Plano de Negócios de um Modelo Assistencial Centrado na Atenção Primária no Setor da Saúde Suplementar

Janeiro, 2018

Curso

Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão da Saúde

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Flávio Rogério Villar Silva

Orientador

Este estudo analisa a viabilidade financeira de um plano de negócios de Saúde em uma cooperativa de trabalho médico. 

A introdução e a revisão bibliográfica evidenciam a qualidade dos serviços prestados e dos resultados alcançados sob a lógica do modelo assistencial centrado na atenção primária no setor da Saúde Suplementar. Por outro lado, são escassos na literatura médica dados relacionados ao custo que se impõe a partir da sua implantação. 

O plano de negócios parte de premissas e dados provenientes da experiência já percorrida por sistemas de Saúde. Embora prevista desde a criação do Sistema Único de Saúde, a implementação da atenção primária se deu sem a devida importância aos atributos que organizam o modelo em todas as instâncias da esfera pública. Isso deve ser considerado, pois os resultados obtidos durante a implementação tendem a ser bastante positivos no curto prazo, fruto da prioridade aos outros níveis de complexidade, especialmente à atenção terciária. 

O estudo evidencia que a ferramenta gerencial se mostra adequada no que se refere ao objetivo do trabalho e seus resultados sinalizam que o modelo é viável financeiramente e tende, paulatinamente, a incrementar seus resultados no médio e longo prazo trazendo assim, vantagem competitiva ao negócio.

Ensino