Parceria Público-Privada na Saúde no Brasil: estudo de caso do Hospital do Subúrbio de Salvador - Bahia

Maio, 2012

Curso

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas (CMAE)

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Mariana Baleeiro Martins Carrera

Orientador

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o processo de decisão e implementação da Parceria Público-Privada (PPP) da Saúde na Bahia, envolvendo o Hospital do Subúrbio. 

A metodologia utilizada é a da pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Pretende-se compreender a PPP estudada através: da narrativa dos principais stakeholders (interessados no negócio); de análise documental; e da bibliografia nacional e internacional sobre o tema, incluindo textos legais até relatos de experiências internacionais. Com isso, espera-se contribuir para o maior conhecimento e entendimento da PPP como uma nova modalidade institucional para a gestão da saúde, documentando um momento ainda inicial desse processo. 

Os resultados apontam que são atendidas as principais condicionantes para a contratação de PPP, conforme a literatura internacional: Análise Value for Money (VFM), elaboração de edital e contrato, licitação, formação de Sociedade de Propósito Específico (SPE), Fundo Garantidor de PPP.  A pesquisa também analisa os pontos centrais na Nova Gestão Pública: gestão para resultados, construção de um modelo organizacional mais flexível e accountability (prestação de contas). A partir dessa análise, é possível concluir que o projeto do Hospital do Subúrbio está alinhado com os princípios da gestão pública contemporânea. No entanto, é preciso amadurecer principalmente a accountability e seguir o caso para acompanhar seus resultados.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.