Fatores associados às internações de pacientes com transtornos mentais: um olhar para as questões de gestão na microregião de Ituiutaba/MG
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
O estudo pretende responder a pergunta: quais os principais fatores que, para a gestão do sistema público de atenção à saúde da Microrregião de Ituiutaba, podem ser associados às (re)internações de pacientes com transtornos mentais?
Para chegar a resposta da questão, a pesquisa passou pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Uberlândia, que aprovou o estudo. A partir daí, foram feitas visitas às nove cidades (Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Centralina, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba) que compõem a microrregião de Ituiutaba, em Minas Gerais. As visitas tinham como objetivo o entendimento das realidades locais. Os passos seguintes foram: a definição da amostra; a coleta e análise de dados; a apresentação de um modelo proposto; e a definição das diretrizes de análises de dados, segundo esse modelo.
O trabalho aponta para algumas opções e decisões políticas que podem contribuir para a diminuição das internações na microrregião estudada. Dentro das possibilidades e prioridades, a pesquisa sugere aos gestores públicos: priorizarem ações relacionadas à diminuição do uso de álcool e drogas pelos pacientes; desenvolverem ações que promovam o fortalecimento da responsabilidade do cuidador sobre o paciente; ampliarem o atendimento e acompanhamento dos pacientes por psiquiatras; e promoverem a distribuição, o acesso e o uso de medicamentos pelos pacientes. Por fim, o trabalho apresenta suas limitações e indica algumas propostas de continuidade.