Metodologia adotada pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo para avaliação dos hospitais administrados por Organização Social de Saúde na região metropolitana de São Paulo

Abril, 2016

Curso

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas (CMAE)

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Selma da Costa Santos

Orientador

O estudo descreve e analisa a metodologia de avaliação adotada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) para avaliar os hospitais administrados por Organizações Sociais de Saúde (OSS), localizados na região metropolitana de São Paulo. 

A pesquisa descreve e analisa as dimensões selecionadas pela Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS)  e identifica os indicadores e as informações geradas pelas OSS e encaminhadas rotineiramente para a CGCSS, além das ações tomadas em relação ao resultado dos indicadores e metas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, sendo analisados documentos técnicos e realizadas entrevistas semiestruturadas com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e com integrantes da Comissão de Avaliação da Execução dos Contratos de Gestão das Organizações Sociais.

Os resultados mostram que a metodologia de avaliação de desempenho da OSS atende ao disposto na legislação estadual constante na lei nº 846/98, por meio do controle dos indicadores acordados previamente. A metodologia, porém, carece de indicadores capazes de avaliar a qualidade do serviço e o uso dos recursos financeiros. Um dos fatores relevantes em relação à pesquisa é a falta de acesso aos dados, o que constitui ausência de publicização desse conteúdo por parte da SES/SP, mas com a ajuda de alguns membros da comissão foi possível o acesso tardio, por entenderem que essas informações são públicas.

Ensino