ISCV: Sustentabilidade na Gestão de Fornecedores - Protocolo de Matriz de Risco (Ciclo 2015)

Janeiro, 2016

O FGVces tem trabalhado, desde 2012, com o tema de gestão de fornecedores por meio da iniciativa Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), que tem por objetivo promover inovação para a sustentabilidade a partir de pequenos e médios empreendimentos na cadeia de valor de grandes empresas. Entre os anos de 2012 e 2015, o projeto teve a parceria do Citi e o patrocínio da Citi Foundation, fundamentais para viabilizar sua realização pelo GVces.

Como forma de incentivar a inovação, produzir e disseminar conhecimento e promover a criação de um espaço para troca de experiências entre grandes empresas e pequenos e médios negócios que atuam em suas cadeias de valor, ISCV realizou oficinas em ciclos anuais temáticos nos quais diferentes assuntos foram trabalhados junto a um grupo de grandes empresas-membro e promoveu chamadas de casos buscando iniciativas inovadoras de pequenas e médias empresas relacionadas aos temas tratados em cada ciclo do projeto.

Gestão de fornecedores foi o tema do primeiro ciclo de ISCV, em 2012, e, dada sua relevância para os negócios e o consequente interesse das empresas pelo assunto, acabou por originar um grupo de trabalho (GT) específico, com a participação das empresas-membro da iniciativa, que desde 2013 desenvolve uma agenda de trabalho paralela às atividades de ISCV.

O GT de Gestão de Fornecedores foi estruturado como um espaço de troca de experiências, reflexão e coformação em temas relacionados à gestão e ao relacionamento com fornecedores, apoiando a construção coletiva de instrumentos e ferramentas que auxiliem as empresas na gestão de suas cadeias de suprimentos, considerando aspectos de sustentabilidade.

Dando continuidade ao registro dos trabalhos do GT - iniciado em publicação lançada em 2014 - este documento pretende cumprir com um dos objetivos do grupo, disseminando o conhecimento produzido ao longo de 2015 pelas empresas participantes. Ele está organizado em dois blocos de conteúdo: o primeiro apresenta o protocolo para elaboração de uma Matriz de Risco da Cadeia de Fornecedores, e o segundo oferece um exercício de aplicação prática do protocolo, com o objetivo de auxiliar as empresas em sua utilização.

Esperamos que o conteúdo aqui apresentado possa contribuir para o avanço na inserção da sustentabilidade nos processos de compras e gestão de riscos das cadeias

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.