Parceria Público-Privada (PPP): análise do mérito de projetos do setor saúde no Brasil

Abril, 2014

Curso

Doutorado em Administração de Empresas (CDAE)

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Mariana Baleeiro Martins Carrera

Orientador

A pesquisa tem como objetivo compreender a análise do mérito de projetos de Parceria Público-Privada (PPP), com ênfase no setor saúde. A metodologia utilizada é a qualitativa de natureza exploratória, com levantamento bibliográfico e documental, entrevistas com os principais stakeholders e análise de projetos. O trabalho científico estuda também modelos nacionais e internacionais de análise de mérito. 

O Value for Money (VFM) apresenta como principais parâmetros a discussão sobre contratos baseados em resultados, competição, transferência de risco para a iniciativa privada, inovação e divisão de responsabilibidades. São três seus elementos básicos: economia, eficácia e eficiência, porém a obtenção de economia e eficiência não tem valor se a eficácia (garantia de que uma determinada atividade alcance os resultados desejados) não for observada. 

Os resultados apontam que a utilização de PPP está, progressivamente, se tornando mais frequente no setor saúde no Brasil. No entanto, essas parcerias necessitam de amadurecimento e aperfeiçoamento administrativo, técnico, gerencial e político. Com isso, pretende-se contribuir para o maior conhecimento e entendimento da PPP como uma nova modalidade institucional para a gestão da saúde, documentando um momento ainda inicial desse processo e apresentando as dimensões mais críticas para o sucesso da sua implantação no setor saúde no Brasil.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.