Telemedicina: uma ferramenta para ampliar o acesso à assistência em saúde no Brasil
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
O estudo analisa a telemedicina como ferramenta para ampliar o acesso à assistência em saúde no Brasil, dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a dificuldade de acesso à assistência constitui um grande problema para sistemas de saúde e
países no mundo todo. A metodologia utilizada é a qualitativa analítica do tipo “Theory Building from Cases”. Ela envolve o estudo de dois casos: a Rede de Teleassistência de Minas Gerais e a Rede de Telessaúde do Canadá. Busca-se, assim, fornecer argumentos positivos para a incorporação da telessaúde em estratégias e políticas de saúde pública no Brasil.
Os resultados mostram que a telemedicina amplia o acesso à assistência em áreas remotas e rurais, proporciona economia de recursos devido à redução de deslocamentos de pacientes, possibilita a educação à distância de profissionais de saúde e, com isso, melhora a qualidade da atenção prestada. A pesquisa conclui que a telemedicina é uma ferramenta eficiente para ampliar o acesso à assistência em saúde no Brasil. Ela colabora para o cumprimento dos princípios do SUS de universalidade, integralidade, equidade e resolutividade. A incorporação da telessaúde dentro das políticas de saúde com financiamento integrado no orçamento público é fundamental para o sucesso desta ferramenta.