Livros

Este ebook apresenta uma dinâmica criativa e inovadora para ser aplicada em seu grupo ou organização. É uma dinâmica para criar um espaço seguro de escuta, empatia e compartilhamento de histórias pessoais entre pesquisadores. As dinâmicas para Criatividade e Inovação foram desenvolvidas pelo FGVin - Centro de Pesquisa em Inovação da FGV EAESP - com  alunos de graduação da nossa instituição para retorno à sociedade.

O que é?

A dinâmica é uma ferramenta para promover a melhoria da interação, aumento do conhecimento e colaboração dos participantes do grupo, estimulando o trabalho em equipe e integração.  Indivíduos de diferentes áreas, que muitas vezes atuam em ambientes virtuais, enfrentam dificuldade para construir vínculos e estabelecer relações de confiança, afetando a qualidade da colaboração nos projetos e atividades em grupo.

Objetivo

A dinâmica estimula conexões emocionais e afinidades entre pesquisadores com o objetivo de ser um “quebra-galho”. Gera sentimento de pertencimento, reconhecimento e propósito coletivo.

Os elementos essenciais:

  • Duração: 25 a 30 minutos
  • Participantes: 20 a 30 pesquisadores.
  • Complexidade: baixa.
  • Tempo de duração: 10 a 15 minutos.
  • Materiais necessários: lousa para desenhar a árvore, papel e caneta para anotações dos participantes.

 

Como testamos?

Visando resolver o problema de integração e convívio a longo prazo dos estrangeiros e intercambistas e dos alunos brasileiros estudantes da FGV, criamos uma dinâmica quebra gelo e que tem por objetivo fazer eles se conhecerem mais e criarem vínculos. Dentro da dinâmica, eles irão se seguir nas redes sociais, formarão um grupo no Whatsapp e irão se divertir como grupo, facilitando o convívio entre eles na faculdade e fora.

Palavras-chave: criatividade, inovação, pesquisadores, colaboração