Política Industrial Verde: Construindo uma Economia Competitiva e Sustentável

No Texto para Discussão Nº 2/2020, o pesquisador Guilherme Magacho discute como viabilizar uma economia competitiva e sustentável.

Resumo: Os incentivos que guiam os investimentos públicos e privados precisam ser desenhados de forma a direcioná-los para um duplo objetivo: garantir o desenvolvimento econômico e a geração de riquezas; e, simultaneamente, manter o consumo de recursos e a poluição de acordo com a biocapacidade do planeta. Embora cada vez menos recursos naturais sejam necessários para se produzir a mesma quantidade de produto, esses avanços não têm sido suficientes para compensar o crescimento da produção mundial, o que implica em um consumo cada vez maior de recursos naturais. Nesse sentido, é preciso se pensar sobre as bases para implementação de uma política industrial efetiva e adequada às demandas das democracias atuais. A substituição de atividades econômicas geradoras de resíduos e poluentes por atividades limpas e que sejam capazes de promover ganho contínuos de produtividade é fundamental para garantir desenvolvimento econômico compatível com desenvolvimento sustentável. Paralelamente, é necessário promover uma transição dos setores cuja economia já apresenta vantagens competitivas para formas de produção limpas, pois somente assim será possível que essa trajetória de transformação seja sustentável. O artigo discute essas duas frentes de atuação para promoção de uma economia competitiva e sustentável, enfatizando que ambas são necessárias e complementares.

Confira o texto na íntegra em: https://drive.google.com/file/d/1EaU5R5ShE0LdYVsgnrFJkZ5qSqWtIIGo/view?u...

 

 

Últimas postagens

Banner com fundo azul exibindo o título “Blog Gestão e Negócios” no topo, acompanhado dos logotipos do Estadão e da FGV EAESP. Ao centro há uma foto circular de uma pessoa usando óculos e traje formal, com o texto “Alexandre Stellet, aluno DPA”
Blog Gestão e Negócios

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

Alexandre Stellet, Aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP e executivo de empresas no setor…
Mulheres na liderança em reunião executiva com equipe discutindo estratégias empresariais
Administração de empresas Contabilidade e finanças

Ter mais mulheres na liderança melhora o desempenho das empresas? Estudo responde

A presença de mulheres na liderança tem sido cada vez mais discutida no mundo corporativo. Ainda assim, muitas…
Mãos segurando capelos e diplomas erguidos ao ar livre, representando formatura e conclusão acadêmica sob luz do pôr do sol
Administração de empresas

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

As universidades brasileiras estão diante de um cenário cada vez mais desafiador. Com a concorrência acirrada no…
Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília ao pôr do sol, com edifícios icônicos, espelhos d’água e vias ao redor
Administração pública

O Poder dos Municípios: Como funciona o lobby municipal no Brasil?

Você já parou para pensar como as necessidades da sua cidade chegam até as altas esferas do poder em Brasília?…