Melhoria do Processo de Distribuição de medicamentos para Pacientes Internados: estudo de caso da farmárcia do instituto central do HCFMUSP

Janeiro, 2019

Curso

Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão da Saúde

Autor(es)

Vanusa Barbosa Pinto

Orientador

O estudo tem como objetivo saber onde estão os gargalos do processo medicamentoso realizado em instituições hospitalares. A partir do entendimento das dificuldades envolvendo a distribuição de medicamentos, pretende-se propor melhorias para que ela aconteça da melhor forma e beneficie pacientes, em especial, os internados. 

A pesquisa busca redesenhar o processo medicamentoso entendendo que a qualidade dos processos é complexa nas instituições hospitalares, pois os produtos e serviços finais têm como cliente o paciente e variações de qualidade podem causar evento adverso grave.

O processo medicamentoso envolve vidas, impacta no sucesso da terapêutica e nos custos hospitalares, e, por isso, necessita de um sistema contínuo de avaliação a fim de que sejam adotadas boas práticas. 

O estudo de caso acontece na Central de Atendimento por Dose Individualizada da Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A metodologia empregada é a Rummler Brache Group (RBG), que prevê o mapeamento e o redesenho do processo de pontos que resultam em erros de distribuição e no prazo de entrega de medicamentos aos pacientes internados. 

A coleta de dados acontece por meio de pesquisa documental, entrevistas por pauta, observação simples e comparação do mapa de processo atual com o ideal previsto na literatura. O estudo resulta em recomendações que poderão gerar uma operação mais eficiente.

Ensino