O que é pesquisa acadêmica em Administração em Saúde? Tentativa de uma definição consensual
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
O objetivo da tese é averiguar se existe uma concepção sobre a pesquisa acadêmica em Administração em Saúde, que seja implícita e compartilhada entre estudiosos de organizações de saúde. Pretende-se elaborar uma definição consensual fundamental de estudos na área.
O estudo tem como base o referencial teórico sobre campos científicos e a identificação de vocábulos distintivos/construção consensual. A partir dessa técnica aplicada em outros campos, é realizado um levantamento entre estudiosos de organizações de saúde. Isso permite captar elementos conceituais característicos dos estudos da área. Também é possível identificar as suas principais diferenciações, principalmente em relação à área de administração, e derivar um consenso implícito. Em paralelo, o trabalho inclui a análise temática a fim de aumentar a validade dos achados. Um segundo levantamento é feito com autores-chave, autoridades científicas e editores de periódicos de campos adjacentes. Busca-se extrair as opiniões deles sobre uma definição explícita da área, suas características distintivas e demarcações com estas respectivas áreas.
A partir da análise dos dados dos levantamentos, a pesquisa constata a existência de um consenso latente e é elaborada uma definição tentativa sobre estudos em Administração em Saúde. O estudo constata que vários dos elementos presentes nesta definição também estão presentes nas respostas de estudiosos de áreas selecionadas. O trabalho pode contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da Administração em Saúde como área de pesquisa e ensino.