
Sistema de Comércio de Emissões SCE - Relatório Final do Ciclo 2018
O relatório tem como principal objetivo comunicar os resultados e análises finais do 5º ciclo operacional da Simulação de Sistema de Comércio de Emissões, realizado de março a novembro de 2018. A Simulação, iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) possui como objetivo gerar e compartilhar conhecimento sobre o desenho, o funcionamento e as consequências de um sistema de comércio de emissões (SCE).
Este quinto ciclo contou com a participação de 29 empresas, algumas das quais operaram com mais de uma conta (Operadores Regulados de Mercado) devido a diferenças de atividades dentro de seus negócios. Dessa forma, o ano de 2018 contou com um total de 32 operadores ativos nos mercados da Simulação.
Os dados de emissões utilizados na Simulação são reais e, em 2018, os participantes possuíam o objetivo de equilibrar suas emissões do ano corrente (2018). Logo, apenas agora (agosto de 2019) se faz possível computar e apresentar os resultados e análises finais referentes ao ciclo 2018, uma vez publicados os inventários anuais de emissões corporativos no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol, base de dados para a Simulação.