Maria Rita Garcia Loureiro Durand

Possui Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1984), com pós-doutorado em Sociologia na École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris (1986-88) e em Ciência Política na New York University (1999-2000). É professora titular da Fundação Getulio Vargas (na área de Administração Pública e Governo) e da Faculdade de Economia (FEA) da Universidade de São Paulo(aposentada em março de 2014). É membro da International Political Science Association, do comitê editorial da Brazilian Political Science Review e do conselho editorial da Revista de Economia Política e da Revista do Serviço Público. Sua área de trabalho hoje é Estado, Governo e Instituições Governamentais, realizando pesquisa e publicando principalmente nos seguintes temas: democracia, controles democráticos, relações entre política e burocracia, elites dirigentes, política fiscal, transparência e gastos públicos. Atualmente é pesquisadora do CNPQ.