Impacto Da Criação Da Associação Brasileira De Medicina Diagnóstica (Abramed) Como Estratégia De Competitividade No Setor Privado De Serviços Diagnósticos No Brasil

Janeiro, 2018

Curso

Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão da Saúde

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Marco Antonio Cezario De Melo Junior

Orientador

A ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) foi fundada através da convergência dos interesses das maiores empresas do setor de serviços diagnósticos no Brasil. A fundação aconteceu através dos mecanismos de políticas de ação inerentes a uma associação, que contribui para o desenvolvimento do setor que representa. 

A análise histórica da ABRAMED demonstrou a importância desta associação na cadeia de valor em Saúde da medicina diagnóstica. Dessa forma, o mercado de Saúde ganha em competitividade, desempenho dos processos e melhor custo-efetividade. Grandes conquistas foram alcançadas por meio do trabalho da ABRAMED em diversas vertentes, nas quais ela pode atuar com suas câmaras especializadas e concentradas por temas. A exemplo disso estão as câmaras técnica e jurídica; e, mais recentemente, os grupos de compliance e de comunicação, que realizam funções específicas. 

A ABRAMED vem sendo ator na inclusão de novos procedimentos no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Auxiliou o Conselho Federal de Medicina no entendimento da responsabilização técnica dos estabelecimentos de medicina diagnóstica. Esclareceu ao Conselho Federal de Medicina a importância da regionalização do ato médico por estado de inscrição, para que se pudesse haver avaliação de exames anatomopatológicos ou mesmo imagens radiológicas advindos de outros estados. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica vem cumprindo os seus objetivos na defesa dos anseios da sociedade e de seus associados, na afirmação institucional, no aprimoramento técnico-científico do setor e na excelência dos serviços de diagnóstico em prol da qualidade de serviços prestados ao paciente.

Ensino