Voltar

Marcus Alexandre Yshikawa Salusse

Marcus Alexandre Yshikawa Salusse

Professor e doutorando da FGV EAESP na linha de Estratégia Empresarial com foco em Empreendedorismo, sob a orientação do Prof. Dr. Tales Andreassi. Cursou mestrado e pós-graduação em Administração (CEAG) na FGV EAESP. Durante a pós-graduação, participou de programa de intercâmbio da Macquarie University, em Sydney, na Austrália, onde obteve o título de liderança global pelo Global Leadership Program da universidade. 

Advogado graduado pela PUC de SP, Marcus Alexandre Yshikawa Salusse é empreendedor e membro do conselho consultivo de startups. Leciona nas áreas de estratégia, empreendedorismo, inovação e metodologia de pesquisa em administração. Coordena projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (FGVCenn), onde é, desde 2011, coautor do Relatório GEM Brasil Global Entrepreneurship Monitor, o mais abrangente estudo sobre empreendedorismo do mundo. 

Salusse foi corresponsável pela cocriação e implementação da Fase 2 do Programa 10.000 Mulheres da Goldman Sachs, com foco em empreendedorismo feminino, em parceria com a Babson College, em Boston, nos Estados Unidos. Participou do comitê organizador do X Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), em 2018. Atualmente, se dedica ativamente ao desenvolvimento de pesquisa em empreendedorismo e do ecossistema empreendedor no Brasil. Salusse é pesquisador visitante (PhD Visiting Researcher) no Australian Centre for Entrepreneurship Research (ACE), da Queensland University of Technology (QUT), em Brisbane, na Austrália, sob a supervisão do Professor Per Davidsson.