A implementação de escritório da qualidade em hospital de pequeno porte

Abril, 2016

Curso

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas (CMAE)

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Rebeca de Rene Graf

Orientador

O presente trabalho analisa um caso de implantação de um novo serviço em organização hospitalar de pequeno porte, no estado de São Paulo, pertencente à uma cooperativa médica. O objetivo geral é aprofundar a compreensão de como se implementa um escritório de qualidade, com base nas percepções de atores envolvidos no processo. O estudo também busca entender as principais oportunidades e barreiras para o funcionamento de um escritório de qualidade. A pesquisa é exploratória, com metodologia qualitativa, composta por catorze entrevistas semiestruturadas aplicadas a uma amostra de todos os participantes do processo, além disso faz parte da investigação científica a observação não participante de atividades desenvolvidas no local.

Os resultados obtidos mostram os principais impulsionadores de um escritório de qualidade: envolvimento dos funcionários, treinamentos e alguma autonomia para a atividade. As principais barreiras encontradas são: falta de apoio da gestão, inexistência de cultura de qualidade e comunicação ineficiente.

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