Impacto Da Criação Da Associação Brasileira De Medicina Diagnóstica (Abramed) Como Estratégia De Competitividade No Setor Privado De Serviços Diagnósticos No Brasil
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
A ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) foi fundada através da convergência dos interesses das maiores empresas do setor de serviços diagnósticos no Brasil. A fundação aconteceu através dos mecanismos de políticas de ação inerentes a uma associação, que contribui para o desenvolvimento do setor que representa.
A análise histórica da ABRAMED demonstrou a importância desta associação na cadeia de valor em Saúde da medicina diagnóstica. Dessa forma, o mercado de Saúde ganha em competitividade, desempenho dos processos e melhor custo-efetividade. Grandes conquistas foram alcançadas por meio do trabalho da ABRAMED em diversas vertentes, nas quais ela pode atuar com suas câmaras especializadas e concentradas por temas. A exemplo disso estão as câmaras técnica e jurídica; e, mais recentemente, os grupos de compliance e de comunicação, que realizam funções específicas.
A ABRAMED vem sendo ator na inclusão de novos procedimentos no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Auxiliou o Conselho Federal de Medicina no entendimento da responsabilização técnica dos estabelecimentos de medicina diagnóstica. Esclareceu ao Conselho Federal de Medicina a importância da regionalização do ato médico por estado de inscrição, para que se pudesse haver avaliação de exames anatomopatológicos ou mesmo imagens radiológicas advindos de outros estados. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica vem cumprindo os seus objetivos na defesa dos anseios da sociedade e de seus associados, na afirmação institucional, no aprimoramento técnico-científico do setor e na excelência dos serviços de diagnóstico em prol da qualidade de serviços prestados ao paciente.