O uso do Facebook para promover a doação de medula no Brasil
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
Objetivo desta tese é analisar se as redes sociais Facebook e Twitter são usadas como ferramenta de comunicação de marketing para incentivar pessoas a se cadastrarem como doadoras de medula óssea. Em caso afirmativo, pretende-se saber como isso ocorre e se existem interessados em serem doadores.
Para atingir esse propósito, o Modelo de Doação de Órgãos - MDO (MORGAN, MILLER, ARASARATNAM, 2002) é adaptado e testado empiricamente. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa. Uma survey, veiculada pelo Facebook e Twitter, é aplicada a uma amostra autogerada de usuários destas redes. Os dados coletados são analisados pelo método da Modelagem de Equações Estruturais.
Quanto aos resultados, o Twitter é excluído da pesquisa por ter retornado apenas 4 questionários respondidos. O estudo mostra que o uso do Facebook como ferramenta de comunicação de marketing interfere indiretamente na intenção das pessoas para se cadastrarem como doadoras de medula óssea.