Jorge Manoel Teixeira Carneiro

Jorge Manoel Teixeira Carneiro

Doutor em Administração de Empresas pela UFRJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e bacharel em Engenharia Eletrônica pela PUC-Rio. Bolsista de produtividade PQ1D do CNPq e co-líder de projeto temático financiado pela FAPESP e UKRI/ESRC. Professor Associado de Estratégia e Negócios Internacionais da FGV EAESP e coordenador acadêmico do OneMBA - Global Executive MBA. Antes de ingressar na FGV, Carneiro foi professor na PUC Rio (1998-2016), onde também atuou como coordenador acadêmico (2008-2016) do MBA em Management. Carneiro é membro do board da AIB-LAC (Academy of International Business, Latin America and the Caribbean Chapter) desde 2018 e serviu como presidente da AIB-LAC (2021-2024). Atuou como membro da EIBA (European International Business Academy, 2011-2016) e membro do comitê executivo do BALAS (Business Association of Latin American Studies, 2015-2017), 

Carneiro serviu como editor-chefe da RAE – Revista de Administração de Empresas (2021-2024) e da BAR - Brazilian Administration Review (2010-2015) e editor convidado de quatro edições especiais sobre a América Latina publicadas pelo Journal of Business Research e de uma edição especial sobre a América Latina publicada pela Multinational Business Review. Carneiro é editor associado da International Business Review, Multinational Business Review, Brazilian Administration Review e Management Research, membro do conselho de revisão editorial do Global Strategy Journal e membro do corpo de política editorial da Revista de Administração de Empresas. Os interesses de pesquisa de Carneiro se concentram em impacto de empresas multinacionais para o desenvolvimento inclusivo em países emergentes bem como os aspectos comportamentais da execução do plano estratégico, particularmente em multinacionais. Carneiro publicou mais de 50 artigos e capítulos de livros, foi coautor de um livro e coeditou um livro. Sua pesquisa foi publicada em International Business Review, Journal of Business Research, Journal of International Management, Long Range Planning, Journal of Small Business and Enterprise Development, Management Decision, International Journal of Educational Management, Journal of Retail & Distribution Management, European Business Review, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review, Revista de Administração de Empresas, Academia Revista Latinoamericana de Administración, entre outras revistas. A tese de doutorado de Carneiro recebeu o Prêmio 2008 do Ministério da Educação do Brasil como melhor tese de doutorado em Administração de Empresas. Carneiro é membro do comitê de estratégia do IBGC (e membro da comissão estratégica de governança corporativa da Amcham Brasil. Antes de abraçar a carreira acadêmica, Carneiro acumulou ampla experiência profissional na indústria de petróleo & gás e em start-ups digitais. Carneiro tem ministrado cursos de curta duração em escolas de negócios da América Latina (Costa Rica e Peru) e Europa (Espanha e França).
 

Artigos: 

Perini, Luis; Carneiro, Jorge & Miller, Kent D. Strategic Inertia and Renewal: contrasting responses to market changes. Long Range Planning, v. 57, n.3, 2024.

Alcântara, J.N.d., Calegario, C.L.L., Viglioni, M.T.D. and Carneiro, J. The Influence of Home-country Resources and State Ownership on Subsidiary’s Performance: a multilevel perspective, European Business Review, v. 36 n. 1, p. 32-49, 2024.

Nave, Edgar; Ferreira, João & Carneiro, Jorge. International Entrepreneurial Orientation and Early Internationalisation of SMEs: does international networking orientation with competitors and non-competitors make a difference? Journal of Interantional Management, v. 30, n. 4, 101162, 2024.

SZNAJDER MESNIK., SAMY;AMADO BAHIA GAMA, MARINA;MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO, JORGE. Testing the Contributions of Outside Directors: should family firms respond differently? RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios , v. 25 , p. 405 -420 , 2023.

MONTICELLI, J. M.; GARRIDO, I. L.; VIEIRA, L. M.; CHIM-MIKI, ADRIANA FUMI; Carneiro, Jorge; CARNEIRO, J. M. T. Can Competitors Cooperate? The impact of formal institution agents in promoting coopetition among emerging market exporters. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 37, p. 1915-1932, 2022.

CARNEIRO, Jorge; AMARAL, A.; SHENG, H. Influences of Foreign and Domestic Venture Capitalists on Internationalisation of Small Firms. BAR. Brazilian Administration Review, v. 19, p. 1-31, 2022.

ROMANI-DIAS, MARCELLO; BIASOLI, ANGELA MARIA SCROCCARO; CARNEIRO, Jorge; CARNEIRO, J. M. T.; BARBOSA, ALINE DOS SANTOS. The Internationalization of Business Schools Based on Faculty Activities: explanations from the social Exchange theory. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 62, p. 1-16, 2022.

CARNEIRO, Jorge; PERINI, L. Pontos Nevrálgicos da Estratégia. GV Executivo, v. 20, p. 34-36, 2021.

MOTA, G.; CARNEIRO, Jorge. Oportunidades para Startups. GV Executivo, v. 20, p. 25-27, 2021.

AZEVEDO, GUILHERME; CARNEIRO, Jorge ; RODRIGUEZ, CARLOS ; Gonzalez-Perez, Maria Alejandra . Rebalancing Society: learning from the experience of Latin American progressive leaders. Journal of Business Research, v. 119, p. 511-521, 2020.

PERINI, L.; CARNEIRO, Jorge. Combatendo a Inércia nas Organizações. GV Executivo, v. 19, p. 36-38, 2020.

CUERVO-CAZURRA, A.; CARNEIRO, J. M. T.; FINCHELSTEIN, D.; DURAN, P.; GONZALEZ-PEREZ, M. A.; MONTOYA, M. A.; BORDA, A.; FLEURY, M. T. L.; NEWBURRY, W. Uncommoditizing Strategies by Emerging Market Firms. Multinational Business Review, v. 27, p. 141-177, 2019.

ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J. M. T.; BARBOSA, A. Internationalization of Higher Education Institutions: The Underestimated Role of Faculty. International Journal of Educational Management, v. 33, p. 300-316, 2019.

Carneiro, Jorge. Ensino de Estratégia em MBAS Executivos e Mestrados Profissionais: O Papel Negligenciado da Execução. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 59, p. 62-67, 2019.

ROMANI-DIAS, M.; Carneiro, Jorge. Internacionalização das Escolas de Negócio? Diferencial Competitivo. GV Executivo, v. 18, p. 18, 2019.

BORDA REYES, ARMANDO; NEWBURRY, WILLIAM; Carneiro, Jorge; CORDOVA, CARLOS. Using Latin America as a Research Laboratory - The Moderating Effect of Trade Openness on the Relationship between Inward and Outward FDI. Multinational Business Review, v. 27, p. 122-140, 2019.

ROMANI-DIAS, MARCELLO; Carneiro, Jorge. Internationalization in Higher Education: Faculty Tradeoffs under the Social Exchange Theory. International Journal of Educational Management, v. 34, p. 461-476, 2019.

BIANCHI, C.; CARNEIRO, J. M. T.; WICKRAMASEKERA, R. Internationalisation Commitment of Emerging Market Firms: A Comparative Study of Chile and Brazil. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 25, p. 201-221, 2018.

CARNEIRO, J. M. T.; BAMIATZI, V.; CAVUSGIL, S. T. Organizational Slack as an Enabler of Internationalization: The Case of Large Brazilian Firms. International Business Review, v. 27, p. 1057-1064, 2018.

GUIMARES, T. A.; MOTTA, G. S.; FARIAS, S.; KIMURA, H.; QUINTELA, R.; CARNEIRO, J. M. T. A ANPAD e o Processo de Institucionalização da Comunidade Científica Brasileira de Administração. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 16, p. 1-15, 2018.

DORNELAS, BETTYSA FERREIRA; Carneiro, Jorge Manoel Teixeira. A Multi-perspective Examination of Export Promotion Programs: The Case of PEIEx by APEX-Brasil. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 17, p. 50-61, 2018.

GOMES, R. M. A. B.; CARNEIRO, J. M. T.; DIB, L. A. R. Branded Retailer Expansion on a Continent-sized Emerging Market. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 46, p. 820-834, 2018.

CARNEIRO, J. M. T. Conceituação e Mensuração do Desempenho Organizacional de Empresas Estatais. Boletim de Análise Político-Institucional, v. 15, p. 89, 2018.

SIMOES, V. C.; da Rocha, Angela; MELLO, Renato Cotta de; CARNEIRO, J. M. T. Borderless Companies Versus Born Globals: Why We do Need Another Label. Emprendimiento y Negocios Internacionales, v. 3, p. 21-25, 2018.

Gomes, Renata; CARNEIRO, J. M. T.; DIB, L. A. R. A Contingent Look at Retail Internationalization: Proposition of a Taxonomy and Discussion of the Theoretical Challenges. Base (UNISINOS), v. 14, p. 437-454, 2017.

Gomes, Renata; CARNEIRO, J. M. T.; SECCHES-KOGUT, C. Estudos de Caso na Internacionalização Varejista: Uma Revisão de Literatura. Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 12, p. 16-32, 2017.

ROCHA, A.; SIMÕES, V. C.; MELLO, Renato Cotta de; CARNEIRO, J. M. T. From Global Start-ups to the Borderless Firm: Why and How to Build a Worldwide Value System. Journal of International Entrepreneurship (Print), v. 15, p. 121-144, 2017.

COSTA FILHO, M. C. M.; CARNEIRO, J. M. T.; COSTA, C.; FARIA, F. Imagem Brasil na Percepção do Consumidor Estrangeiro: Uma Abordagem Prática. Revista Alcance - Eletrônica, v. 23, p. 437-454, 2016.

CARNEIRO, J. M. T.; FARIAS, Isabel; ROCHA, A.; Silva, Jorge Ferreira da. How to Measure Export Performance? Scholars' vs. Practitioners' answers. Journal of Business Research , v. 69, p. 410-417, 2016.

BIANCHI, C.; CARNEIRO, J. M. T.; Gomes, Renata. Exportações Brasileiras: Benefícios e Obstáculos na Percepção das Empresas. Tecnologias de Administração e Contabilidade, v. 6, p. 22-38, 2016.

COSTA, C.; CARNEIRO, J. M. T.; GOLDSZMIDT, R. A Contingent Approach to Country-of-origin Effects on Foreign Products Evaluation: Interaction of Facets of Country Image with Product Classes. International Business Review, p. 1066-1075, 2016.

CARNEIRO, J. M. T.; FARIA, F. Quest for Purposefully Designed Conceptualization of the Country-of-origin Image Construct. Journal of Business Research, v. 69, p. 4411-4420, 2016.

COSTA, C.; CARNEIRO, J. M. T.; GOLDSZMIDT, R. Country Image Effect on Product Assessment: Moderating Role of Consumer Nationality. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo. Impresso) , p. 24-42, 2016.

Carneiro, Jorge; MATOS, NANCY; HUSTED, BRYAN. Free Markets and Social Inclusion: Toward a Common Goal. Journal of Business Research , v. 68, p. 173-176, 2015.

SOUZA, P. B.; CARNEIRO, J. M. T.; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo. Inquiry into the Conceptual Dimensions of Project Portfolio Management. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. si, p. 118-148, 2015.

CARNEIRO, J. M. T.; SALTER, S.; PUNNETT, B. J. Local Responses to Global Challenges: Lessons from Small Economies. Journal of Business Research , v. 68, p. 2588-2592, 2015.

ALCANTARA, J.; CALEGARIO, C. L. L.; CARNEIRO, J. M. T.; BUCHBINDER, F. Fatores Determinantes da Utilização de Programas de Apoio à Exportação: Evidências de PME's do Estado de Minas Gerais. Faces: Revista de Administração (Belo Horizonte. Impresso), v. 14, p. 115-132, 2015.

SANGLARD, A.; CARNEIRO, J. M. T.; BAIOCCHI, A.; FREITAS, P.; SCHIAVO, M. The Marisol Case: Challenges of International Growth for a Successful Brazilian Designer Apparel Firm. Journal of Business Research , v. 67, p. 576-581, 2014.

CARNEIRO, J. M. T.; TONOLI, G.; PEIXOTO, T.; COSTA, R.; DOMINGGUES, F.; MARANHAO, C.; SANTOS, P. T. Internationalizing Concept or Product? H. Stern Jewelers in Asia. Management Decision, v. 52, p. 1703-1723, 2014.

Carneiro, Jorge; BRENES, ESTEBAN R. Latin American Firms Competing in the Global Economy. Journal of Business Research , v. 67, p. 831-836, 2014.

SILVA, J.F.; FORMOSINHO, W.; CARNEIRO, J. M. T.; FERREIRA, J.B. Strategic Positioning and Strategic Stability: Does it Matter to Performance? Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 12, p. 09-39, 2013.

NEVES, M.; CARNEIRO, J. M. T. Does Strategic Planning Pay? A Study of the Banking Industry. Faces: Revista de Administração (Belo Horizonte. Online), v. 12, p. 116-133, 2013.

ALSUA, C.; ALAS, Ruth; CARNEIRO, J. M. T. Moral Philosophies and Ethics across Borders: A study of Brazil, Chile, China, Estonia and the United States. Academia (Caracas) , v. 25, p. 30-44, 2012.

LIMA, D.; MOTTA, F.; SCHOUCHANA, F.; KAUSS, I.; CARNEIRO, J. M. T. O Processo de Internacionalização da System Attica. Academia (Caracas) , v. 50, p. 158-168, 2012.

MAGACHO, L.; PRESA, M.; CARNEIRO, J. M. T. Pipeway Engenharia: O Desafio de Conquistar o Exterior sem Arriscar a Liderança no Mercado Doméstico. TAC - Tecnologias de Administração e Contabilidade, v. 2, p. 89-112, 2012.

Mendoza, Xavier; Carneiro, Jorge. Introduction to the Special Issue of Best Papers Business Association of Latin American Studies 2010. Journal of Business Research , v. 65, p. 1749-1751, 2012.

Bentes, Alexandre Veronese; Carneiro, Jorge; da Silva, Jorge Ferreira; Kimura, Herbert. Multidimensional Assessment of Organizational Performance: Integrating BSC and AHP. Journal of Business Research , v. 65, p. 1790-1799, 2012.

VIANA, M.; CARNEIRO, J. M. T.; GARRIDO, M.; PEIXOTO, T. Sobral and its Hard Earned Success in the International Costume Jewelry Market. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 2, p. 1-9, 2012.

CARNEIRO, J. M. T.; SILVA, J. F.; ROCHA, A. Strategic Profiles of Brazilian Exporters and Performance Implications. Journal of Business Research , v. 64, p. 250-257, 2011.

CARNEIRO, J. M. T.; Rocha, Angela da; Silva, Jorge Ferreira da. Determinants of Export Performance: A Study of Large Brazilian Manufacturing Ffirms. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 107-132, 2011.

ALAS, Ruth; GAO, Junhong; LORENTS, Peeter; Übius, U.; MATSAK, E.; CARNEIRO, J. M. T. Associations between Ethics and Cultural Dimensions: Similarities and Differences Concerning Ethics in Brazil, China and Estonia. Megadigma Jurnal, v. 4, p. 153-162, 2011.

CARNEIRO, J. M. T.; DIB, L. A. R. O Uso da Internet em Surveys: Oportunidades e Desafios. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 12, p. 641-670, 2011.

ALAS, Ruth; GAO, JunBong; CARNEIRO, J. M. T. Connections between Ethics and Cultural Dimensions. Inzinerine Ekonomika , v. 21, p. 255-262, 2010.

CARNEIRO, J. M. T.; SILVA, J. F. Medidas Contábeis-Financeiras como Indicadores de Desempenho Organizacional: Análise Crítica de sua Conceituação e Operacionalização. eGesta (UNISANTOS), v. 6, p. 31-68, 2010.

Carneiro, Jorge; Rocha, Angela da; Silva, Jorge Ferreira da. Proposal of a Validation Framework for a New Measurement Model and its Application to the Export Performance Construct. BAR. Brazilian Administration Review, v. 6, p. 331-353, 2009.

da Silva, Jorge Ferreira; da Rocha, Angela; Carneiro, Jorge. The International Expansion of Firms from Emerging Markets: Toward a Typology of Brazilian MNEs. Latin American Business Review (Binghamton, N.Y.), v. 10, p. 95-115, 2009.

KARAM, Karine de Almeida; SILVA, J. F.; SCHMIDT, F.; CARNEIRO, J. M. T. Customer Defection: Insights from a Major Brazilian Newspaper Publisher. Faces (FACE/FUMEC), v. 8, p. 11-26, 2009.

Carneiro, Jorge; Rocha, Angela da; Silva, Jorge Ferreira da. Challenging the Uppsala Internationalization Model: A Contingent Approach to the Internationalization of Services. BAR. Brazilian Administration Review, v. 5, p. 85-103, 2008.

Carneiro, Jorge; Rocha, Angela da; Silva, Jorge Ferreira da. A Critical Analysis of Measurement Models of Export Performance. BAR. Brazilian Administration Review, v. 4, p. 1-19, 2007.

CARNEIRO, J. M. T.; SILVA, J. F.; ROCHA, A.; DIB, L. A. R. Building a Better Measure of Business Performance. RAC Eletrônica, v. 1, p. 114-135, 2007.

CARNEIRO, J. M. T.; DIB, L. A. R. Avaliação Comparativa do Escopo Descritivo e Explanatório dos Principais Modelos de Internacionalização de Empresas. Internext (São Paulo), v. 2, p. 1-19, 2007.

CARNEIRO, J. M. T. Happy Days: Confecção de Roupas para Lojas de Grife. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 9, p. 1-15, 2005.

Carneiro, Jorge Manoel Teixeira; Silva, Jorge Ferreira da; Cavalcanti, Maria Alice Deschamps Ferreira; Carneiro, Jorge. Impactos da Privatização sobre as Estratégias Competitivas de Empresas de Petróleo: Um Estudo de Casos. RAE Eletrônica (Online), v. 2, p. 1-21, 2003.

Cavalcanti, Maria Alice Ferreira Deschamps; Silva, Jorge Ferreira da; Carneiro, Jorge Manoel Teixeira; Carneiro, Jorge. Evolução do Ambiente Competitivo da Indústria de Petróleo Argentina. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 5, p. 23-41, 2001.

CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M. A. F. D.; SANTOS, E. M.; SILVA, J. F. Changes in Competitive Strategies due to Deregulation and Privatization in the Petroleum Industry: A Comparative Study. Revue de l'Énergie, v. 50, p. 316, 1999.

CAVALCANTI, M. A. F. D.; CARNEIRO, J. M. T.; SANTOS, E. M.; SILVA, J. F. Deregulation and Privatization in Argentina: The Effects on Strategic Repositioning of YPF. Revue de l'Énergie, v. 50, p. 317-321, 1999.

SANTOS, E. M.; CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M. A. F. D. Competitive Strategies and Strategic Positioning of Oil Companies in the International Oil Business: Theory and Practice in Perspective. Revue de l'Énergie, v. 50, p. 245-248, 1999.

SANTOS, E. M.; CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M. A. F. D. Strategic Positioning and Repositioning of Oil Companies in the Upstream Business: Understanding the Historical Evolution of Firms? Strategic Behavior. Revue de l'Énergie, v. 50, p. 249-254, 1999.

Carneiro, Jorge Manoel Teixeira; Cavalcanti, Maria Alice Ferreira Deschamps; Silva, Jorge Ferreira da; Carneiro, Jorge. Porter Revisitado: Análise Crítica da Tipologia Estratégica do Mestre. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 1, p. 7-30, 1997.

 

Livros: 

CARNEIRO, J. M. T.; SAITO, C. S.; AZEVEDO, H. M.; CARVALHO, L. C. Formação e Administração de Preços. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2018. v. 1. 183p .

VAN TULDER, R. (Org.); VERBEKE, A. (Org.); CARNEIRO, J. M. T. (Org.); GONZALEZ-PEREZ, M. A. (Org.). Progress in International Business Research, vol. 11 (The Challenge of BRIC Multinationals). 11. ed. Emerald, 2017. v. 1.

CARNEIRO, J. M. T.; SAITO, C. S.; AZEVEDO, H. M.; CARVALHO, L. C. Formação e Adminsitração de Preços. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. v. 1. 170p .

CARNEIRO, J. M. T.; SAITO, C. S.; AZEVEDO, H. M.; CARVALHO, L. C. Formação e Administração de Preços. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. v. 1. 120p .

CARNEIRO, J. M. T.; SAITO, C. S.; AZEVEDO, H. M.; CARVALHO, L. C. Formação e Administração de Preços. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. v. 1. 120p .
 

Capítulos de livros: 

Oliveira, Renan ; Cathcart, Jayne ; Giroud, Axèle ; Carneiro, Jorge ; Ghauri, Pervez N. . MNEs and Disadvantaged Communities in Emerging Markets: Paths to SDG8. In: Sinkovics, Noemi; Sinkovics, Rudolf R.; Mehdi, Boussebaa; Fletcher, Margaret. (Org.). The Academy of International Business. 1ed.Londres: Springer Nature Switzerland, 2024, v. , p. 133-154.

Azevedo-Rezende, Lígia ; Carneiro, Jorge . Responsabilidade Social Corporativa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: O Papel dos Conselhos. In: Consuelo Yoshida; Marcelo Vianna; Sandra Kishi. (Org.). Finanças Sustentáveis: ESG, Compliance, Gestão de Riscos e ODS. 1ªed.Belo Horizonte: ABRAMPA, 2021, v. , p. 24-41.

Barbosa, Leonardo B. ; Carneiro, Jorge ; Costa, Camila ; Beule, Filip De ; Goldszmidt, Rafael ; Macedo-Soares, T. Diana . Environmental Sustainability Strategy and International Performance: A Review of Literature and a Conceptual Model. In: Alain Verbeke; Rob van Tulder; Elizabeth L. Rose; Yingpi Wei. (Org.). Progress in International Business Research. 1ªed.: Emerald Publishing Limited, 2021, v. , p. 375-397.

PEREIRA, B. B. ; Carneiro, Jorge . How Economic Freedom Affects Transactions Costa (Part. II- Cap. 9). In: Rob van Tulder; Alain Verbeke; Barbara Jankowska. (Org.). International Business in a Vuca World: The Changing Role of States and Firms. 1ed.São Paulo: Emerald Publishing Limited, 2020, v. 1, p. 157-169.

WOOD JR, T. ; Carneiro, Jorge ; FLEURY, M. T. L. . Large Firms and Covid-19: Insights from Brazil. Covid-19 and International Business: Change of Era. 1ªed.New York: Routledge, 2020, v. , p. 349-361.

Carneiro, Jorge. Managing Multinationals in Brazil: Opportunities and Challenges. In: Robert Grosse e Klaus E. Meyer. (Org.). The Oxford Handbook of Management in Emerging Markets. 1ed.Oxford: Oxford University Press, 2019, v. , p. 201-233.

Carneiro, Jorge. Avaliação do desempenho organizacional de empresas estatais: reflexões sobre as perspectivas e recomendações de empregados de três empresas...(Capítulo 2). In: Mauro Santos Silva; Flavia de Holanda Schmidt; Paulo Kliass. (Org.). Empresas Estatais no Brasil: Governança, Políticas Públicas e Desempenho. 1ed.Brasília: IPEA -Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2019, v. 1, p. 41-64.

Dornelas, Bettysa; ESTEVES, FELIPE; Carneiro, Jorge. Natura - The International Expansion of Brazilian Cosmetics Leader Natura: In Search of a European Scent. In: R. van Tulder; A. Verbeke; J. Carneiro; M.A. Gonzalez-Perez. (Org.). Progress in International Business Research. 1ed.: Emerald Group Publishing Limited, 2016, v. 11, p. 317-347.

Van Tulder, Rob; Carneiro, Jorge; Gonzalez-Perez, Maria Alejandra. Introduction to This Volume: What Makes BRIC Multinationals Special? In: R. van Tulder; J. Carneiro; M.A. Gonzalez-Perez. (Org.). Progress in International Business Research. 1ed.: Emerald Group Publishing Limited, 2016, v. 11, p. 41-57.

Rocha, Angela da; Silva, Jorge Ferreira da; Carneiro, Jorge. Emprendimiento en Brasil: El Papel de la Estrategia y el Ambiente Institucional. In: Esteban Brenes; Jerry Haar. (Org.). El Futuro del Empreendimiento em Latinoamérica. 2ed.Santa Fe, California: Cengage Learning, 2016, v. , p. 65-88.

CARNEIRO, J. M. T.; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; CUERVO-CAZURRA, A.; GONZALEZ-PEREZ, M. A.; OLIVAS-LUJAN, M. R.; PARENTE, R.; XAVIER, W. Doing Research and Publishing on Latin America. In: William Newburry; Maria Alejandra Gonzalez-Perez. (Org.). International Business in Latin America: Innovation, Geography and Internationalization. 1ed.Londres: Palgrave MacMillan, 2015, v., p. 11-46.

SIMOES, V. C.; ROCHA, A.; MELLO, Renato Cotta de; CARNEIRO, J. M. T. Black Swans, or an Emerging Type of Firm? The Case of Borderless Firms. Progress in International Business Research, vol. 10 (The Future of Global Organizing). 1ed.Bingley, UK: Emerald Group Publishing Limited, 2015, v. 10, p. 179-200.

Carneiro, Jorge; Amaral, Victor; Pacheco, Henrique; Moraes, Sylvia; Figueira da Silva, Gilberto. The Performance Logic of International Diversification. In: Alain Verbeke; Rob van Tulder; Sarianna Lundan. (Org.). Progress in International Business Research. 1ed.Bingley: Emerald Group Publishing Limited, 2014, v. 9, p. 443-475.

ROCHA, A.; SILVA, J. F.; CARNEIRO, J. M. T. Entrepreneurship in Brazil: The Role of Strategy and the Institutional Environment. In: BRENES, Esteban; HAAR, Jerry. (Org.). The Future of Entrepreneurship in Latin America. 1ed.Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2012, v., p. 77-105.

ROCHA, A.; SILVA, J. F.; CARNEIRO, J. M. T. A Expansão Internacional das Empresas Brasileiras: Revisão e Síntese. In: FLEURY, Maria Tereza; FLEURY, Afonso. (Org.). Internacionalização e os Países Emergentes. São Paulo: Atlas, 2007, v. 1, p. 1-15.

CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M. A. F. D.; SILVA, J. F. Impactos da Privatização sobre as Estratégias Competitivas de Empresas de Petróleo: Um Estudo de Casos. In: Carlos O. Bertero. (Org.). Gestão Empresarial: Estratégias Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2006, v., p. 1-15.

CARNEIRO, J. M. T.; SILVA, J. F.; ROCHA, A.; HEMAIS, C. A. Mensuração do Desempenho Organizacional: Questões Conceituais e Metodológicas. In: GUTIERREZ, Margarida; BERTRAND, Hélène. (Org.). Estudos em Negócios IV. 15ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2005, v., p. -1.

CARNEIRO, J. M. T.; ROCHA, A.; HEMAIS, C. A. A. Multidimensionalidade de Desempenho de Empresas Exportadoras: Considerações Teóricas. In: Carlos A. Hemais. (Org.). O Desafio dos Mercados Externos: Teoria e Prática na Internacionalização da Firma. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2005, v. II, p. 1-15.

CARNEIRO, J. M. T.; HEMAIS, C. A. Modelo de Uppsala Permite Entender o Processo de Internacionalização de Empresas de Serviços? In: Carlos A. Hemais. (Org.). O Desafio dos Mercados Externos: Teoria e Prática na Internacionalização da Firma. Rio de Janeiro: Mauad, 2004, v. I, p. 1-15.

 

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.