketing Industrial. Marketing Industrial, São Paulo, v. 4, p. 62-68, 1996.
Livros
SANTOS, R. C. Comportamento do Consumidor no Varejo. 1. ed. São Paulo: Know How, 2013. v. 1. 224p .
SANTOS, R. C. Localização no Varejo. 1a. ed. São Pauo: Editora Know How Tecnologia Educacional, 2012. v. 1. 201p.
Alves, Claudio (Org.); Giacometti, Haroldo Clemente (Org.); Natal, João Carlos (Org.); Arantes, João Carlos (Org.); Sacramento, José Miguel Noronha (Org.); Figueiredo, Júlio César Bastos de (Org.); RODRIGUES, Leonel Cezar (Org.); Ikeda, Ricardo (Org.); SANTOS, R. C. (Org.); Mazon, Rubens (Org.); Casado, Tania (Org.); Lisboa, Teresinha Covas (Org.). Manual de Gestão Empresarial: Conceitos e Aplicações nas Empresas Brasileiras. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007. v. 1. 307p .
BARRIZZELLI, Nelson (Org.); SANTOS, R. C. (Org.). Lucratividade pela Inovação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2006. v. 1. 286p.
SANTOS, R. C.; ZYLBERSZTAJN, Decio; FARINA, E. M. M. Q. O Sistema Agroindustrial do Café. 1. ed. Porto Alegre: Editora Ortiz, 1993. v. 1. 277p.
Capítulos de livros
SANTOS, R. C. Marketing de Produtos e Serviços Brasileiros no Exterior. In: OLIVEIRA, J.F.de. (Org.). Gestão Estratégica Internacional. 1ed. São Paulo: Saraiva Editora, 2008, v. 1, p. 1-150.
SANTOS, R. C. Marketing. In: Santos, Rubens da Costa. (Org.). Manual de Gestão Empresarial: Conceitos e Aplicações nas Empresas Brasileiras. 1ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2007, v. 1, p. 45-69.
SANTOS, R. C. Vendas. In: Rubens da Costa Santos. (Org.). Manual de Gestão Empresarial: Conceitos e Aplicações nas Empresas Brasileiras. 1ed. São Paulo: Atlas, 2007, v. 1, p. 79-91.
SANTOS, R. C.; COSTA, Francisco José da. Ações Colaborativas de Responsabilidade Social no Varejo Brasileiro. In: Juracy Parente; Jacob Jacques Gelman. (Org.). Varejo e Responsabilidade Social: Visão Estratégica e Práticas no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2006, v. , p. 87-101.
SERIO, Luiz Carlos Di ; SANTOS, R. C. Acelerando a Estrada da Conectividade. In: Nelson Barrizzelli; Rubens da Costa Santos. (Org.). Lucratividade pela Inovação. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2006, v. 1, p. 139-172.
SERIO, Luiz Carlos Di ; SANTOS, R. C. Ponte para a Competitividade. In: Nelson Barrizzelli; Rubens da Costa Santos. (Org.). Lucratividade pela Inovação. 2 ed .Rio de Janeiro: Elsevier Edotira Ltda., 2006, v. 1, p. 244-275.
BARRIZZELLI, Nelson ; SANTOS, R. C. A Economia Brasileira sob a Ótica da Conectividade. In: Nelson Barrizzelli; Rubens da Costa Santos. (Org.). Lucratividade pela Inovação. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, v. 1, p. 1-19.
SANTOS, R. C. Uma Visão sobre a Segmentação de Mercado no Brasil. In: Art Weinstein. (Org.). Segmentação de Mercado. 1 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1995, v. 1, p. 297-306.
SANTOS, R. C. Cooperativa Agropecuária Holambra: Uma Organização em Mudança. In: Rubens da Costa Santos. (Org.). Estudos de Caso em Agribusiness. 1 ed. Porto Alegre: Ortiz, 1993, v. 1, p. 127-161.
Relatórios de pesquisa