Marcos Fava Neves

Marcos Fava Neves

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999). Professor livre-docente da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Administração da FEA-RP/USP (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, com aplicações em Agronegócios e Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing Estratégico, Redes (Networks), Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing (PGEM) e Canais de Distribuição.

 

Artigos: 

NEVES, MARCOS FAVA; NETO, LOURIVAL CARMO MONACO; CAMBAÚVA, VINÍCIUS; THOMÉ E CASTRO, LUCIANO; LOURENÇO, CARLOS EDUARDO. Fertilizantes Tocantins: growing in the challenging fertilizer business. International Food and Agribusiness Management Review, v. 2, p. 1-12, 2022.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Brazil 2022-2023 Orange Crop Forecast. Fruit Processing, v. 32, p. 234-237, 2022.

SENESI, S.; PALAU, H.; NEVES, M. F. Innovation in Agri-food Systems: a systematic mapping of the literature. International Journal on Food System Dynamics, v. 12, p. 1, 2021.

GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI; RODRIGUES, JONNY MATEUS; ZAMBALDI, FELIPE; NEVES, MARCOS FAVA. Distribution Effectiveness through Full- and Self-service Channels under Economic Fluctuations in an Emerging Market. Journal of Retailing, v. 1, p. 1-16, 2021.

NEVES, M. F. O Potencial das Exportações do Agronegócio. Revista de Política Agrícola, v. 30, p. 123-127, 2021.

JÚNIOR, CAETANO HABERLI; SPERS, Eduardo Eugênio; DE LIMA, LILIAN MALUF; DA COSTA SIMÕES, DÉBORA; NEVES, MARCOS FAVA. Brazilian Farmer Confidence in Business Performance. International Food and Agribusiness Management Review, v. 11, p. 1-18, 2021.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Another Smaller Orange Crop in Brazil: 2021-2022 forecast. Fruit Processing, v. 6, p. 186-192, 2021.

GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI; RODRIGUES, JONNY MATEUS; ZAMBALDI, FELIPE; NEVES, MARCOS FAVA. Numeric or Weighted Distribution? The effect of different channel performance metrics on market share. Journal of Marketing Channels, v. 26, p. 1-12, 2020.

NEVES, M. F. O Agronegócio nos Tempos de Coronavírus. Revista Agronomia Brasileira, v. 4, p. 1-7, 2020.

NAKATANI, J. K.; NEVES, M. F. Produção de Hortaliças em Grande Escala. Pesquisa Agropecuária Brasileira (online), v. 40, p. 13-21, 2020.

NEVES, MARCOS FAVA; TROMBIN, Vinícius Gustavo; MARQUES, VITOR NARDINI; MARTINEZ, LETICIA FRANCO. Global Orange Juice Market: a 16-year summary and opportunities for creating value. Tropical Plant Pathology, v. 45, p. 1, 2020.

NEVES, M. F.; MARQUES, V. N.; MARTINEZ, L. F.; CAMBAUVA, V.; SPERS, E. E. O Modelo MarkAlim para Oportunidades no Marketing de Alimentos. Revista Agronomia Brasileira, v. 4, p. 1-8, 2020.

NEVES, M. F.; MARQUES, V. N.; MARTINEZ, L. F.; CAMBAUVA, V. Os Desafios de Comunicação do Agronegócio: o método AgroPlanCom. Revista de Agronomia Brasileira, v. 4, p. 1-10, 2020.

NEVES, MARCOS FAVA; CAMBAÚVA, VINÍCIUS; MARQUES, VITOR NARDINI; MARTINEZ, LETICIA FRANCO. A Nova Agenda Estratégica do Agronegócio. Revista Agronomia Brasileira, v. 4, p. 1-8, 2020.

NEVES, MARCOS FAVA; VALERIO, FLAVIO RUHNKE; CAMBAÚVA, VINÍCIUS; MARQUES, VITOR NARDINI. Modelo MAPEA - Mercados-Alvo Para Exportação de Alimentos. Revista Agronomia Brasileira, v. 4, p. 1-8, 2020.

NEVES, M. F.; MARTINEZ, L. F. O Modelo GAS-Agro para Projetos de Desenvolvimento Sustentável. Revista de Agronomia Brasileira, v. 4, p. 1-10, 2020.

NEVES, MARCOS FAVA; GRAY, ALLAN WAYNE; LOURENÇO, CARLOS EDUARDO; SCOTT, FRANCISCO ALBERT. Mantiqueira: innovating and disrupting in the egg business. International Food and Agribusiness Management Review, v. 1, p. 1-24, 2020.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. The Citrus Belt Forecast for 2020/2021 in Brazil. Fruit Processing, v. 6, p. 186-190, 2020.

NEVES, MARCOS FAVA; KALAKI, RAFAEL BORDONAL; RODRIGUES, JONNY MATEUS; GRAY, ALLAN WAYNE. Strategic Planning and Management of Food and Agribusiness Chains: the ChainPlan Method (Framework). RBGN-Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 21, p. 628-646, 2019.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Brazilian Citrus Belt 2019/2020 Crop Forecast. Fruit Processing, v. 5, p. 164-168, 2019.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. The Citrus Belt Forecast for 2018/19 in Brazil and Market Implications. Fruit Processing, v. 5/2018, p. 159-161, 2018.

E CASTRO, LUCIANO THOMÉ; NEVES, MARCOS FAVA; DOWNEY, W. SCOTT; TORRES, MANAMI KAWAGUSHI. The Brazilian Cotton Marketing Initiative: ‘Sou de Algodão’ case. International Food and Agribusiness Management Review, v. 21, p. 669-678, 2018.

NAKATANI, JULIO KYOSEN; NEVES, MARCOS FAVA. Supply Chain Planning and Management Method: the fruit purchasing company case. Revista Brasileira de Fruticultura (online), v. 40, p. 1-11, 2018.

MONTANARI, MARIA; RODRIGUES, JONNY; GIRALDI, JANAINA; NEVES, MARCOS. Country of Origin Effect: a study with Brazilian consumers in the luxury market. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 15, p. 348-362, 2018.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Another Decline in the Orange Juice Market. Fruit Processing, v. 10, p. 330-332, 2018.

KALAKI, RAFAEL BORDONAL; NEVES, MARCOS FAVA. Plano Estratégico para o Sistema Agroindustrial Citrícola Brasileiro. Gestão & Produção, v. Jan, p. 1, 2017.

CASTRO, L. T.; NEVES, M. F.; AKRIDGE, J. T. A Comparative Analysis of Channel Incentive Programs in Brazil and the USA. International Journal of Emerging Markets (Print), v. 12, p. 263-278, 2017.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. A Challenging Year for the FCOJ Supply Chain. Fruit Processing, v. 27, p. 94, 2017.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. The Information Revolution in the Juice Business. Fruit Processing, v. 4/2017, p. 126-127, 2017.

TROMBIN, V. G.; NEVES, M. F. Where to Expect Food and Juice Markets Growth in the World. Fruit Processing, v. 27, p. 159-160, 2017.

MUNHOS, L. M.; NEVES, M. F. Strategies for Turning Exotic Fruits Into Attractive Products. Fruit Processing, v. 7/2017, p. 242, 2017.

NEVES, M. F. Global Trends for Food, Fruit and Juice Companies. Fruit Processing, v. 27, p. 361-363, 2017.

MANOEL, A. A. S.; MORAESB, M. B. C.; SANTOSC, D. F. L.; NEVES, M. F. Determinants of Corporate Cash Holdings in Times of Crisis: insights from Brazilian sugarcane industry private firms. International Food and Agribusiness Management Review, v. 21, p. 201-218, 2017.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; BARBOSA, J. C.; AYRES, A. J. The New Method of Citrus Forecast in Brazil. Fruit Processing, v. 1/2016, p. 6-10, 2016.

NEVES, M. F.; GRAY, A. W.; BOURQUARD, B. A. Copersucar: A World Leader in Sugar and Ethanol. The International Food and Agribusiness Management Review (Online), v. 19, p. 207-240, 2016.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; MONACO NETO, L. C.; AYRES, A. J.; BARBOSA, J. C. What to Expect from the Brazilian Orange Production for the 2016-2017 Season. Fruit Processing, v. 26, p. 138-141, 2016.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. A Collection of Twenty Messages about Food and Juices Marketing. Fruit Processing, v. 26, p. 230-231, 2016.

THOMÉ E CASTRO, LUCIANO; MENDES MACHADO, PRISCILLA; FAVA NEVES, MARCOS; FAVA SCARE, ROBERTO. Satisfaction of Private Interest Associations’ Members: a study with sugarcane producers in Brazil. Revista de Administração (FEA-USP), v. 51, p. 246-254, 2016.

NEVES, M. F.; KALAKI, R. B.; TROMBIN, V. G.; RODRIGUES, J. M. Sugarcane Industry Development Analysis from the Perspective of Agro-Industrial System Quantification. Research in Agriculture, v. 1, p. 42-57, 2016.

SCARE, R. F.; NEVES, M. F.; BARA, J. G.; SIMPRINI, E. S.; CASTRO, L. T. E. Attitude towards Sustainable Agriculture: future farmers and agronomist perspectives in Brazil. International Journal of Advances in Management and Economics, v. 4, p. 124-132, 2015.

NEVES, M. F.; VALERIO, F. R. O Que Tira o Sono do Produtor? Agroanalysis (FGV), v. 35, p. 23-24, 2015.

NEVES, M. F.; VALERIO, F. R.; PAROLIN, R. M. O Caso da Cooperativa CHS. Agroanalysis (FGV), v. 35, p. 35-37, 2015.

VENKATESAN, RAJKUMAR; FARRIS, PAUL; GUISSONI, LEANDRO A.; NEVES, MARCOS FAVA. Consumer Brand Marketing through Full- and Self-Service Channels in an Emerging Economy. Journal of Retailing, v. 91, p. 644-659, 2015.

NEVES, M. F.; KALAKI, R. B.; TROMBIN, Vinícius Gustavo. Citricultura: perspectivas para a produção brasileira. Agroanalysis (FGV), v. 35, p. 26-27, 2015.

NEVES, M. F.; TREVIZO, M. R. Gestão da Inovação em Empresas da Indústria Sucroenergética. Revista de Administração da FATEA, v. 10, p. 6-21, 2015.

CASTRO, L. T. E.; NEVES, M. F.; SCARE, R. F. Eficiência de Representação das Associações de Produtores de Cana-de-açúcar no Brasil. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 17, p. 383-397, 2015.

SCARE, R. F.; NEVES, M. F.; BARA, J. G.; SIMPRINI, E. S.; CASTRO, L. T. Attitude Towards Sustainable Agriculture go Towards Sustainable Agriculture of Future Farmers and Agronomist Generation in Brazil. Sustainable Business International Journal, v. 53, p. 1-23, 2015.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. E.; KALAKI, R. B.; ANTOLINI, L. S.; SCARE, R. F. A Strategic Plan Proposal for Private Interest Associations (PIA): the case of Orplana. Business Management Review (BMR), v. 12, p. 370-379, 2015.

NEVES, M. F.; GERBASI, T.; KALAKI, R. B.; PINTO, Mairun J. A. Cana de açúcar: Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental. Agroanalysis (FGV), v. 34, p. 27-28, 2014.

NEVES, M. F. Laranja: Decisão Judicial Desastrada. Agroanalysis (FGV), v. 34, p. 15-15, 2014.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; KALAKI, R. B.; GERBASI, T. Mapping and Quantification of the Beef Chain in Brazil. The International Food and Agribusiness Management Review (Online), v. 17, p. 125-138, 2014.

NEVES, M. F. Agronegócio: Ameaças para as Cadeias Produtivas Integradas. Agroanalysis (FGV), v. 34, p. 21, 2014.

NEVES, M. F.; VALERIO, F. R.; RIPOLI, M. L. C. Educação e Treinamento: realidade no Brasil. Agroanalysis (FGV), v. 34, p. 20-20, 2014.

NEVES, MARCOS FAVA; TROMBIN, Vinícius Gustavo; KALAKI, RAFAEL BORDONAL. Mercado Brasileiro de Suco de Laranja: uma alternativa para mitigar os efeitos do declínio do consumo no mundo. Citrus Research & Technology, v. 35, p. 61-71, 2014.

NEVES, MARCOS FAVA; TROMBIN, Vinícius Gustavo; KALAKI, RAFAEL BORDONAL. Peeling Back the Citrus in Brazil: mapping and quantification of the Brazilian citrus chain. Citrus Research & Technology, v. 35, p. 45-60, 2014.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Citricultura: Administrar o Estoque. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 23-24, 2013.

NEVES, M. F.; SCARE, R. F. The Global Competition for Talented People. International Food and Agribusiness Management Review, v. 16, p. 105-108, 2013.

NEVES, M. F. Índia: Impactos do Crescimento e Da Agricultura. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 18-19, 2013.

NEVES, M. F. Emerging Markets: Entry Rules. India-China Chronicle, v. 1, p. 23-25, 2013.

NEVES, M. F.; CASTRO, R. Indústria da Cana: Vetor de Desenvolvimento. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 14-15, 2013.

CASTRO, L. T. E.; NEVES, M. F.; NAKATANI, J. K. Modelos Organizacionais para Parcerias Público-privadas na Irrigação Pública no Brasil. Revista de Administração (FEA-USP), p. 268-280, 2013.

NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A. Trading: orientação das cadeias alimentares. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 25-26, 2013.

NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A.; NAKATANI, J. K. Modelo de Negócio: A Nova Era da Agricultura. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 25-25, 2013.

NEVES, M. F. Noodles Entangled: Challenges of Chinese Food Companies in Going Global. India-China Chronicle, v. 1, p. 08-11, 2013.

NEVES, M. F.; GERBASI, T. Continente Africano: consumidor e produtor. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 21-22, 2013.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; KALAKI, R. B.; LOPES, F. F. Competitiveness of the Orange Juice Chain in Brazil. The International Food and Agribusiness Management Review (online), v. 16, p. 34-49, 2013.

NEVES, M. F. Will India Be a Food Supplier to China? India-China Chronicle, v. 8, p. 28-30, 2013.

NEVES, M. F. O Que Fazer Para o Café Ser Um Negócio Atraente. Visão Agrícola (USP / ESALQ), v. 8, p. 121-123, 2013.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. An Essay on Marketing Performance Assessment: Opportunities in the Context of Researches in Marketing in Brazil. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 201-229, 2013.

NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R. The Benefits of Sugarcane Chain Development in Africa. The International Food and Agribusiness Management Review (Online), v. 15, p. 159-166, 2012.

NEVES, M. F. Café: Agregar Valor. Agroanalysis (FGV), v. 32, p. 17-18, 2012.

NEVES, M. F. The Agribusiness of Brazil: a major target to foreign direct investments. Update: Food and Drug Law, Regulation and Education, v. 1, p. 20-22, 2012.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Cadeia Produtiva do Suco de Laranja: proposta de agenda. Agroanalysis (FGV), v. 32, p. 18-19, 2012.

NEVES, M. F. Setor Sucroenergético: Ações para Revitalização. Agroanalysis (FGV), v. 32, p. 34-35, 2012.

NEVES, M. F. How to Innovate and Feed the World. India-China Chronicle, v. 01, p. 06-10, 2012.

NEVES, M. F.; CONEJERO, M. A. Uma Contribuição Empírica para Geração de Métodos de Planejamento e Gestão. Revista de Administração (FEA-USP), v. 47, p. 699, 2012.

NEVES, M. F.; PINTO, Mairun J. A.; LIMA JUNIOR, J. C. Mapping and Quantification of the Cotton Chain in Brazil. The International Food and Agribusiness Management Review (online), v. 15, p. 185-193, 2012.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. An Innovative Approach for Sustainable Insertion of Smallholders in Food Chains. Innovative Marketing (Print), v. 8, p. 21-31, 2012.

JULCA-BRICEÑO, B. M.; NEVES, M. F. Caracterización de Sistemas Agroindustriales: Um Estudio Comparativo de Los Sectores Sucroenergéticos de Brasil y Colombia. Interciencia (Caracas), v. 36, p. 356-364, 2011.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; CONSOLI, M. A.; JULCA-BRICEÑO, B. M.; NOGUEIRA, J. G. A. Análisis del Sector Sucroenergético Brasileiro Bajo um Enfoque de Planificación Estratégica. Agroalimentaria (Caracas), v. 17, p. 29-45, 2011.

NOGUEIRA, J. G. A.; NEVES, M. F. Exportação de Frutas: Competitividade Brasileira. Agroanalysis (FGV), v. 31, p. 22-23, 2011.

BARCELLOS, M. D.; SAAB, M. S. B. L. M.; PEREZ-CUETO, F. A.; PERIN, M. G.; NEVES, M. F.; VERBEKE, W. Pork Consumption in Brazil: Challenge and Opportunities for the Brazilian Pork Production Chain. Journal on Chain and Network Science (print), v. 11, p. 99-113, 2011.

NEVES, M. F.; GOMES, C. C. M. P.; TROMBIN, V. G. Financing Chain Associations. International Food and Agribusiness Management Review, v. 14, p. 215-225, 2011.

NEVES, M. F. Food Chains and the Reasons behind Rising Food Prices. Food Chain, v. 1, p. 52-70, 2011.

NEVES, M. F.; SCARE, R. F. Defining an Agribusiness Strategic Agenda for 2010-2020. International Food and Agribusiness Management Review, v. 13, p. 83-90, 2010.

NEVES, M. F. Demanda de Sucos de Frutas: Impacto na Laranja Brasileira. Agroanalysis (FGV), v. 30, p. 32-32, 2010.

NEVES, M. F. The Food Chains Environment and the Role of China and Brazil Building a “Food Bridge”. China Agricultural Economic Review, v. 2, p. 25-35, 2010.

NEVES, M. F.; JULCA-BRICEÑO, B. M. Tendencias Globales que Afectan el Consumo de Alimentos. Indualimentos, v. 12, p. 16-19, 2010.

CASTRO, L. T.; LOPES, F. F.; NEVES, M. F.; SANCHES, J. P. Redes, Capital Social e Marketing como Elementos Fundamentais para a Agricultura Familiar: Uma Experiência no Projeto de Irrigação Jaiba. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 12, p. 386-398, 2010.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F.; BONIZIO, R. C. Proposta de Avaliação dos Resultados do Programa de Comunicações de Marketing sob a Perspectiva da Criação de Valor para as Organizações. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 9, p. 122-148, 2010.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; CONSOLI, M. A. Measurement of Sugar Cane Chain in Brazil. The International Food and Agribusiness Management Review (Online), v. 13, p. 37-53, 2010.

NEVES, M. F. Private Labels Even Within Premium Segments. Fleischwirtschaft International, v. 25, p. 51-52, 2010.

CONEJERO, M. A.; NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Environmental Scenarios for Mandatory Biofuel Blending Targets: An Application of Intuitive Logics. Future Studies Research Journal, v. 2, p. 99-136, 2010.

NEVES, M. F. Planificación y Gestión Estratégica do los Sistemas Productivos para Mejorar la Competitividad: El Método GESis. Agroalimentaria (Caracas), v. 16, p. 77-93, 2010.

NEVES, M. F. The 2020 Strategic Marketing Agenda. Innovative Marketing (Print), v. 6, p. 63-70, 2010.

NEVES, M. F. Clean Energy Policies for China: The Case of Ethanol. China Agricultural Economic Review, v. 2, p. 472-483, 2010.

PRADO, L. S.; JULCA-BRICEÑO, B. M.; NEVES, M. F.; MERLO, E. M. Responsabilidad Social Corporativa: Su Comunicación en las Redes Supermercadistas de Brasil y México. Indualimentos, v. 12, p. 114-117, 2010.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; CONEJERO, M. A. A Method for Strategic Planning of Food and Bioenergy Chains (CHAINPLAN) Applied to the Sugarcane Chain in Brazil. Journal on Chain and Network Science (Print), v. 10, p. 193-206, 2010.

JULCA-BRICEÑO, B. M.; NEVES, M. F. Estrategias de Comunicación Institucional em Organizações Agroindustriais: Caso UNICA. Journal Visión Gerencial, v. 9, p. 332-347, 2010.

BEGIATO, G. F.; SPERS, E. E.; CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Cacau: Alternativa Irrigada no Rio São Francisco. Agroanalysis (FGV), v. 29, p. 20-20, 2009.

LIMA, G. B.; CARVALHO, D. T.; CARLETTI FILHO, P. T.; NEVES, M. F. Integração e Coordenação Vertical na Cadeia de Papel e Celulose: O Caso Votorantim (VCP). FACEF Pesquisa, v. 12, p. 6, 2009.

BEGIATO, G. F.; SPERS, Eduardo Eugênio; NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. E. Análise do sistema Agroindustrial e Atratividade dos Vales do São Francisco para a Cacauicultura Irrigada. Custos e @gronegócio Online, v. 5, p. 55-87, 2009.

TAVARES, L. S.; NEVES, M. F. O Segredo da Colômbia. Agroanalysis (FGV), v. 28, p. 19-21, 2008.

NEVES, M. F.; SAAB, M. S. B. L. M. Dez Mudanças Estruturais nos Frigoríficos. Agroanalysis (FGV), v. 28, p. 22-24, 2008.

COZER, C. E. P.; DOMHOF, M. L.; SAAB, M. S. B. L. M.; NEVES, M. F. Marketing e Estratégia em Flores. Agroanalysis (FGV), v. 28, p. 35-36, 2008.

NEVES, M. F. Strategies for Solving the Food Inflation Problem. International Food and Agribusiness Management Review, v. 11, p. 179-186, 2008.

CONSOLI, M. A.; NEVES, M. F. A Method for Building New Marketing Channels: The Case of Door-to-door in Dairy Products. Direct Marketing (print), v. 2, p. 174-185, 2008.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Agronegocio y Desarollo Sustentable. Agroalimentaria (Caracas), v. 27, p. 2, 2008.

CARVALHO, H. C.; TSURITA, M.; NEVES, M. F. Biodiesel: Agenda Estratégica. Agroanalysis (FGV), v. 28, p. 39, 2008.

NEVES, M. F. Gestão Estratégica de Sistemas Produtivos (GESis): Método para Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais. Revista de Administração (FEA-USP), v. 43, p. 1, 2008.

NEVES, M. F.; JANK, M. S.; LOPES, F. F. Agenda 2015. Agroanalysis (FGV), v. 27, p. 15-18, 2007.

NEVES, M. F.; JANK, M. S.; LOPES, F. F.; TROMBIN, V. G. Conjuntura Favorável. Agroanalysis (FGV), v. 27, p. 12, 2007.

NEVES, M. F. Strategic Marketing Plans and Collaborative Networks. Marketing Intelligence & Planning, v. 25, p. 175-192, 2007.

NEVES, M. F.; LOPES, F. F.; TROMBIN, V. G.; AMARO, A. A.; NEVES, E. M.; JANK, M. S. Mudanças Geográficas. Agroanalysis (FGV), v. 27, p. 12-16, 2007.

NEVES, M. F.; LOPES, F. F.; TROMBIN, V. G. Condições de Barganha. Agroanalysis (FGV), v. 27, p. 12-13, 2007.

YUUKI, P. Y.; CONEJERO, M. A.; NEVES, M. F. Avaliação dos Impactos Econômicos da Produção de Biodiesel no Brasil. Organizações Rurais e Agroindustriais (UFLA), v. 9, p. 53-68, 2007.

NEVES, M. F.; AMARAL, R. O. Oportunidades e Desafios. Agroanalysis (FGV), v. 27, p. 30-32, 2007.

CONSOLI, M. A.; NEVES, M. F.; LOPES, F. F. Custos dos Fluxos de Marketing: Caso de uma Empresa de Alimentos Utilizando o Modelo de Eficiência do Canal. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 8, p. 77-103, 2007.

CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Innovative Sales Planning and Management: A Framework Proposition. Innovative Marketing (Print), v. 3, p. 1, 2007.

CONEJERO, M. A.; NEVES, M. F. Gestão de Crédito de Carbono: Um Estudo Multicasos. Revista de Administração (FEA-USP), v. 42, p. 1, 2007.

CASTRO, L. T.; NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A.; CAMPOS, E. M. Relacionamento e Conflitos em Canais de Distribuição: Um Estudo em Insumos Agrícolas. Revista de Administração (FEA-USP), v. 42, p. 1, 2007.

PIZZINATTO, N. K.; SPERS, E. E.; NEVES, M. F. Um Método para Previsão de Vendas Cumulativas por Intervalo em Promoções. Revista de Administração (FEA-USP), v. 42, p. 363-372, 2007.

NEVES, M. F.; LOPES, F. F.; TROMBIN, V. G.; AMARO, A. A.; NEVES, E. M.; JANK, M. S. Mais Gestão e Tecnologia. Agroanalysis (FGV), v. 27, p. 14-16, 2007.

FRACALANZA, P. S.; FERREIRA, A. N.; NEVES, M. F. Impacts of a liberalization in the USA market for Frozen Concentrated Orange Juice: why Florida's producers are so afraid? Revista de Economia e Sociologia Rural (impresso), v. 45, p. 855-877, 2007.

NEVES, M. F.; CONEJERO, M. A. Sistema Agroindustrial da Cana: Cenários e Agenda Estratégica. Economia Aplicada (Impresso), v. 11, p. 587-604, 2007.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M. Crise Agrícola: Efeito Domino. Agroanalysis (FGV), v. 26, p. 418, 2006.

NEVES, M. F.; CAMPOS, E. M.; LOPES, F. F.; ROSSI, R. M. Comportamento do Consumidor Organizacional de Laranja e Suco de Laranja. REGE. Revista de Gestão USP, v. 13, p. 75-86, 2006.

CONEJERO, M. A.; NEVES, M. F. Marketing Ambiental e Redes Internacionais: O Caso Orsa Florestal. Revista Gerenciais (UNINOVE. Impresso), v. 5, p. 75-85, 2006.

NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A.; CLARO, D. P.; ZYLBERSZTAJN, D. Building Joint Ventures in 6 Steps: A South American Case. Problems and Perspectives in Management, v. 4, p. 12-25, 2006.

NEVES, M. F.; TEIXEIRA, L.; LOPES, F. F. Juice Consumer Behavior in Brazil. Fruit Processing, Schönborn, Germany, v. 1, n.3, p. 86-90, 2005.

NEVES, M. F.; LOPES, F. F. Opportunities for The Brazilian Orange Chain. Fruit Processing, Schönborn, Germany, v. 3, p. 142-144, 2005.

NEVES, M. F.; CAMPOS, E. M. O Comportamento do Consumidor. Agroanalysis (FGV), São Paulo, v. 25, n.7, p. 24-26, 2005.

NEVES, M. F.; CONEJERO, M. A.; SPINELLI, P. B. Agenda para o Aumento da Competitividade. Agroanalysis (FGV), São Paulo, v. 02, p. 33-34, 2005.

NEVES, M. F.; SAES, M. S. M.; ESCUDEIRO, F. H.; DALAGNESE, M. Qualidade e Segurança do Alimento. Agroanalysis (FGV), São Paulo, v. 03, p. 41-42, 2005.

SAES, M. S. M.; NEVES, M. F.; ESCUDEIRO, F. H. Impactos das Regras Internacionais. Agroanalysis (FGV), São Paulo, v. 11, p. 42-44, 2005.

NEVES, M. F. Tendências de um Novo Brasil. Revista USP, São Paulo, v. 65, p. 1-2, 2005.

NEVES, M. F.; ROSSI, R. M.; CASTRO, L. T. Quantificação e Coordenação de Sistemas Agroindustriais: o Caso do Trigo no Brasil. Organizações Rurais e Agroindustriais (UFLA), Lavras - Minas Gerais, v. 7, n.1, p. 93-102, 2005.

CAMARGO, S. H. C. R. V.; LIMA, N. C.; NEVES, M. F.; MARTINELLI, D. P.; BORGES, M. M. O. Red Beef Connection e o Canal de Distribuição: Um Estudo de Caso na Chalet Agropecuária Ltda. Industriais. Revista de Administração da UNIMEP, v. 6, n.2, p. 188-198, 2004.

NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. Marketeer, Marketing, comunicação e Vendas, Lisboa, Portugal, v. 91, p. 98-99, 2004.

NEVES, M. F. Aprendendo a Jogar: um Modelo para o Planejamento Estratégico de Marketing. Agroanalysis (FGV), São Paulo, v. 24, n.5, p. 46-47, 2004.

ROSSI, R.; NEVES, M. F.; CARVALHO, D. T. Comportamento de Compra dos Produtores com Relação a Fertilizantes Foliares. Laranja, Cordeirópolis, v. 25, n.1, p. 19-35, 2004.

NEVES, M. F.; LOPES, F. F.; ROSSI, R. M.; MELO, P. A. O. Metodologias de Análise de Cadeias Agroindustriais: uma Aplicação para Citros. Revista Brasileira de Fruticultura (impresso), Jaboticabal, SP, v. 26, p. 468-473, 2004.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Gestão de Força de Vendas no Agronegócio. Agroanalysis (FGV), São Paulo, SP, v. 24, p. 58-58, 2004.

TEIXEIRA, L.; NEVES, M. F.; SCARE, R. F. Auditoria e Sistema de Informação em Canais de Insumos do Agronegócio: proposta de uma ferramenta de pesquisa. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), São Carlos, v. 11, n.3, p. 399-411, 2004.

TEIXEIRA, L.; LOPES, F. F.; NEVES, M. F. Comportamento do Jovem Consumidor de Laranja In Natura e Suco no Estado de São Paulo. Laranja, Cordeirópolis - São Paulo, v. 25, n.2, p. 259-275, 2004.

NEVES, M. F. Marketing and Network Contracts (Agreements). Journal on Chain and Network Science, Holanda, v. 3, n.1, p. 7-19, 2003.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; GOMES, C. C. M. P. Food Industry and Decisions Regarding Private Labels. Italian Food Technology, Processing & Packaging, Venaria - Italia, v. 1, n.31, p. 26-29, 2003.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; GOMES, C. C. M. P. Lançar Produtos via Marcas Próprias: Quais Fatores Devem ser Considerados. Jornal do Café, v. 1, n.137, p. 18-20, 2003.

TAMASHIRO, H. R. S.; NEVES, M. F.; HERMOSILLA, J. L. G. A Certificação ISO 9000 como Estratégia Internacional para a Competitividade: Um Estudo em Empresas Industriais. Revista de Administração da UNIMEP, Internet, v. 1, n.1, p. 1, 2003.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; GOMES, C. C. M. P. Suco de Laranja com Marca Própria: Fatores a Serem Considerados. Citrus Research & Technology (Impresso), Cordeirópolis-SP, v. 24, n.1, p. 19-30, 2003.

MARINO, M. K.; NASSAR, A. M.; NEVES, M. F. Exportações Brasileiras de Citros: Barreiras na União Européia e EUA. Laranja, Cordeirópolis-SP, v. 24, n.2, p. 267-287, 2003.

NEVES, M. F.; VAL, A. M. Marcas em Canais de Distribuição: o Caso da Indústria de Suco de Laranja. Laranja, Cordeirópolis-SP, v. 24, n.2, p. 289-310, 2003.

NEVES, M. F.; AMARAL, T. M.; MORAES, M. A. D. Cadeias Produtivas do Açúcar do Estado de São Paulo e da França: Comparação dos Sistemas Produtivos, Organização, Estratégias e Ambiente Institucional. Agricultura em São Paulo (impresso) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1981-4771 Revista de Economia Agrícola (impresso), São Paulo, v. 50, p. 65-80, 2003.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; BOMBIG, R. T. As Redes, o Marketing e a Carne Bovina. DBO Rural - Anuário de Pecuária de Corte, São Paulo, v. 256, n.256, p. 54-56, 2002.

PAVAN, T. A.; NEVES, M. F.; CARVALHO, D. T. Relações entre o Varejo e a Indústria de Alimentos: O Processo de Compra do Suco de Laranja. Laranja, Cordeirópolis/SP, v. 23, n.1, p. 01-18, 2002.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; GOMES, C. C. M. P. Private Labels in Orange Juice: In What Should We Think. Fruit Processing, Hachenburg, Germany, v. 12, n.10, p. 435-437, 2002.

NEVES, M. F. Um Modelo para Construir ou Revisar Contratos em Redes de Empresas (Networks). Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 1, n.2, p. 68-86, 2002.

NEVES, M. F.; BOMBIG, R. T. Oportunidades e Marketing. Revista Gestão Pecuária, São Paulo, v. 2, p. 30-40, 2002.

NEVES, M. F.; MACHADO, C. P.; CARVALHO, D. T.; CASTRO, L. T. Marketing da Carne Bovina com Visão de Redes de Empresas (Networks). Organizações Rurais e Agroindustriais (UFLA), Lavras Minas Gerais, v. 4, n.2, p. 73-85, 2002.

NEVES, M. F.; CIPOLLA, L. E. M.; AMARAL, T. M. Mercado Brasileiro de Alimentos Líquidos nos Anos 90 e Perspectivas Futuras. Laranja, Cordeirópolis, v. 23, n.1, p. 282-305, 2002.

NEVES, M. F.; MACHADO, C. P.; CARVALHO, D. T.; CASTRO, L. T. Redes Agroalimentares & Marketing da Carne Bovina em 2010. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, SP, v. ano XV, n.171, p. 7-18, 2001.

NEVES, M. F.; CAMPOMAR, M. C.; ZUURBIER, P. A Model for the Distribution Channels Planning Process. The Journal of Business & Industrial Marketing, MCB University Press, v. 16, n.7, p. 518-539, 2001.

NEVES, M. F.; FERNANDES JUNIOR, W. B.; SPREEN, T. H. Brazil Citrus 2001: Regional Reports. Journal for the Florida Gower - Citrus 2001, Florida - USA, v. 1, p. 18-19, 2001.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M.; DAYOUB, M.; DRAGONE, D. C. Citricultura Brasileira: Efeitos Econômicos e Financeiros: 1996 - 2000. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 23, p. 432-436, 2001.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; FAZANARO, K. Food Consumer: Some Insights. Italian Food & Beverage Technology, Pinerolo - Italia, v. 23, p. 28-33, 2001.

PIRES, F. P.; NEVES, M. F.; SPERS, E. E. Marcas Próprias no Comércio Internacional. Brasil Alimentos (São Paulo), v. 1, n.11, p. 18-23, 2001.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; FAZANARO, K. Marketing e o Novo Consumidor de Alimentos. Alimentos e Tecnologia Business, Guia do Setor Alimentício 2001, v. 1, p. 34-38, 2001.

NEVES, M. F.; VAL, A. M.; MARINO, M. K. The Orange Network in Brazil. Fruit Processing, Schönborn, Germany, v. 11, n.12, p. 486-490, 2001.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; FAZANARO, K. Food Consumer: Some Insights. Fruit Processing, Schönborn, Germany, v. 10, n.12, p. 482-485, 2000.

NEVES, M. F. Revolutions in Food Products Distribution. Fruit Processing, Schönborn, Germany, v. 10, n.05, p. 186-187, 2000.

NEVES, M. F.; ZUURBIER, P.; CASTRO, L. T.; VLAAR, P. The Future Competitiveness of the European Union Food Market. Italian Food & Beverage Technology, Zimella, Italia, v. 19, n.19, p. 13-20, 2000.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M.; VAL, A. M. Canais de Distribuição de Suco de Laranja: Características, Ameaças e Oportunidades. Laranja, Campinas, v. 21, n.01, p. 1-28, 2000.

LAZZARINI, S. G.; CHADDAD, F. R.; NEVES, M. F. Capital Social e Aplicações para Desenvolvimento e Estratégia Sustentável. Revista Preços Agrícolas, ESALQ/USP, v. 163, n.163, p. 10-13, 2000.

NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G. Oportunidades no Setor de Serviços de Alimentação. Revista Circuito Agrícola, v. 67, n.67, p. 16, 2000.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; FAZANARO, K. Marketing e o Novo Consumidor de Alimentos. Jornal do Café, v. 112, n.112, p. 13-17, 2000.

NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G. Retornos Crescentes e Desenvolvimento. Preços Agrícolas, ESALQ/USP, Piracicaba, SP, v. 162, n.162, p. 48-49, 2000.

NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G. A Hora do Marketing de Relacionamento. Revista Preços Agrícolas, ESALQ/USP, Piracicaba, v. 1, n.161, p. 48-49, 2000.

LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R. Impactos da Internet nas Transações Entre Empresas (Business to Business). Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 160, n.160, p. 48-49, 2000.

NEVES, M. F. The Relationship of Orange Growers and Fruit Juice Industry: An Overview of Brazil. Fruit Processing, Schönborn, Germany, v. 09, n.04, p. 121-124, 1999.

PELIÇÃO, T.; NEVES, M. F.; MARTINELLI, D. P. Gestão de Compra de Produtos Hortícolas por Varejistas: análise de estratégias empresariais. Gestão & Produção (UFSCAR. IMPRESSO), São Carlos, v. 6, n.3, p. 233-242, 1999.

NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G. Geneticamente Modificados: Deixem os Consumidores Decidirem! Preços Agrícolas, ESALQ/USP-Piracicaba, v. 157, p. 09-12, 1999.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; VLAAR, P.; ZUURBIER, P. O Mercado de Alimentos e Bebidas na União Européia. Preços Agrícolas, ESALQ/USP-Piracicaba, v. 149, p. 09-13, 1999.

NEVES, M. F.; MACHADO, C. P.; LAZZARINI, S. G. Mudanças nos Negócios Agroalimentares. Revista Preços Agrícolas, ESALQ/USP-Piracicaba, v. 147, p. 07-12, 1999.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M. The Orange Juice Distribution Channels: Some Characteristics, Opportunities and Threats. Journal for the Fruit Processing and Juice Producing European and Overseas Industry, Schonborn, Germany, v. 09, n.08, p. 298-307, 1999.

NEVES, M. F.; LAZZARINI, S. G.; CHADDAD, F. R. Fecham-se Cortinas. E Começará Um Novo Período. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 158, n.158, p. 48-49, 1999.

LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R. O Desafio da Gestão de Riscos de Preços no Agribusiness. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 157, n.157, p. 48-49, 1999.

NEVES, M. F.; LAZZARINI, S. G.; CHADDAD, F. R. Os Serviços de Alimentação nos Negócios Agroalimentares: matando a fome e a sede do consumidor. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 156, n.156, p. 52-53, 1999.

CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F. A Economia do Conhecimento e a Cooperativa do Século 21. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 155, n.155, p. 52-53, 1999.

NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G. Pacotes de Insumos Agrícolas: Mudando a Configuração do Agribusiness. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 154, n.154, p. 52-53, 1999.

NEVES, M. F.; LAZZARINI, S. G.; CHADDAD, F. R. Revoluções na Distribuição de Produtos e Serviços. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 153, n.153, p. 52-53, 1999.

CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F. Contrabalançando a Concentração no Agribusiness: ações coletivas de produtores agrícolas. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 14, n. 152, p. 52-53, 1999.

CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F. Concentração no Agribusiness: Como Ficam os Consumidores e Produtores Rurais? Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 150, n. 150, p. 52-53, 1999.

NEVES, M. F.; LAZZARINI, S. G.; CHADDAD, F. R. O Fornecedor Mundial de Alimentos. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, n. 149, p. 51-53, 1999.

LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R. Exportar é Preciso, Viver Também é Preciso. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 14, n. 148, p. 50-51, 1999.

CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F. Protecionismo do Agribusiness nos Países Desenvolvidos: Oportunidades e Ameaças para o Brasil. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 147, n. 147, p. 46-47, 1999.

NEVES, M. F.; SAAB, M. S. B. L. M. Arby's: O Desafio do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Case Studies Revista Brasileira de Management, Rio de Janeiro, v. 2, n.8, p. 50-66, 1998.

LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R. Subsistemas Coordenados Focados em Segmentos do Mercado: O Caso dos Produtos Hortícolas. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 146, n. 146, p. 56-57, 1998.

LAZZARINI, S. G.; NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R. Gestão de Sistemas Agroindustriais. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba, v. 145, n., p. 50-51, 1998.

NEVES, M. F.; MACHADO, C. P.; TOLEDO, G. L. Marketing Estratégico e Varejo: o caso europeu. Revista de Administração (FEA-USP), São Paulo, v. 32, p. 47-57, 1997.

NEVES, M. F.; FERNANDES JUNIOR, W. B. Companhia Real de Distribuição: um varejo voltado para o consumidor virtual. Case Studies, Revista Brasileira de Management, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC, Rio de Janeiro, v. 1, p. 66-78, 1997.

MACHADO, C. P.; NEVES, M. F. Consumo de Alimentos nos Países Industrializados. Revista Preços Agrícolas, FEALQ/ESALQ/USP, Piracicaba, SP, v. 125, n.125, p. 04-07, 1997.

NEVES, M. F. A Volta dos Contratos. Agroanalysis (FGV), Rio de Janeiro, v. 1, p. 56, 1996.

NEVES, M. F.; SPERS, E. E. O Agribusiness Europeu. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba/SP, v. 121, p. 04-06, 1996.

NEVES, M. F.; FERNANDES JUNIOR, W. B. Companhia Real de Distribuição: Um Varejo Voltado para o Consumidor Virtual. Anais do VI Seminário Internacional do PENSA, v. 1, p. 1-32, 1996.

NEVES, M. F.; SPERS, E. E. O Agribusiness Europeu. Revista Preços Agrícolas, FEALQ/ESALQ/USP, Piracicaba, SP, v. 121, n.121, p. 04-06, 1996.

NEVES, E. M.; NEVES, M. F. Suco Concentrado de Laranja: Uma Commodity. Preços Agrícolas, FEALQ/ESALQ/USP, Piracicaba, SP, v. 119, n.119, p. 11-13, 1996.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M. A Agroindustria da Laranja e as Pequenas Empresas Emergentes. Revista Engarrafador Moderno, v. 146, n.146, p. 66-68, 1996.

NEVES, E. M.; POMPEU, R. B; NEVES, M. F.; POMPEU JUNIOR, J. A Laranja no Estado de São Paulo: produção regional, destino e mercados. Laranja, Campinas/SP, v. 16, n. 02, p. 37-61, 1995.

NEVES, M. F.; ZYLBERSZTAJN, D. Sistema Agroindustrial Citrícola: um exemplo de quase-integração no agribusiness brasileiro. Laranja, Campinas, v. 16, n. 01, p. 21-49, 1995.

WEDEKIN, I.; NEVES, M. F. Sistema de Distribuição de Alimentos: O Impacto das Novas Tecnologias. Revista de Administração (FEA-USP), v. 30, n. 04, p. 05-18, 1995.

NEVES, M. F.; WAACK, R.S. Insumos Veterinários no Mercosul. Revista Informações Econômicas, IEA/SAA/SP, São Paulo, v. 25, n.8, p. 27-33, 1995.

NEVES, M. F.; MACHADO, C. P.; SPERS, E. E. Consumo de Café em Queda, Falta Olhar para o Consumidor. Revista Preços Agrícolas, FEALQ/ESALQ, Piracicaba, SP, v. 102, n.102, p. 6-7, 1995.

WAACK, R.S; ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. Aspectos de Tecnologia no Setor Produtor de Insumos Veterinários. Caderno de Pesquisas em Administração da FEA/USP, São Paulo, v. 00, p. 15, 1994.

NEVES, M. F. Limão: Produtos Derivados e Estratégias de Mercado. Revista Rascunho, UNESP - IGCE, v. 29, p. 07-42, 1994.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M. O Contrato de Participação na Citricultura: Discussões Recentes. Revista Preços Agrícolas, FEALQ/ESALQ, Piracicaba, SP, v. 93, n.93, p. 7-9, 1994.

NEVES, E. M.; NEVES, M. F.; POMPEU, R. B. Suco Cítrico: O Que Muda com os Novos Acordos Comerciais. Revista Preços Agrícolas, FEALQ/CEPEA/USP, Piracicaba, SP, v. 1, n.87, p. 4-9, 1994.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M.; POMPEU, R. B; ANDIA, L. H. Análises Comparativas de Custos de Laranja para a Indústria: São Paulo (Brasil) e Flórida (EUA). Laranja, Campinas, v. 14, n.N.01, p. 31-43, 1993.

NEVES, M. F.; ANDIA, L. H.; NEVES, E. M.; BARROS, S. S. Economia da Produção e Análise de Investimentos. Laranja, Campinas, v. 13, n.N.01, p. 63-77, 1992.

NEVES, M. F.; TULLIO, A. A; PERES, A. R. P. Grupo de Estudos e Pesquisas do Depto. de Economia e Sociologia Rural da ESALQ/USP: histórico e metodologia de funcionamento. Série Didática, v. 75, p. 23, 1992.

NEVES, E. M.; NEVES, M. F.; ZEN, S. Perspectivas Econômicas da Citricultura Brasileira. Laranja, v. 12, n.01, p. 49-84, 1991.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M.; SARTORELLI, S. R. P. Produção Citrícola: Indicadores de Rentabilidade num Plantio Adensado. Laranja, Campinas, v. 02, n.No.11, p. 455-461, 1990.

NEVES, M. F.; NEVES, E. M.; SARTORELLI, S. R. P. Citricultura: Comparativo de Custos na Manutenção de Pomares. Revista Preços Agrícolas, Piracicaba/SP, v. 1, p. 2-3, 1990.

NEVES, M. F.; JANK, M. S.; VIEIRA, L. C. Soja: Um Mercado Conturbado pela Concorrência entre as Oleaginosas. Boletim Preços Agrícolas, FEALQ/CEPEA, Piracicaba, v. 35, p. 21, 1989.

NEVES, M. F.; VIEIRA, L. C.; JANK, M. S. A Entrada e o Avanço da Soja no Brasil. Boletim Análises de Conjuntura GEP/DESR/ESALQ/USP, v. 8, p. 3-6, 1989.

 

Livros: 

SHIKIDA, P. F.; GALANTE, V. A.; GATTELAN, R.; NEVES, M. F. Agronegócio Paranaense: Potencialidades e Desafios II. 1. ed. Foz do Iguaçu - PR: IDESP, 2021. v. 2. 247p.

NEVES, M. F.; KALAKI, R. B. Bioenergy from Sugarcane. 1. ed. Guariba, SP: Socicana, 2021. 275p.

MUNHOS, L. M.; NEVES, M. F.; CARVALHO, C. A. Mapeamento da Experiência do Produtor de Cana. 1. ed. Sertãozinho, SP: CANAOESTE, 2021. 177p.

NEVES, M. F.; VILLWOCK, L. H. M.; MILAN, P.; STORTI, P.; CAMBAUVA, V.; MARQUES, V. N.; SCARE, H. L. R. F. Startups do Agronegócio: método de criação, planejamento e gestão de startups do agronegócio. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2020. 1. ed. Belo Horizonte: Sebrae, 2021. 168p.

NEVES, M. F.; VILLWOCK, L. H. M.; MILAN, P.; STORTI, P.; CAMBAUVA, V.; MARQUES, V. N.; SCARE, H. L. R. F. AgroHubs: método de criação, planejamento e gestão de Agrohubs. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Sebrae, 2021. 125p.

NEVES, M. F.; SPERS, E. E.; MIZUMOTO, F. M.; VALERIO, F. R.; RODRIGUES, J. M.; BARBOSA, J. C.; GUISSONI, L. A.; MARTINEZ, L. F.; MONACO NETO, L. C.; PRADO, L. S.; VILLWOCK, L. H.; CONSOLI, M. A.; KALAKI, R. B.; FARINHA, R. L.; CAMBAUVA, V.; MARQUES, V. N. Ferramentas para o Futuro do Agro (e-book): estratégias para posicionar o Brasil como fornecedor mundial sustentável de alimentos, bioenergia e outros agroprodutos. 1. ed. São Paulo - SP: Gente, 2021. v. 1. 320p.

NEVES, M. F.; MILAN, P.; VALERIO, F. R.; MARQUES, V. N.; DELSIN, F. G.; CAMBAUVA, V.; MARTINEZ, L. F.; MOREIRA, M. M. R.; ARANTES, S.; TEIXEIRA, G. O. Etanol de Milho. 1. ed. Ribeirão Preto - SP: UNEM, 2021. v. 1. 116p.

MARTINEZ, L. F.; NEVES, M. F. A Sustentabilidade no Agronegócio: Direcionamentos para Desenvolvimento de Planos Estratégicos. 1. ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2020. v. 1. 180p.

NEVES, MARCOS FAVA; Gray, Allan; Valerio, Flavio Runkhe; MARTINEZ, LETICIA FRANCO; RODRIGUES, JONNY MATEUS; KALAKI, RAFAEL BORDONAL; MARQUES, VITOR NARDINI; CAMBAÚVA, VINÍCIUS. Food and Agribusiness in 2030: a roadmap. 1. ed. Wageningen: Wageningen Academic Publishers, 2020. 123p.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; MONACO NETO, L. C.; KALAKI, R. B. Orange Juice Chain: Past, Present and Future. 1. ed. Western Cape, South Africa: Quickfox Publishing, 2019. v. 1. 179p.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Piscicultura: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018. 114p.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Silvicultura: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Arroz: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Soja e Milho: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Carne Bovina: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Suinocultura: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018. 160p.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Lácteos: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018. 170p.

FERNANDES, J. R.; NEVES, M. F. Avicultura: Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas, TO: FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, 2018. 166p.

NEVES, M. F.; GERARDI, F. L.; KALAKI, R. B.; Renata Maria Galli. O Setor Sucroenergético em 2030: Dimensões, Investimentos e uma Agenda Estratégica. 1. ed. Brasília: CNI, 2017. v. 1.

MONACO, L. C.; AYRES, A. J.; NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; BARBOSA, J. C. A Proposta Metodológica Da Estimativa De Safra Da Laranja E A Experiência Acumulada De 2015 A 2017. 1. ed., 2017.

NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. A Cadeia do Algodão Brasileiro. 3. ed. Brasilia: ABRAPA, 2017. v. 1.

NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A.; COSTA, J. E. B.; VILELA, L. C.; PACOTTE, M. R. Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva das Hortaliças. 1. ed., 2017. 79p.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Anuário da Citricultura 2017. 1. ed., 2017.

NEVES, M. F.; LIMA JUNIOR, J. C.; SA, N. C. Mapeamento da Suinocultura Brasileira. 1. ed. SEBRAE, 2016. v. 1. 366p.

NEVES, M. F. Vai Agronegócio! 25 Anos Cumprindo Missão Vitoriosa. 1. ed. Canaoeste, 2016. v. 1. 538p.

NEVES, M. F.; LOPES, F. F. Caminhos da Fazenda Lucrativa: Guia de Planejamento e Gestão Visando a Geração de Valor para o Negócio. 1. ed. Ribeirão Preto: Marcos Fava Neves, 2016. v. 1. 101p.

NOGUEIRA, J. G. A.; NEVES, M. F. Estratégias para a Cafeicultura no Brasil. 1. ed. Ribeirão Preto: Editora Atlas, 2015. v. 1. 229p.

ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F.; CALEMAN, S. Gestão de Sistemas de Agronegócios. 1. ed. Ribeirão Preto: Editora Atlas, 2015. 328p.

NEVES, M. F.; PINTO, Mairun J. A.; LIMA JUNIOR, J. C.; NAKATANI, J. K.; MONACO NETO, L. C.; LIMA, L. A. C. V.; KALAKI, RAFAEL BORDONAL; CAMARGO, R. B. Mapeamento e Estratégias para a Cadeia de Flores no Brasil. 1. ed. São Paulo: OCESP, 2015. v. 1. 132p.

NEVES, M. F. The Future of Food Business? The Facts; The Impacts; The Acts. 2. ed. Cingapura: World Scientific Publishing, 2014. 251p.

NEVES, M. F. Caminhos da Cana. 1. ed. Sertãozinho: Editora Canaoeste, 2014. 210p.

NEVES, M. F. Planejamento: A Arte de Criar e Compartilhar Valor. 1. ed. São Paulo: Editora Gente, 2014. 157p.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; KALAKI, R. B.; RODRIGUES, J. M.; GERBASI, T.; SIMPRINI, E. S.; GUINA, F. T. C.; ROVANHOL, P.; CONSOLI, M. H. A Dimensão do Setor Sucroenergético: Mapeamento e Quantificação da Safra 2013/14. 1. ed. Ribeirão Preto: Marcos Fava Neves, 2014. 46p.

NEVES, M. F.; NOGUEIRA, J. G. A. Estratégias para a Fruticultura no Brasil. 1. ed. Atlas, 2013. 208p.

PIEDRABUENA, L.; NEVES, M. F.; SCARE, R. F.; SILVA, J. La Cadena Láctea en Uruguay: Planeamiento Estratégico Para el Litoral Oeste. 1. ed. Mangangá, 2012. v. 1. 136p.

NEVES, M. F. Surviving the Global Food Jungle: realities, options and strategies for South Africa. 1. ed. Pretoria: National Agricultural Marketing Council of South Africa, 2012. 78p.

NEVES, M. F. The World on The Tongue. 1. ed. Beijing: CCTP - Central Compilation and Translation Press, 2012. 171p.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; LOPES, F. F.; KALAKI, R. B. A Laranja do Campo ao Copo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 248p.

NEVES, M. F. Demand Driven Strategic Planning. 1. ed. New York: Routledge, 2012. 180p.

NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Estratégias Para o Algodão no Brasil. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. v. 1. 118p.

NEVES, M. F. Estratégias Para a Carne Bovina no Brasil. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. v. 1. 272p.

LOPES, F. F.; NEVES, M. F.; BARA, J. G.; TROMBIN, V. G.; LUPINACCI, A. V.; SIMPRINI, E. S.; TIBERIO, M. A. Agro Performance - Um Método de Planejamento e Gestão Estratégica para Empreendimentos Agro Visando Alta Performance. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. v. 1. 224p.

NEVES, M. F. Doutor Agro. 1. ed. São Paulo: Editora Gente, 2012. v. 1. 126p.

OTTO, I. M. C.; NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Construindo Juntos o Futuro de Goiás - Cadeia Produtiva Sucroenergética. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. 196p.

OTTO, I. M. C.; NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Construindo Juntos o Futuro de Goiás - Cadeia Produtiva de Lácteos. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. 124p.

OTTO, I. M. C.; NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Construindo Juntos o Futuro de Goiás - Cadeia Produtiva de Aves e Suínos. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. 140p.

OTTO, I. M. C.; NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Construindo Juntos o Futuro de Goiás - Cadeia Produtiva de Grãos Milho e Soja. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. 172p.

OTTO, I. M. C.; NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Construindo Juntos o Futuro de Goiás - Cadeia Produtiva de Carnes e Couro Bovino. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. 180p.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Comunicação Integrada de Marketing Baseada em Valor: Criando Valor com Estratégias de Comunicação de Marketing. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011. v. 1. 264p.

NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A.; CONEJERO, M. A.; TROMBIN, V. G. Food and Fuel - The Example of Brazil. 1. ed. Holanda: Editora Wageningen Academic Publishers, 2011. v. 1. 152p.

NEVES, M. F. The Future of Food Business - The Facts, The Impacts, The Acts. 1. ed. Cingapura: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd., 2011. v. 1. 173p.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; LOPES, F. F.; KALAKI, R. B.; MILAN, P. The Orange Juice Business: A Brazilian Perspective. 1. ed. Holanda: Editora Wageningen Academic Publishers, 2011. v. 1. 176p.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; CONSOLI, M. A. Marketing Methods to Improve Company Strategy - Applied Tools and Frameworks to Improve Company’s Competitiveness Using a Network Approach. 1. ed. Estados Unidos: Routledge, 2010. 128p.

NEVES, M. F.; CONEJERO, M. A. Estratégias para a Cana no Brasil: Um Negócio Classe Mundial. 1. ed. Ribeirão Preto: Editora Atlas S.A., 2010. v. 1. 275p.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Agricultura Integrada: Inserindo Pequenos Produtores de Maneira Sustentável em Modernas Cadeias Produtivas. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010. v. 1. 149p.

NEVES, M. F. The Future of Food: Messages to South Africa. 1. ed. Pretória: Editora Agricultural Business Chamber - AmazingPrint, 2010. v. 1. 62p.

NEVES, M. F. Producción de Alimentos en 2020 y Uruguay. 1. ed. Montevideo: A. Montevideo & Cia S.A., 2010. v. 1. 109p.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; MILAN, P.; LOPES, F. F.; PEREIRA, F. C.; KALAKI, R. B. O Retrato da Citricultura Brasileira. 1. ed. Ribeirão Preto: 2010. v. 1. 137p.

MARINO, M. K.; NEVES, M. F. A Revenda Competitiva no Agronegócio. São Paulo: Editora Atlas, 2008. v. 1. 136p.

PAIVA, H. A. B.; NEVES, M. F. Planejamento Estratégico de Eventos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2008. v. 1. 128p.

VILELLA, F.; NEVES, M. F.; SENESI, S.; PALAU, H. Agronegocios en Argentina y Brasil. 1. ed. Buenos Aires: Editorial Faculdad de Agronomía, Universidad de Buenos Aires, 2007. v. 1. 224p.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; CONSOLI, M. A. Vendas: Técnicas para Encantar seus Clientes. 1. ed. São Paulo: Editora Bookman, 2007. v. 2. 140p.

NEVES, M. F. Agronegócio & Desenvolvimento Sustentável. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007. v. 2. 172p.

NEVES, M. F. Caminhos para a Citricultura: Uma Agenda para Manter a Liderança Mundial. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007. v. 2. 114p.

NEVES, M. F.; SCARE, R. F. (Org.); SAAB, M. S. B. L. M. (Org.); ZYLBERSZTAJN, D. (Org.). VI International Pensa Conference - Sustainable Agri-Food and Bioenergy Chains / Networks Economics and Management. Ribeirão Preto: Marcos Fava Neves, 2007. v. 1. 97p.

CAMPOS, E. M.; NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica do Sistema Agroindustrial do Leite no Estado de São Paulo. São Paulo: Sebrae, 2007. v. 1. 97p.

CONSOLI, M. A.; NEVES, M. F. Estratégias para o Leite no Brasil. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 291p.

CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Atlas, 2005. 241p.

NEVES, M. F.; LOPES, F. F. Estratégias para a Laranja no Brasil. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 224p.

NEVES, M. F.; ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, E. M. Agronegócio do Brasil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 152p.

NEVES, M. F.; BIALOSKORSKI NETO, S. (Org.); SCARE, R. F. (Org.). Anais do XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Ribeirão Preto: FEA-RP/USP e PENSA/USP, 2005. 400p.

NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2005. v. 1. 232p.

NEVES, M. F.; SCARE, R. F. (Org.); ZYLBERSZTAJN, D. (Org.); PEROSA, J. M. Y. (Org.). Anais da Fifth Internacional PENSA Conference on Agri-Food Chain/Networks Economics and Management. Ribeirão Preto: Marcos Fava Neves, 2005. 120p.

ROSSI, R.; NEVES, M. F. Estratégias para o Trigo no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004. 224p.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos. São Paulo: Atlas, 2003. v. 1. 365p.

NEVES, M. F. IV Congresso Internacional de Economia e Gestão de Negócios (Networks) Agroalimentares. Ribeirão Preto: Pensa (Programa de Estudos dos Negócios do Setor Agroindustrial), 2003. v. 1. 170p.

NEVES, M. F.; SCARE, R. F. Marketing & Exportação. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001. v. 01. 297p.

NEVES, M. F.; CARVALHO, D. T. Marketing na Nova Economia. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001. v. 01. 297p.

NEVES, M. F.; SCARE, R. F. (Org.); BIALOSKORSKI NETO, S. (Org.); ZYLBERSZTAJN, D. (Org.); FARINA, E. M. M. Q. (Org.). III Congresso Internacional de Economia e Gestao de Negócios (Networks) Agroalimentares. 1. ed. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo - Campus Rib, 2001. v. 1. 131p.

ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. Editora Pioneira, 2000. 428p.

NEVES, M. F.; CHADDAD, F. R.; LAZZARINI, S. G. Gestão de Negócios em Alimentos. São Paulo: Editora Thomson Learning/Pioneira, 2000. 129p.

NEVES, M. F. II Workshop Brasileiro de Gestão de Sistemas Agroalimentares. 1. ed. , 2000. v. 300. 304p.

ZYLBERSZTAJN, D. (Org.); NEVES, M. F. (Org.). First Brazilian Workshop on Agri-Chain Management. 1. ed., 1997. v. 500. 142p.

NEVES, M. F.; FARINA, E. M. M. Q. Estudos de Casos em Agribusiness. Editora Pioneira, 1997. 179p.

MACHADO, C. P.; SPERS, E. E.; CHADDAD, F. R.; NEVES, M. F. Agribusiness Europeu. Editora Pioneira, 1996. 132p.

 

Capítulos de livros: 

NEVES, M. F.; KALAKI, R. B. A Dimensão do Setor Sucroenergético - Mapeamento e Quantificação da Safra 2013/2014. In: Guilherme de Castro Belardo; Marcelo Tufaile Cassia; Rouverson Pereira da Silva. (Org.). Processos Agrícolas e Mecanização da Cana-de-açúcar. 1ed.Jaboticabal: SBEA, 2015, v. 1, p. 35-72.

NEVES, M. F. Agribusiness Organization and Management. Encyclopedia of Agriculture and Food Systems. 1ed.San Diego: Elsevier, 2014, v. , p. 51-70.

NEVES, M. F.; BARCELLOS, M. D. Value Creation, Capture and Sharing Model for Food Companies, Chains and Networks (VCCS Model). In: Joachim Scholderer; Karen Brunso. (Org.). Marketing, food and the consumer. 1ed.Harlow: Pearson Custom Publishing, 2013, v., p. 111-125.

NEVES, M. F. ChainPlan: A Method for Demand-Driven Strategic Planning and Management of Food Chains. Metodología y Funcionamento de la Cadena de Valor Alimentaria: Un enfoque pluridisciplinar e internacional. 1ed.Madri: Editorial Agricola, 2013, v., p. 61-78.

NEVES, M. F. Chainplan: A Method for Demand-Driven Strategic Planning And Management Of Food Chains. Las Redes de Cadenas de Valor Alimentarias En El Siglo XXI. Madrid, España: Editorial Agrícola, 2012, v., p. 299-316.

NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A. Panorama Brasileiro - Estudo de Caso FMC Agrícola. In: KOTLER, P.; KELLER, K. L. (Org.). Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, v., p. 476-478.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; CONSOLI, M. A. The Sugar-Energy Map of Brazil. In: Eduardo L. Leão de Sousa e Isaias de Carvalho Macedo. (Org.). Ethanol and Bioeletricity: Sugarcane in the Future of the Energy Matrix. 1ed. São Paulo: Luc Projetos de Comunicação, 2011, v. 1, p. 14-43.

NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G.; CONSOLI, M. A. O Mapa Sucroenergético do Brasil. In: Eduardo L. Leão de Sousa e Isaias de Carvalho Macedo. (Org.). Etanol e Bioletricidade: a cana-de-açúcar no futuro da matriz energética. 1ed. São Paulo - SP: Luc Projetos de Comunicação, 2010, v. 1, p. 15-43.

NEVES, M. F. Strategic Analysis of Contracts in Agribusiness. In: Renato Buranello, André Ricardo Passos de Souza & Ecio Perin Junior. (Org.). Agribusiness Law: Market, Regulation, Taxation and Environment. 1ed.São Paulo-SP: Quartier Latin do Brasil, 2010, v. 1, p. 104-134.

CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F.; LIMA, F. P. Canais de Marketing e Gestão da Cadeia de Suprimentos - Onde as Atividades de Trade se Encontram. In: Matheus Alberto Cônsoli; Rafael D'Andrea. (Org.). Trade Marketing: Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas. 1ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2010, v. 1, p. 63-101.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F.; CRESCITELLI, E.; DANDREA, R.; CONSOLI, M. A. Mensuração e Avaliação dos Resultados de Trade Marketing. In: Matheus Alberto Cônsoli; Rafael D'Andrea. (Org.). Trade Marketing: estratégias de distribuição e execução de vendas. 1ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2010, v. 1, p. 228-268.

NEVES, M. F. What to Think Towards. In: Dubee, F.; Luk, V.; Cheung, S.1. (Org.). China, the Way Forward. 1ed. China: Shangai World Trade Center Association Publication, 2010, v. 1, p. 28-30.

SAAB, M. S. B. L. M.; NEVES, M. F. Pork Chains in Brazil and Canada: A Comparison. In: TRIENEKENS, J.; PETERSEN, B.; WOGNUM, N.; BRINKMANN, D. (Org.). European Pork Chains - Diversity and Quality Challenges in Consumer. Copenhague: 2009, v. , p. 245-254.

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Inserting Small Holders into Sustainable Value Chains. In: NEVES, M. F. & CASTRO, L. T. (Org.). Handbook of Business Practices and Growth in Emerging Markets. 1ed.Winnipeg: Satyendra Singh, 2009, v. 1, p. 235-253.

NEVES, M. F. Chain Plan: A Method for Demand Driven Strategic Planning and Management of Chains. In: ZYLBERSZTAJN, D.; OMTA, O. (Org.). Advances in Supply Chains in Agri-Food Systems. 1 ed. São Paulo: Singular, 2009, v. 1, p. 287-306.

NEVES, M. F. The Brazilian Orange Juice Chain. In: FAO, Food and Agriculture Organization of the United Nations. (Org.). Commodity Market Review 2007-2008. Roma: FAO, Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2007, v., p. -.

NEVES, M. F.; SCARE, R. F. Brascan: How to Capture Value in the Beef Chain. In: RUBEN, R.; SLINGERLAND, M.; NIJHOFF, H. (Org.). Agro-Food Chains & Networks for Development. Holanda: Springer, 2006, v. 14, p. 141-152.

NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A.; LOPES, F. F.; CAMPOS, E. M.; PAIVA, H. A. B. Mapping and Quantification of the Milk Chain in São Paulo State, Brazil. In: BIJMAN, J.; OMTA, S.W.F; TRIENEKENS, J.H.; WIJNANDS, J.H.M; WUBBEN, E.F.M. (Org.). International AgriFood Chains and Networks: Management and Organization. Ede: Wageningen Academic Publishers, 2006, v. 1, p. -.

ROSSI, R.; NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Caracterização do Sistema Agroindustrial do Trigo no Brasil. In: GRZYBOVSKI, D.; SANTOS, A.C. (Org.). Coordenação e Negociação em Cadeias Produtivas. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005, v., p. -.

FRACALANZA, P.; FERREIRA, A. N.; NEVES, M. F. The Sectoral Impact of an Integration Agreement Between MERCOSUR and NAFTA: the case of frozen concentrated orange juice (FCOJ). In: Fernando Lorenzo; Marcel Vaillant. (Org.). MERCOSUR and The Creation of The Free Trade Area of The Americas. Washington DC: Woodrow Wilson International Center for Scholars, 2003, v., p. 217-246.

NEVES, M. F.; SAES, M. S. M.; REZENDE, C. L. Illycaffé e os Desafios do Crescimento no Brasil. In: Samuel Ribeir Giordano; Christiane Leles Rezende. (Org.). Cadernos da Universidade Illy do Café. São Paulo: Universidade illy do Café/ PENSA - FIA - FEA - USP, 2003, v., p. 69-89.

SHIKIDA, P. F.; NEVES, M. F.; REZENDE, C. L. Notas sobre Dinâmica Tecnológica e Agroindústria Canavieira no Brasil. In: MORAES, M. A. F. D. de; SHIKIDA, P.F.A. (Org.). Agroindústria Canavieira no Brasil. São Paulo: Editora Atlas, 2002, v. 1, p. -.

NEVES, M. F. Marketing e Canais de Distribuição de Commodities. In: GOMES, M.F.M.; LIRIO, V.S. (Org.). Investimento Privado, Público e Mercado de Commodities. Lavras: Suprema Gráfica e Editora, 2000, v., p. -.

ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. Illycaffè: Coordenação em Busca da Qualidade. In: Elizabeth Maria Mercier Querido Farina. (Org.). Estudos de Caso em Agribusiness. São Paulo: Editora Thomson Learning, 1997, v., p. -.

NEVES, M. F.; Mejido, J.L.T. Cooperativa Batavo. In: Decio Zylbersztajn. (Org.). Estudos de Caso em Agribusiness: o processo de tomada de decisões nas empresas brasileiras. Porto Alegre: Editora Ortiz, 1993, v., p. -.

 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.