Política

VOTO A VOTO | Análise do papel dos partidos na trajetória de candidatos não eleitos

Compartilhe o artigo nas redes sociais

Texto de Thiago Fonseca

Em nova coluna da parceria entre o Cepesp e a Folha de S.Paulo, Thiago Fonseca investiga o que acontece com candidatos ao Legislativo após uma derrota nas urnas.

 

Perder uma eleição para o Legislativo significa ficar fora do governo?

Nem sempre. Dados examinados por Thiago Fonseca, pesquisador de pós-doutorado no Cepesp, mostram que parte dos candidatos que não conquistam uma vaga como deputado estadual ou federal ocupa posteriormente postos no Poder Executivo.

Na nova Voto a Voto, publicada pela Folha de S.Paulo em parceria com o Cepesp, Fonseca cruza informações do CepespData e do Ministério do Trabalho para acompanhar candidaturas de 2010, 2014 e 2018.

Os resultados ajudam a revelar o papel desempenhado pelos partidos depois das eleições. Poucas siglas concentram grande parte da capacidade de inserir candidatos não eleitos em postos no Executivo.

Os dados também ajudam a compreender por que, mesmo em um sistema no qual a disputa eleitoral muitas vezes parece centrada nos candidatos, os partidos continuam relevantes antes e depois das urnas.

O artigo “Até quando candidatos ao Legislativo perdem, o partido leva” integra a série Voto a Voto, que reúne textos de pesquisadores do Cepesp sobre as eleições de 2026, com base em dados e evidências.

Leia a coluna completa na Folha de S.Paulo.