Estudo apresenta o golfe como inovação no ensino de finanças

O ensino de finanças é frequentemente desafiador, exigindo estratégias inovadoras para engajar alunos e docentes. Uma abordagem interessante é o uso do golfe como metáfora para ensinar princípios financeiros, aproveitando sua complexidade e habilidades cognitivas e motoras que desenvolve, além de sua capacidade de estabelecer redes corporativas informais.

O pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), Wesley Mendes-da-Silva, conduziu uma experiência pioneira integrando noções de golfe e decisões financeiras em um programa de 60 horas, distribuídas em cinco dias, em um clube de campo. O programa contou com profissionais de golfe, designers, um oficial militar para palestras e a participação de 30 alunos. Durante a disciplina, foram apresentados fundamentos de golfe e finanças, alternando sessões práticas no campo de golfe com aulas teóricas sobre decisões financeiras em startups e gestão de risco de crédito.

Os alunos também participaram de um torneio de golfe em equipes, ilustrando as conexões entre o esporte e o ambiente financeiro. A disciplina ocorreu graças à interação da FGV EAESP com o mercado, na qual o Banco ABC entendeu o mérito da discussão, e apoiou a disciplina, cedendo a participação de dois executivos, uma equipe de realização de eventos e a maior parte dos custos financeiros decorrentes da disciplina.

O estudo revelou que a experiência com o golfe melhorou o engajamento dos alunos, promovendo reflexões sobre comportamentos em contextos corporativos e fornecendo ferramentas valiosas para ensinar princípios financeiros e gestão de alto nível. Além disso, os participantes demonstraram um maior comprometimento com valores essenciais ao golfe, como ética e planejamento, que se mostraram conectados ao ambiente financeiro, auxiliando no diagnóstico e endereçamento de erros psicológicos comuns em comportamentos financeiros.

A pesquisa também destacou a viabilidade de integrar temas de finanças sustentáveis em programas de “Golf Finance”, abordando tópicos como ESG, compliance e governança corporativa. Essa intersecção entre o golfe e as decisões corporativas oferece uma ampla gama de analogias para a tomada de decisão financeira em níveis pessoal e corporativo, posicionando o golfe como uma ferramenta chave para programas colaborativos e a formação de redes profissionais. O artigo que documenta a experiência tem dados abertos disponíveis a qualquer interessado, gratuitamente.

Para ler o estudo na íntegra, acesse o site.

Últimas postagens

Marketing inclusivo: pesquisa mostra por que algumas empresas transformam seus produtos e serviços para incluir mais consumidores.
Administração de empresas

Por que algumas empresas promovem inclusão de verdade e outras ficam apenas no discurso?

A diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias e nas estratégias das empresas nos últimos anos. No entanto…
Moedas digitais locais sendo utilizadas em um pagamento por celular em um comércio de bairro.
Administração pública

Moedas digitais locais podem fortalecer programas de renda básica, aponta pesquisa

Programas de renda básica ganharam ainda mais importância durante a pandemia, quando governos precisaram encontrar…
foto do autor com o nome dele
Blog Gestão e Negócios

Estratégia é Prática: Ela Não Acontece no PowerPoint

Alessandra Chemello, Diretora de Marketing e Operações do Bernoulli Educação e Doutoranda da FGV EAESPExiste um…
Equipe analisa dados para fortalecer a economia circular em uma indústria por meio de tecnologias digitais e colaboração.
Administração de empresas Gestão de operações e logística

Economia circular: por que a tecnologia sozinha não basta?

A economia circular vem ganhando espaço nas empresas por propor um modelo que reduz desperdícios, reaproveita…