Como será a participação do FGVces na COP30

A Conferência das Partes (COP) é o maior evento das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Em 2025, o Brasil sediará a COP30, que acontece em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro. 

O FGVces tem um longo histórico de participações nas COPs, mas desde 2011 atua como ‘organização observadora’, categoria reservada a instituições envolvidas em atividades de pesquisa, ensino, divulgação e capacitação em temas relacionados à mudança climática.  

Na COP30, nossa presença refletirá mais uma vez o que fazemos por meio da pesquisa aplicada e da nossa atuação em pautas essenciais para a Conferência: 

  • Pesquisa com resultados de impacto: Há 20 anos, participamos da formulação de estratégias empresariais e políticas públicas de mitigação e adaptação à mudança do clima. Também contribuímos para o desenvolvimento de cadeias de valor mais justas e incentivamos empresas, investidores e instituições financeiras a alinhar suas estratégias com princípios da sustentabilidade. 
  • Atuação na Amazônia: Atuamos diretamente nos territórios, inclusive na Amazônia brasileira. O projeto Juruti Sustentável, de 2006, gerou indicadores de desenvolvimento territorial elaborados a partir da escuta de comunidades impactadas por grandes obras. Essa prática se tornou parte do DNA do Centro, que teve projetos em Jirau e Belo Monte e, mais recentemente, na região da BR-319 no Amazonas.  
  • Formação para sustentabilidade: Por meio de processos formais e informais de ensino e aprendizagem, formamos pessoas capazes de atuar estrategicamente em sistemas complexos, respeitando os limites planetários, enfrentando as desigualdades sociais e reinventando organizações e economias centradas nas pessoas e no bem viver. 
  • Disseminação do conhecimento: Por meio das redes sociais, eventos e inserções na imprensa, levamos o debate sobre temas socioambientais para o público em linguagem simples e atrativa.  

 

Teremos um grupo de pesquisadoras e pesquisadores do FGVces em Belém. Além de promover mobilizações, inclusive com a nossa rede alumni da graduação e do mestrado, a equipe vai participar de debates programados para acontecer tanto na Zona Azul, a área oficial da ONU onde ocorrem as negociações entre os países e reuniões de alto nível, quanto na Zona Verde, espaço aberto ao público, com eventos, exposições e debates. Em breve, anunciaremos mais detalhes sobre nossas participações e eventos. 

Outro destaque do FGVces na COP30 será a realização da 3ª edição do Direto da COP com o professor e pesquisador Guarany Osório. Por meio de vídeos nas redes sociais, vamos compartilhar entrevistas e análises sobre os principais acontecimentos da Conferência.  

Até lá, temos diversas atividades já programadas – e muitas outras em planejamento. Confira a agenda (em permanente atualização) e junte-se a nós nesse mutirão global pelo clima.  

AGENDA PRÉ-COP30 

12 de setembro 
Podcast Let's Talk, Café com Pesquisa | COP30 no Brasil 

Lançamento do episódio gravado com Marina Esteves, pesquisadora do Programa de Política e Economia Ambiental do FGVces, Caroline Rocha, diretora de Políticas Públicas e Engajamento da LACLIMA e professora universitária.  

A conversa aborda os principais temas que estarão em pauta na COP30, como a atualização das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), o Artigo 6º do Acordo de Paris, o Objetivo Global de Adaptação e os caminhos para o financiamento climático. 

Confira aqui

30 de setembro 
Evento: Rumo à COP30: perspectivas de governança para adaptação e financiamento climático 

Horário: 9h às 11h30 (horário de Brasília) 
Realização: IBGC e Chapter Zero Brazil   
Evento híbrido: Realização presencial na sede do IBGC (Avenida das Nações Unidas, nº 12.551, 21º andar - São Paulo/SP) com transmissão na plataforma Zoom.  
Inscrições: https://www.ibgc.org.br/eventos/rumo-a-cop-30-perspectivas-de-governanca...

O encontro contará com dois painéis, com curadoria da FGVces e da ANBIMA, além do lançamento da 3ª edição do Board Scorecard, publicação do IBGC e do Chapter Zero Brazil sobre a atuação dos conselhos frente aos impactos climáticos. 

29 de outubro  
Evento:  Diálogos Pré-COP30: clima, ciência e gestão 

Horário: 14h às 17h30 (horário de Brasília) 
Realização: FGVces. Apoio: GV-executivo e FGV In Company.  
Evento online: Transmissão no canal da FGV no YouTube.  

O encontro marca o lançamento da edição especial COP30 da GV‑executivo, que reúne artigos assinados por Paulo Artaxo, Ana Toni, Beatriz Soares, Maria Netto, Marcelo Behar, Mario Monzoni, André Guimarães, Guarany Osório e Annelise Vendramini.  

Com a participação alguns dos autores e autoras, o evento vai discutir a implementação de políticas climáticas e a atuação empresarial em clima. 

Inscrições aqui

 

 

Últimas postagens

Banner com fundo azul exibindo o título “Blog Gestão e Negócios” no topo, acompanhado dos logotipos do Estadão e da FGV EAESP. Ao centro há uma foto circular de uma pessoa usando óculos e traje formal, com o texto “Alexandre Stellet, aluno DPA”
Blog Gestão e Negócios

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

Alexandre Stellet, Aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP e executivo de empresas no setor…
Mulheres na liderança em reunião executiva com equipe discutindo estratégias empresariais
Administração de empresas Contabilidade e finanças

Ter mais mulheres na liderança melhora o desempenho das empresas? Estudo responde

A presença de mulheres na liderança tem sido cada vez mais discutida no mundo corporativo. Ainda assim, muitas…
Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília ao pôr do sol, com edifícios icônicos, espelhos d’água e vias ao redor
Administração pública

O Poder dos Municípios: Como funciona o lobby municipal no Brasil?

Você já parou para pensar como as necessidades da sua cidade chegam até as altas esferas do poder em Brasília?…
Mãos segurando capelos e diplomas erguidos ao ar livre, representando formatura e conclusão acadêmica sob luz do pôr do sol
Administração de empresas

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

As universidades brasileiras estão diante de um cenário cada vez mais desafiador. Com a concorrência acirrada no…