Impacto da gestão da qualidade no desempenho de organizações hospitalares na região metropolitana de São Paulo
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
O estudo procura responder a seguinte questão: Como a gestão da qualidade pode impactar no desempenho de organizações hospitalares? Para encontrar a resposta, a pesquisa conta com consulta a bibliografia relacionada ao tema e aplicação de questionários a diretores e gerentes de instituições acreditadas (com qualidade atestada e reconhecida). O trabalho inclui a realização de entrevistas com profissionais que atuam diretamente com gestão da qualidade em hospitais com esse tipo de certificação.
O objetivo é avaliar o desempenho de organizações acreditadas. Para isso, utiliza-se a metodologia dos prêmios da qualidade. Eles são baseados em fundamentos de excelência, possuem padrões culturais, estão internalizados em organizações de classe mundial e são reconhecidos internacionalmente.
A pesquisa mostra que a acreditação favorece a mensuração de resultados, o aprimoramento da gestão de indicadores, como também a padronização e o incentivo para a melhoria contínua. Porém, o fato de ser acreditado não garante bons resultados em todos os critérios de excelência do modelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Outras variáveis podem interferir no alcance de bons resultados, como a própria gestão das grandes operadoras de saúde, a associação com instituições de excelência e o reconhecimento por outros selos.