Webinar | Arquibancadas políticas: pesquisas sobre torcidas antifascistas no Brasil

06 Nov
2020
-

Os meses de maio e junho de 2020 assistiram à emergência de torcedores organizados de clubes de futebol, conhecidos pela denominação de Antifas, que ganharam visibilidade pública em atos e protestos de rua. Juntamente a outros segmentos sociais, as torcidas Antifascistas participaram de manifestações em grandes cidades brasileiras e posicionaram-se politicamente diante da conjuntura atual por que passa o Brasil e o mundo durante a pandemia.

O que se sabe sobre esses agrupamentos? Que influências nacionais e internacionais os configuram? De que maneira o interesse pela participação política e pelo futebol de espetáculo se articulam? Para responder a essas e outras perguntas, três acadêmicos especialistas no tema, que desenvolveram pesquisa recentes em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, foram convidados pelo Laboratório de Estudos do Esporte, contribuindo para esclarecer sobre este importante fenômeno contemporâneo.

 

Moderadores:

  • Bernardo Buarque - Professor da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC / Coordenador de Ensino de Graduação da FGV CPDOC 
  • Jimmy Medeiros - Professor da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC / Coordenador de Ensino de Graduação da FGV CPDOC. 

 

Responsável:

  • FGV CPDOC

 

Palestrantes Convidados:

  • Felipe Tavares Lopes - Professor na Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Caio Pinheiro - Professor na Universidade Estadual do Ceará (UECE) 
  • Nathalia Borges - Mestre em Ciência Política e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)