Gerenciamento da fila de espera para cirurgia ginecológica em hospital municipal da zona sul de São Paulo: como garantir acesso e otimizar a utilização de recursos
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
Este é um estudo de caso sobre o gerenciamento da fila de espera para cirurgia ginecológica em hospital municipal da zona Sul de São Paulo. Pretendemos contribuir acrescentando métrica a discussão de como garantir o acesso e otimizar a utilização de recursos para a atividade em questão. A pesquisa é fundamentada em torno da viabilidade econômico-financeira das decisões em Saúde e da sua regulação, de modo mais amplo.
Partindo do contexto de um hospital municipal da zona Sul da cidade de São Paulo, analisamos dois cenários diferentes: 1) a demanda proveniente da atenção básica para consulta com especialista, que nem sempre termina na indicação de cirurgia; 2) e as filas de espera internas ao hospital para cirurgia ginecológica de pacientes, consideramos aqui filas já avaliadas e com cirurgia indicada, aguardando seu agendamento.
Da análise desses dados, traçamos um novo modelo de gerenciamento da fila de espera para cirurgia ginecológica eletiva nesse hospital. Nossa proposta não tem o objetivo de atingir espera zero. Tampouco é fundamentada em estratégia única. Nossa principal conclusão é que a estratégia mais eficiente para o gerenciamento das filas de espera envolve o fortalecimento das ações de integração com a rede de atenção. No Sistema Único de Saúde, o olhar de linha de cuidado, pode viabilizar efetivamente a entrega de maior valor na assistência prestada e pode ser feita através de iniciativas locais.